Giro de Notícias

Abandono do leite leva à concentração da atividade no RS
22/01/2018

Abandono do leite leva à concentração da atividade no RS

Boa parte do que os produtores João Benicio Zwirtes, 53 anos, e Flavia Teresinha Zwirtes, 51 anos, conquistaram ao longo de três décadas deve-se ao leite. A recente crise no setor, entretanto, levou o casal de Estrela, no Vale do Taquari, a repensar o trabalho. A intenção é de, em até dois anos, deixar totalmente a venda do produto, que hoje chega a 600 litros por dia. Nesse intervalo, João e Flavia buscarão negociar suas vacas e investir na pecuária de corte. Boa parte do que os produtores João Benicio Zwirtes, 53 anos, e Flavia Teresinha Zwir

22/01/2018

Mapa vai elaborar projeto de logística do agronegócio, anuncia Novacki

Na abertura nacional da colheita de soja, em Canarana (MT), nesta sexta-feira (19), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa fará, em março, seminário sobre logística de transporte voltado para o agro brasileiro, "para enfrentar esse gargalo do setor", conforme afirmou. "Vamos olhar para o mapa do Brasil e verificar onde é necessário investir, com o menor custo possível, sem preocupar com os limites dos estados ou com bandeiras partidárias", declarou.

O leite e a ameaça das bebidas vegetais
19/01/2018

O leite e a ameaça das bebidas vegetais

O ano começou quente para o setor leiteiro. Não em preços e demanda, infelizmente, mas sim pelas discussões em torno do lançamento da linha de bebidas à base de coco da marca Do Bem, pertencente a Ambev, gigante do segmento de bebidas. Já existem, há anos, alternativas visando ocupar o espaço do leite, como é o caso das bebidas de soja, mas nunca havia sido feito um lançamento com um ataque tão frontal ao leite, ainda que de forma bem-humorada: "dê férias às vacas", é o slogan.

Argentina: Crise levou ao fechamento de 500 fazendas de Santa Fé entre 2016 e 2017
19/01/2018

Argentina: Crise levou ao fechamento de 500 fazendas de Santa Fé entre 2016 e 2017

A situação crítica do sector leiteiro devido à falta de rentabilidade levou ao fechamento de cerca de 500 fazendas leiteiras na província de Santa Fé, na Argentina, entre 2016 e 2017. No final de novembro passado, o presidente argentino, Maurício Macri recebeu os produtores, mas a resposta do presidente aos produtores de leite os deixou sem opções de ação. "Reduzam os custos", disse o presidente, como se fossem os próprios produtores que definissem as tarifas de energia elétrica ou o preço do combustível.

19/01/2018

Conseleite divulga preços de referência do leite em SC

A diretoria do Conseleite Santa Catarina reunida no dia 18 de janeiro de 2018 na cidade de Florianópolis, atendendo os dispositivos disciplinados no artigo 15 do seu Estatuto, inciso I, aprova e divulga os preços de referência da matéria-prima leite, realizado no mês de Dezembro de 2017 e a projeção dos preços de referência para o mês de Janeiro de 2018. Os valores divulgados compreendem os preços de referência para o leite padrão, bem como o maior e menor valor de referência, de acordo com os parâmetros de ágio e deságio em relação ao Leite Pa

19/01/2018

Novo satélite meteorológico é monitorado em tempo real pelo Inmet

Desde o dia 9 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) monitora em tempo real o processamento de imagens do novo satélite meteorológico Goes-16 da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos Estados Unidos. O Inmet é a única instituição que vem garantido o monitoramento dos sistemas meteorológicos por imagens de satélite geoestacionário - gira à mesma velocidade da rotação -, sobre a América do Sul. O Goes-16 substituiu, a partir do início deste mês, o Goes- 13, possibilitando melhor resolução dos dados coletados.

19/01/2018

Em evento internacional, Maggi diz que competidores ineficientes visam denegrir o país

Em discurso no Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim, nesta quinta-feira (18), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou avanços tecnológicos alcançados pelo Brasil nos últimos anos e os cuidados ambientais previstos na legislação brasileira. Maggi ressaltou que o Brasil encontrou algumas respostas para o desafio do planeta de produzir alimentos para mais 1 bilhão de pessoas até 2030, crescimento populacional previsto pela Organização das Nações Unidas.

Qual a sua dúvida hoje?