Giro de Notícias

27/12/2017

Produtividade da soja surpreende e pode se aproximar de recorde

Após um início de safra turbulento, com o clima seco atrasando o plantio de soja, as lavouras da safra 2017/18 têm apresentado boas condições de desenvolvimento e podem registrar produtividades próximas ao recorde da temporada 2016/17. "Estamos com uma projeção conservadora de uma saca a menos que em 2016/17, mas isso é só uma cautela", disse Endrigo Dalcin, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

27/12/2017

Mercado mais aquecido para frete agrícola no início de 2018

Os fretes para os produtos agrícolas devem ter, ao longo do próximo ano, comportamento não muito diferente do visto em 2017 , à exceção do começo de 2018 quando o transporte de grãos e açúcar deve ficar mais aquecido. Segundo cálculos do EsalqLog, grupo de pesquisa e extensão em logística da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, o frete dos grãos deve alcançar patamares mais elevados no começo de 2018, mas o movimento deve perder força a partir de maio. A expectativa é que as pressões diminuam com o passar dos meses até chegar a reajustes negativos no segundo semestre.

27/12/2017

Índia: vacas são equipadas com sensores e fornecem dados em tempo real

A Índia produz 155,5 milhões de toneladas de leite por ano e está no caminho para aumentar essa produção em 49% até 2026. A criação de uma rede de sensores da Internet de Coisas (IoT) que monitora questões relacionadas à saúde e à fertilidade irá melhorar o manejo do gado, com a tecnologia ajudando a identificar problemas de saúde e garantir um tratamento precoce, além de monitorar períodos secos. Além dos sensores, existem outras inovações que ajudam o setor de produção de leite no país, inclusive em boas práticas de reprodução.

26/12/2017

Cacau Show prevê avanço vigoroso e acelera aberturas

A Cacau Show, fabricante e varejista de chocolates, pretende acelerar a abertura de lojas a partir de 2018, aproveitando o momento de recuperação da economia brasileira. A companhia fecha este ano com abertura líquida de 69 pontos de venda, chegando a 2.121 unidades em operação no país, a maioria franquias - só 154 são próprias. Para o próximo ano, a previsão é abrir mais de 200 lojas, afirma Alexandre Costa, presidente e fundador da Cacau Show.

26/12/2017

Safrinha de milho do PR deverá recuar 7%

A primeira projeção para a colheita de milho da segunda safra do ciclo 2017/18 no Paraná - segundo maior Estado produtor do cereal - aponta para produtividade maior que a registrada em 2016/17. Segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, as lavouras paranaenses devem produzir 5,7 toneladas de milho por hectare, 4% acima da temporada anterior. Apesar do rendimento maior, a produção da safrinha do Estado deverá cair 7%, para 12,3 milhões de toneladas, em decorrência da menor área semeada.

26/12/2017

Cartilha destaca ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura para preservar os recursos hídricos

Com 35 páginas, o objetivo da publicação é apresentar, de maneira simples, as principais práticas difundidas pela Secretaria para que as ações da agricultura não comprometam a qualidade e a quantidade de água. A cartilha aborda conceitos sobre irrigação, proteção de nascentes com plantio de mata ciliar e tecnologias voltadas à irrigação, que têm o objetivo de reduzir o consumo de água, tornando-o mais eficiente.

Cientistas descobrem novos usos para o soro de leite ácido do iogurte grego
22/12/2017

Cientistas descobrem novos usos para o soro de leite ácido do iogurte grego

Pesquisadores do Departamento de Conservação Ambiental do Estado de Nova York desenvolveram uma maneira de converter o soro de leite ácido oriundo da produção de iogurte grego em biocombustíveis e produtos químicos sustentáveis. A quantidade de soro de leite ácido, subproduto líquido de baixo pH derivado da produção de iogurte grego, vem aumentando nos últimos 10 anos, já que o iogurte grego passou de 1% na representação das vendas de iogurte em 2007 para cerca de 54% no ano passado, segundo a Chobani.

Pesquisa aponta que o consumo de iogurte pode reduzir a inflamação nas mulheres
22/12/2017

Pesquisa aponta que o consumo de iogurte pode reduzir a inflamação nas mulheres

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin - Madison College of Agricultural and Life Sciences disse que consumir iogurte regularmente pode ajudar a reduzir a inflamação crônica em mulheres e apoiar um sistema digestivo saudável. A pesquisa, publicada no British Journal of Nutrition, mostrou que consumir 12 onças (324 g) de iogurte com baixo teor de gordura por dia reduziu vários biomarcadores de inflamação nas mulheres na pré-menopausa - tanto nas com peso normal, quanto nas obesas.

22/12/2017

Associação Brasileira de Nutrologia propõe um novo rótulo para os alimentos

Após anos de discussão, os rótulos dos alimentos irão mudar. Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou as iniciativas regulatórias para atualização da rotulagem de alergênicos e para a revisão das regras para rotulagem nutricional de alimentos. De acordo com a agência, a forma como os nutrientes são apresentados atualmente é pouco útil para que as pessoas possam fazer escolhas mais saudáveis na hora de ir às compras.

22/12/2017

Com ou sem Lactalis, vida segue para produtor

No início do mês, João Carlos e Adriana souberam por uma mensagem de WhatsApp que o grupo francês Lactalis havia comprado a Itambé Alimentos. O casal é dono de uma fazenda na cidade de Abaeté, centro-oeste de Minas Gerais. Os dois ganham a vida produzindo leite. "Toda vida eu vendi para a Itambé, nunca mudei", conta João Carlos de Oliveira, de 45 anos na varanda de sua casa. Na sexta passada, a venda da Itambé foi suspensa por uma liminar da Justiça. Mas o que esperar se a empresa for mesmo vendida aos franceses?

22/12/2017

RS: assinado decreto que moderniza inspeção sanitária em produtos de origem animal

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (21/12), no Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS), o decreto que regulamenta a Lei 15.027, de 21 de agosto de 2017, que trata da modernização da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. A nova modalidade de inspeção e fiscalização dará mais velocidade ao setor de proteína animal com toda a segurança necessária para a qualidade do produto, conforme explicou o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra.

Qual a sua dúvida hoje?