Giro de Notícias

Novo presidente do laticínio Cemil quer elevar a produção
15/06/2018

Novo presidente do laticínio Cemil quer elevar a produção

O produtor de leite e zootecnista Vasco Praça Filho, 49, assumiu a presidência da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil) no lugar de João Bosco Ferreira, que esteve à frente da cooperativa por 16 anos. Há dois meses à frente da empresa em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba - considerada uma das mais importantes de Minas Gerais -, o dirigente fala como pretende pautar sua gestão à frente da Cemil.

15/06/2018

Inscrições abertas para o 'Mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados da UNOPAR'

Estão abertas até o dia 31/07/2018 as inscrições para o processo seletivo do curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados da UNOPAR, em Londrina-PR. Com duração de 2 anos e recomendado pela CAPES, o curso capacita profissionais de nível superior para atividades de ensino, pesquisa e inovação tecnológica, possuindo laboratórios próprios e equipamentos específicos para o desenvolvimento de pesquisas com foco em composição, qualidade e tecnologia de leite e produtos lácteos.

IBGE: Sul do país segue sustentando o crescimento da produção de leite
14/06/2018

IBGE: Sul do país segue sustentando o crescimento da produção de leite

Nesta quinta-feira (14/06) o IBGE divulgou os dados de captação formal de leite para o 1º trimestre de 2018. Nessa pesquisa, o instituto apontou volume aproximado de 6 bilhões de litros adquiridos pela indústria no período, 2,4% superior ao 1º trimestre de 2017. Apesar dessa recuperação, nota-se que o ritmo de retomada da produção vem diminuindo desde o 2º semestre do ano passado, ainda refletindo as quedas nos preços do leite a partir de meados de 2017 e o forte aumento nos custos do concentrado.

China busca fortalecer a sua produção própria de lácteos
14/06/2018

China busca fortalecer a sua produção própria de lácteos

Embora as exportações para a China pareçam ser o grande prêmio para muitas empresas de lácteos ocidentais, o caminho pode ficar um pouco mais difícil à medida que o país busca fortalecer sua própria produção de lácteos. O governo chinês diz que para revitalizar a indústria nacional de leite e melhorar a qualidade de seus próprios produtos lácteos, o Conselho de Estado lançou uma circular para orientar o desenvolvimento do setor.

Projeto incentiva a produção de leite do Agreste de Pernambuco
14/06/2018

Projeto incentiva a produção de leite do Agreste de Pernambuco

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) lança nesta quinta-feira (14), em parceria com o Sebrae, o projeto Produção Intensiva de Leite, que visa fortalecer a cadeia produtiva na região do Agreste Meridional de Pernambuco. No total serão beneficiados 70 pequenos produtores dos municípios de Águas Belas, Buíque, Itaíba, Pedra e Tupanatinga. O lançamento ocorrerá, a partir das 10h, no Escritório Regional do Sebrae, em Garanhuns.

14/06/2018

Brasil vai exportar embriões bovinos in vivo e in vitro para o Equador

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), recebeu nesta quarta-feira (13), a confirmação de que o Equador vai importar embriões bovinos in vivo (desenvolvidos no ventre da mãe) e in vitro (em laboratório) do Brasil. O comunicado foi feito pelo serviço sanitário daquele país: Agencia Ecuatoriana de Aseguramiento de la Calidad del Agro - Agrocalidad/Equador.

Reabastecimento ainda levará duas semanas para ser normalizado, afirma presidente do GPA
14/06/2018

Reabastecimento ainda levará duas semanas para ser normalizado, afirma presidente do GPA

O presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Peter Estermann, considera que o reabastecimento de produtos nas lojas ainda não está completo após a paralisação de caminhoneiros ter afetado o transporte de produtos. De acordo com ele, a expectativa é que haja uma normalização em até duas semanas para a maioria dos itens. A exceção são as carnes bovinas, suínas e de aves, além de ovos e leite, cujo abastecimento deve levar mais tempo a normalizar em razão de dificuldades nos produtores.

14/06/2018

Especialistas debatem estratégias para ampliar exportação do agronegócio

Até 2022, a meta é conquistar a fatia de 10% do mercado mundial do agronegócio estimado hoje em 1 trilhão e 460 bilhões de dólares, o que representa o incremento de 146 bilhões de dólares para a balança comercial brasileira. No cronograma de trabalhos para alcançar esse resultado, instalou-se em Brasília nesta quarta-feira (13) a Comissão de Especialistas de Estratégias do Agro, liderada por Odilson Ribeiro e Silva, secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Qual a sua dúvida hoje?