Giro de Notícias

11/10/2017

Entidades querem reduzir tempo de cobrança do Funrural

Seis entidades de classe do agronegócio e um produtor rural entraram com embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que as dívidas com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural) só sejam cobradas a partir do tramitado em julgado pelo tribunal. Caberá agora à Suprema Corte definir qual o período de cobrança será usado pela Receita Federal para notificar agricultores e pecuaristas sobre débitos com essa contribuição previdenciária. Não existe prazo para uma resposta do STF.

Ideas for Milk: desafio de startups será apresentado na ESALQ/USP no dia 20/10
11/10/2017

Ideas for Milk: desafio de startups será apresentado na ESALQ/USP no dia 20/10

Já pensou em ter uma startup que contribua para o agronegócio do leite no Brasil? Essa é um dos objetivos do concurso "Ideas for Milk", lançado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com as empresas AgriPoint, Carrusca Innovation, Kick Ventures e Qrânio. A competição busca soluções inovadores para a cadeia do leite e o desafio será apresentando no próximo dia 20/10 na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), em Piracicaba/SP, parceira da iniciativa e sede de uma das etapas do concurso.

11/10/2017

FAO sugere que jovens fiquem em áreas rurais

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugere que os jovens que vivem nas áreas rurais de países em desenvolvimento não deixem esses locais em busca de empregos nas grandes cidades e aproveitem "o papel fundamental" que essas áreas terão para o crescimento econômico desses países. De acordo com a nova edição do relatório anual 'O Estado da Alimentação e da Agricultura no Mundo', "os habitantes das áreas rurais que se deslocam para as cidades provavelmente correrão um maior risco de juntarem-se à população urbana pobre, em vez de encontrar um caminho para sair da pobreza".

11/10/2017

Maggi ironiza pedido de fiscais sobre sua saída da Agricultura

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, classificou como "uma besteira" as afirmações de fiscais agropecuários de que o governo prepara a terceirização da Defesa Agropecuária e ironizou o pedido de alguns representantes desses trabalhadores em pedir a saída dele da Pasta. "Não tem política de terceirização, o que o ministério tenta é modernizar a máquina da defesa sanitária do Brasil, uma exigência do mercado internacional", disse. "Não quero crer que o desejo de alguns fiscais para que eu saia seja por esse objetivo, mas por outras atitudes que o ministério vem tomando, de cortar regalias. Isso tem deixado o pessoal não muito à vontade", completou o ministro.

Brasileiros adeptos da alimentação saudável não abrem mão das indulgências, revela estudo
11/10/2017

Brasileiros adeptos da alimentação saudável não abrem mão das indulgências, revela estudo

Cada vez mais ligados na questão da saudabilidade, os brasileiros que primam por uma alimentação natural não conseguem abrir mão das indulgências, consumidas com mais frequência aos fins de semana. De acordo com levantamento da Kantar Worldpanel, no primeiro semestre de 2017, de segunda a sexta-feira, a importância em volume de itens saudáveis é de 70,2% contra 66,4% das guloseimas. Nos sábados e domingos, a conta se inverte: 33,6% correspondem às indulgências, enquanto 29,8% pelas compras saudáveis.

Blairo Maggi: Brasil suspende importação de leite do Uruguai
10/10/2017

Blairo Maggi: Brasil suspende importação de leite do Uruguai

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou nesta terça-feira, 10, que o Brasil suspendeu a importação de leite do Uruguai por tempo indeterminado, por suspeitas que o alimento não seja totalmente produzido naquele País, o que prejudica o produtor nacional. O governo suspeita que o Uruguai importe o leite da Argentina e reexporte o produto para o Brasil, com custos ainda competitivos com o produzido aqui. Uma investigação da Receita Federal não conseguiu comprovar a triangulação, o que levou à suspensão das importações para uma avaliação mais apurada.

10/10/2017

Carrefour reage a rivais e começa a vender alimentos pela internet

Num momento em que se acirra a disputa por espaço no comércio on-line de supermercados, o grupo Carrefour faz seu primeiro movimento nessa direção - com atraso em relação a rivais - e anuncia o início da venda de alimentos pela internet, pelo aplicativo "Meu Carrefour". Este será o principal meio de expansão do braço digital de varejo alimentar do grupo no país. Um programa de fidelidade on-line também foi anunciado ontem.

10/10/2017

Mapa fará seminário com servidores para debater mudanças no sistema de inspeção

Assim que for definido o novo modelo de inspeção da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), será feito um seminário com os servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para esclarecer todas as dúvidas sobre a proposta. A informação foi dada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, nesta segunda-feira (9), durante reunião com representantes de algumas instituições.

10/10/2017

RS: entidades buscam solução para falta de reagentes para exames de brucelose e tuberculose

Reunião no Fundesa debateu, na tarde da última quinta-feira, a falta de reagentes para exames de brucelose e tuberculose no Rio Grande do Sul. Conforme o relato dos representantes do Ministério e da Secretaria da Agricultura, a escassez dos reagentes é uma realidade nacional. "Estamos buscando alternativas para não comprometer os programas nacionais de sanidade", afirma o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

10/10/2017

Ben & Jerry's assina "Programa Leite com Dignidade" para melhorar condições de trabalho dos produtores

A Ben & Jerry's concordou em implementar o Programa Milk with Dignity (Programa Leite com Dignidade), um plano plurianual criado pela Migrant Justice em 2014, que visa melhorar as condições de trabalho dos produtores de leite que fornecem o leite para a fabricante de sorvete. A Ben & Jerry's é a primeira empresa a assinar o acordo, segundo a Migrant Justice, que pretende expandir o programa.

09/10/2017

Nova Zelândia está ficando sem espaço para crescer

Na estação de 2015-16, a indústria de lácteos da Nova Zelândia utilizou 1,75 milhões de hectares de terra, 32% acima dos 1,33 milhões de hectares na estação de 2000-01. O aumento do uso da terra, no entanto, está bem abaixo do salto de 43% nos números de vacas leiteiras que ocorreu durante esse mesmo período de 15 anos. "Como resultado, as pastagens leiteiras da Nova Zelândia estão agora mais densamente povoadas. E isso atraiu a ira dos grupos ambientais e da indústria do turismo, o segundo maior motor econômico da Nova Zelândia depois dos lácteos".

09/10/2017

Primeira fazenda flutuante do mundo, na Holanda, estreará com produtores de leite

A primeira fazenda flutuante do mundo, uma plataforma de 1.000 metros quadrados construída no porto de Roterdã, já atraiu dois produtores de leite que serão a cara deste projeto que visa minimizar a falta de terrenos agrícolas na Holanda. Em meio a uma cidade tão saturada como Roterdã, os dois agricultores holandeses Albert Boersen e Myrthe Brabander colocarão em funcionamento uma fazenda flutuante experimental, que pretende ser a primeira de muitas nos Países Baixos.

Mercado de suplementos busca expandir público e acelerar crescimento
09/10/2017

Mercado de suplementos busca expandir público e acelerar crescimento

Quando se pensa em suplementos alimentares, a ideia que vem à mente é a de fortões com bíceps superdesenvolvidos ou malhadoras compulsivas, um biótipo comum no varejo especializado, de um e de outro lado do balcão. Com o amadurecimento do setor, porém, a cadeia de suplementação - fabricantes, varejistas, distribuidores - está se dando conta que é preciso expandir o público para acelerar a velocidade de crescimento e aproveitar as oportunidades de mercado. Só os "marombeiros" não bastam mais.

Qual a sua dúvida hoje?