Giro de Notícias

30/03/2017

Fecoagro Leite Minas quer frear importações

O setor leiteiro de Minas Gerais há anos vem enfrentando oscilações de preços provocadas pelas importações de leite em pó, principalmente, proveniente do Uruguai. Buscar apoio junto aos governos para suspender as negociações será uma das frentes de trabalho da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas), instituição criada no final de 2016, e que hoje reúne em torno de 22 cooperativas leiteiras do Estado.

30/03/2017

RS defenderá limite de CCS em reunião da Aliança Láctea

Lideranças do setor laticinistas gaúcho estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (29/03) para alinhar a pauta que será levada à reunião da Aliança Láctea no encontro do próximo dia 10 de abril em Florianópolis (SC). Segundo o presidente da Aliança Láctea, Jorge Rodrigues, o Rio Grande do Sul pretende defender que o limite máximo para Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite fique em 750 mil células/ml, mesmo parâmetro utilizado hoje nos Estados Unidos.

Até quando é viável armazenar o leite cru refrigerado?
29/03/2017

Até quando é viável armazenar o leite cru refrigerado?

Seção Gestão da qualidade e processos: "Apesar de ser uma questão muito discutida em várias indústrias, ainda não há consenso sobre o tempo limite de armazenamento do leite cru para que não haja prejuízos industriais. O tempo de estocagem influencia a produção de queijos e iogurtes, com perda de rendimento ou atrasos na fermentação. O armazenamento também influencia o sabor dos leites pasteurizados e o prazo de validade de leites UHT. Portanto, toda a discussão sobre o tema é válida", por Rafael Fagnani, médico veterinário e professor na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

29/03/2017

IBGE implementará Pnad Agropecuária para compensar Censo Agropecuário enxuto

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá que enxugar o questionário do Censo Agropecuário que vai a campo este ano, por conta de restrições orçamentárias. No entanto, o instituto pretende implementar a partir de 2019 uma pesquisa amostral com periodicidade anual para obter as informações que ficarão de fora do levantamento censitário, especialmente as que dizem respeito a rendimentos e aspectos financeiros do negócio agropecuário.

29/03/2017

Frimesa: central inaugura novo centro administrativo e ampliação de unidades

A Frimesa inaugurará, na sexta-feira (31/03), às 18 horas, o novo Centro Administrativo e as ampliações e modernizações da Unidade de Carnes, em Medianeira, e das Unidades de Lácteos, em Matelândia e Marechal Cândido Rondon, todas no Oeste do Paraná. São projetos que fazem parte do planejamento estratégico para promover as cadeias do suíno e do leite, com foco na industrialização de produtos de valor agregado.

Proteínas do leite ganham espaço no mercado de nutrição esportiva
28/03/2017

Proteínas do leite ganham espaço no mercado de nutrição esportiva

As proteínas do leite continuam a esculpir um nicho forte na nutrição esportiva apesar da dominância da proteína de soro de leite, disse o fornecedor da Milk Specialties Global. "A demanda por proteína em geral tem apresentado taxas de crescimento de dois dígitos", disse Michael Hiron, vice-presidente de vendas da Milk Specialties Global. "A demanda primária sempre foi por proteína de soro de leite, mas parece haver uma crescente demanda por proteínas do leite também".

28/03/2017

Cooperativas de leite mineiras se unem para enfrentar a concorrência

Frente a um mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, as cooperativas de produtores de leite de Minas Gerais constituíram uma federação para atuar diretamente com propostas de fortalecimento do setor. Vinte e duas cooperativas do Estado fecham o mês de março reunidas na Federação das Cooperativas Agropecuárias de Leite em Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas). Trata-se da primeira entidade desse porte para a defesa dos interesses e fortalecimento do segmento lácteo no Estado.

