Giro de Notícias

China reduz tarifa de importação de queijo dos EUA
30/11/2017

China reduz tarifa de importação de queijo dos EUA

Na sexta-feira, a China reduzirá a tarifa sobre as importações de queijo dos EUA dos atuais 12% para 8%. Como parte dos esforços da China para aumentar a oferta e a acessibilidade dos produtos disponíveis aos consumidores, a China também reduzirá as tarifas em duas categorias de produtos que contém ingredientes lácteos. As importações de fórmula de proteínas hidrolisadas para pessoas com necessidades nutricionais especiais se tornarão isentas de impostos - atualmente, a tarifa é de 20%. A tarifa sobre alimentos infantis pré-embalados vai cair de 15% para 2%.

30/11/2017

RS: projeto que altera o Fundoleite é entregue ao presidente da Assembleia Legislativa

Entidades ligadas ao setor lácteo gaúcho entregaram, nesta quarta-feira (29/11), ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), Edegar Pretto, projeto de lei que altera o Fundoleite. A proposta construída entre as entidades, é referente aos recursos do fundo. Com o projeto, 10% seriam destinados ao instituto, 20% iriam para projetos que visam o desenvolvimento do setor, que poderiam ser apresentados por qualquer entidade representativa, e 70% da arrecadação seria aplicada em assistência técnica aos produtores de leite.

30/11/2017

Câmara aprova urgência do Projeto de Lei que substitui MP de Funrural

Um dia após a medida provisória (MP) do Funrural caducar, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o requerimento de urgência do projeto de lei de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) e do deputado Nilson Leitão (PSDB), que prevê o parcelamento de débitos de produtores com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A votação do texto deve acontecer no plenário da Câmara na próxima semana. Depois, a MP seguirá para ser apreciada no Senado.

29/11/2017

Novas linhas férreas reduzirão entrave no transporte de cargas

O setor ferroviário deve movimentar nos próximos cinco anos R$ 57,1 bilhões da iniciativa privada. São projetos que envolvem construção, ampliação e modernização das malhas - e que devem ajudar a diminuir os atuais entraves para quem depende do transporte de cargas no Brasil, como produtores de grãos e de minério de ferro. "Se o país quiser ser competitivo e ter um crescimento sustentável, é imprescindível ter ferrovias eficientes. Esse é o modal indicado para transportar os produtos fundamentais na economia do Brasil", afirma Adalberto Santos de Vasconcelos, secretário especial da Secretaria do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

29/11/2017

NZ: produtividade das vacas leiteiras registra recorde

O rebanho leiteiro da Nova Zelândia pode estar encolhendo, mas, ainda está produzindo volumes recordes de leite. Os últimos dados do New Zealand Dairy Statistics mostram que a vaca média produziu mais litros de leite (nos 12 meses - até junho - em níveis recordes) e também, com mais quilos de sólidos. Esse animal produziu 4.259 litros de leite, contendo um total de 381 kg de sólidos do leite, em comparação com 4.185 litros e 372 kg de sólidos do leite em 2015-16.

29/11/2017

Expectativa é de retomada do consumo de leite, avalia presidente do Sindilat-RS

A queda no preço do leite fez o setor enfrentar grave crise neste ano. Produtores e empresas tiveram dificuldades diante da redução de consumo. Garantir a competitividade do segmento é um dos desafios de Alexandre Guerra, reeleito nesta terça-feira (28), por unanimidade, para novo mandato à frente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat-RS). A projeção é de um 2018 melhor.

28/11/2017

Governo vai lançar plano logístico para o agronegócio em dezembro

O Ministério da Agricultura vai lançar um plano logístico voltado para o agronegócio, disse, ontem, o ministro da Agricultura em exercício, Eumar Novacki, na abertura, em São Paulo, do Summit Agronegócio 2017, uma iniciativa do jornal O Estado de São Paulo. O lançamento deve ocorrer internamente, no ministério, na primeira quinzena de dezembro, para depois ser apresentado ao público. Segundo Novacki, o plano atende a todos os modais com planejamentos de curto, médio e longo prazos. "Estamos mapeando onde o agronegócio pode se tornar mais eficiente".

Qual a sua dúvida hoje?