Giro de Notícias

05/10/2017

Dyogo Oliveira: cabe análise jurídica sobre a anistia ao Funrural

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse nesta quarta-feira, 4, que a aprovação pelo Senado Federal de uma resolução que dá anistia aos débitos de produtores junto ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) é questionável do ponto de vista jurídico. "O Senado aprovou algo completamente inusitado, que é anistia total. Não me parece natural resolução do Senado confrontar decisão do STF e lei em vigor", disse em audiência na Câmara dos Deputados.

05/10/2017

Maggi negocia em Moscou ampliação do comércio agrícola Brasil-Rússia

Em viagem à Moscou, o ministro Blairo Maggi (Agricultura) está negociando a ampliação do comércio bilateral agrícola entre Brasil e Rússia. Segundo ele, o setor do agronegócio brasileiro quer aumentar as exportações de carnes bovina e suína e de soja para aquele mercado, além de ter um maior número de frigoríficos habilitados para embarques. A Rússia, por sua vez, espera vender trigo, pescados (bacalhau in natura) e cortes de picanha de gado para o Brasil.

04/10/2017

INALE insiste em não incorporar produtos lácteos no acordo Mercosul & União Europeia

O Instituto Nacional do Leite (INALE) do Uruguai enviou ao Brasil sua firme posição para que os produtos lácteos não sejam incluídos nas negociações de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE). "A postura é manter uma posição forte e única de que os produtos lácteos estão fora dos acordos UE-Mercosul", disse o presidente do instituto, Ricardo de Izaguirre. Por enquanto, os produtos lácteos não estão incluídos nas negociações que estão sendo trabalhadas pelo bloco.

04/10/2017

Faleiro investe em pequisa de mercado e se prepara para lançar pão de queijo

De acordo com o estudo, o pão de queijo é quase quatro vez mais consumido em lojas de conveniência do que o segundo colocado, a empada. No universo de 7.366 lojas no Brasil, o consumo por loja é (120kg/mensal), a empada aparece com 32kg por loja e tortinhas e folhados aparecem em terceiro lugar, com 28kg. Essas lojas no Brasil, segundo dados do SINDICOM, faturam R$ 1.153.960.000 por conceito de food service. O pão de queijo representa 9,6%, ou seja, R$ 110.780.000.

04/10/2017

Nestlé lança edições especiais de produtos em apoio ao Outubro Rosa

A Nestlé, em parceria com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), lança edições especiais de produtos para apoiar a causa e campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda". Os cereais matinais e biscoitos Nesfit, além dos iogurtes Nestlé Grego unitários, ganharão novas embalagens cor de rosa e a presença do icônico símbolo do alvo azul, com o intuito de conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção da doença. Além disso, as marcas realizarão doações ao IBCC, que serão destinadas a melhorias no atendimento aos pacientes e à amplificação da campanha.

04/10/2017

Mapa aprova 'Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa'

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou versão definitiva do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), por meio da Portaria nº 116, publicada nesta segunda-feira (02), no Diário Oficial da União. O conjunto de normas traz as ações que serão desenvolvidas nos próximos dez anos para o Brasil tornar-se área livre da doença sem vacinação a partir de 2023.

03/10/2017

Mesmo com exportações de lácteos a caminho do recorde, UE ressalta potencial de crescimento

"Depois do Canadá, o acordo comercial do Japão está basicamente fechado - ambos os destinos abrem verdadeiras oportunidades de mercado para nossos produtos lácteos premium. Estamos ansiosos para ver Cingapura e Vietnã fazendo o mesmo. O progresso alcançado com o Mercosul e com o México é impressionante e também contamos com uma atualização construtiva do acordo com o Chile e rápidos progressos com a Indonésia, Filipinas, Malásia e Tailândia".

03/10/2017

Silagem do abacaxizeiro: alternativa de alimentação para bovinos no sul capixaba

Na ocasião, a silagem do abacaxizeiro foi apresentada como opção para diversificação de renda dos abacaxicultores e uma oportunidade para redução dos custos com a alimentação do gado nos períodos de estiagem prolongada. Após a colheita dos frutos para o consumo humano e das mudas para a formação de novas lavouras, as plantas de abacaxi permanecem no campo e são consideradas resíduos agrícolas. Este resíduo pode ser colhido, triturado e acondicionado em silos, para utilização na alimentação dos bovinos.

Requeijão: o que pode causar bolhas no produto já embalado e após dias de processamento?
03/10/2017

Requeijão: o que pode causar bolhas no produto já embalado e após dias de processamento?

Segundo Ariene Gimenes Fernandes Van Dender, pesquisadora do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) em Campinas/SP, e autora do material, o aparecimento de bolhas no produto após dias de processamento pode ocorrer por incorporação de ar no mesmo durante algumas etapas do processos, como por exemplo, a agitação durante a fusão e o cozimento, o transporte do produto (manual ou por bombeamento para o equipamento de envase) e o próprio envase.

Governo e produtores brigam por regulamentação do queijo mineiro
03/10/2017

Governo e produtores brigam por regulamentação do queijo mineiro

Premiados em festivais internacionais e requisitados por muitos chefs de cozinha, os queijos artesanais mineiros brigam para conseguir uma regulamentação nacional. Após a polêmica ação da vigilância sanitária que barrou a venda do produto em um estande no Rock in Rio - 160 quilos de queijo foram jogados fora -, o governo de Minas apresentou um projeto de lei que dispões sobre a produção e a comercialização dos produtos no estado. Mas o objetivo dos mais de 30 mil produtores do queijo artesanal mineiro (que produzem todo ano cerca de 50 mil toneladas) é conquistar normas nacionais para que o produto ganhe cada vez mais espaço no país.

03/10/2017

IBGE dá partida a um censo agro menor que o planejado

Após sucessivos adiamentos por cortes orçamentários nos últimos anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou ontem a fase de coleta de informações do censo agropecuário no país. Nos próximos cinco meses, 19 mil recenseadores vão a campo e visitarão cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos do setor com questionários sobre produção, perfil de empregados, uso de irrigação e agrotóxicos, entre outros assuntos.

Qual a sua dúvida hoje?