Granarolo adquire participação majoritária na Allfood, empresa brasileira de importação
28/03/2017

Granarolo adquire participação majoritária na Allfood, empresa brasileira de importação

A Granarolo adquiriu 60% da Allfood, cuja oferta de produtos é quase 50% italiana, incluindo queijos e frios de carne. A empresa opera um centro de logística de 2.000 metros quadrados e uma fábrica com três linhas de produção de fatiamento e embalagens, duas para frios e uma para queijos. Esse é o segundo investimento da empresa italiana no Brasil em dois anos, depois de adquirir uma participação de 60% na Yema, que produz e vende uma ampla gama de produtos de queijos, no final de 2015.

Califórnia, EUA: programa de imersão AgTech discutirá atualidades e inovações do agronegócio; AgriPoint marcará presença
28/03/2017

Califórnia, EUA: programa de imersão AgTech discutirá atualidades e inovações do agronegócio; AgriPoint marcará presença

O "Silicon Valley Forum", instituição sem fins lucrativos que há mais de 30 anos realiza encontros para conectar pessoas e difundir novas tecnologias no Vale do Silício, apresenta o Programa de Imersão AgTech 2017, que será realizado de 3 a 6 de abril em Sunnyvale - Califórnia/EUA. O evento, que está na sua 2ª edição, é uma oportunidade única para a discussão de assuntos 'de ponta' sobre o as inovações tecnológicas para o agronegócio. Sempre em busca de novidades e renovação de conhecimentos, a AgriPoint participará deste evento através da AgTech Garage, empresa da qual é sócia.

28/03/2017

Sindilat discorda da redução de incentivos previstas no PLP 343/17

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), Alexandre Guerra, defendeu a prorrogação do pagamento da dívida do Estado junto à União, em reunião que ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/03) na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Entretanto, o dirigente ressaltou que a entidade não concorda com a condicionante de reduzir os incentivos, medida prevista no PLP 343, por considerar que ela prejudica a competitividade da indústria gaúcha.

28/03/2017

Pif Paf e Forno de Minas cruzam fronteiras para ampliar faturamento

Considerado um dos maiores ícones da cultura mineira, o pão de queijo já atravessou fronteiras para desembarcar em lugares como os Estados Unidos, Emirados Árabes e Japão. Uma ideia da importância da mais famosa das quitandas mineiras aparece na pesquisa Demanda Turística Baixa Temporada - 2017, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG). No estudo, o quitute aparece em primeiro lugar na lista de "Imagem de Minas", respondida pelos visitantes, com 11,35%. Gastronomia, com 6,77%, e queijo, com 5,12%, vêm, respectivamente, em terceiro e quarto lugares.

28/03/2017

Maggi: governo vai apresentar programa de retirada da vacinação de febre aftosa

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, confirmou nesta segunda-feira, 27, que o governo vai apresentar um programa de retirada gradual da vacinação de febre aftosa em bovinos, diante da expectativa dele de que o Brasil seja declarado livre de aftosa com vacinação em maio do ano que vem. Maggi frisou, no entanto, que um plano ainda está em elaboração e será discutido "com a sociedade" antes de ser apresentado.

27/03/2017

Consumidor prefere loja física ao comércio eletrônico

É grande a preferência do consumidor por fazer compras de supermercados em lojas físicas, mesmo com o avanço do comércio online. Uma pesquisa feita pelo site de compras programadas Superlist.com mostra que 69% dos brasileiros encaram a compra de supermercado como uma rotina e não veem problema algum em fazê-la. Também a maioria dos entrevistados (52,2%) tem prazer ir à loja física, embora uma minoria (12%) declare que não sente satisfação em empurrar carrinho e estaria disposta a se abastecer no comércio online.

27/03/2017

Top 100 2017: união de forças embala crescimento do Grupo Melkstad

Com menos de cinco anos de existência, o Grupo Melkstad é um dos destaques da 16ª edição do Top 100 MilkPoint. A propriedade, que está sediada em Carambeí (PR), elevou sua produção diária de leite em 63,1% no ano passado, para uma média de 29.251 litros, e comercializou um total de 10,706 milhões de litros em 2016. Além de ter registrado um dos maiores crescimentos absolutos na lista das 100 maiores fazendas do país, o grupo também deu um salto no ranking - saiu da 24ª posição para a 9ª.

Qual a sua dúvida hoje?