Giro de Notícias

CEPEA: com retorno das chuvas e lenta recuperação econômica, preço do leite recua
30/10/2018

CEPEA: com retorno das chuvas e lenta recuperação econômica, preço do leite recua

O preço do leite entregue em setembro e recebido pelo produtor em outubro registrou queda pelo segundo mês consecutivo. Segundo pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a "Média Brasil" líquida de outubro foi de R$ 1,4401/litro, recuo de 3 centavos ou de 2,4% em relação ao mês anterior. Ainda assim, a média de outubro ficou 37,6% acima da do mesmo mês de 2017. No acumulado de janeiro a outubro, o preço ao produtor registra alta de 39,3%, em termos reais.

30/10/2018

Mapa: ministro realiza missão comercial à China e Emirados Árabes

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, acompanhado de delegação de empresários iniciou missão comercial à China e aos Emirados Árabes, onde participará nesta terça (30) e quarta-feira, da Agriscape, em Abu Dhabi. O evento voltado para o agronegócio é organizado por instituições governamentais e privadas, com a participação de mais de 50 países, entre expositores e investidores.

30/10/2018

MG: 2º Simpósio Mineiro de Saúde do Úbere e Qualidade do Leite

No dia 13 de novembro ocorrerá em Belo Horizonte/MG o 2º Simpósio Mineiro de Saúde do Úbere e Qualidade do Leite. Organizado pelos alunos do 5º período do curso de medicina veterinária da UniBH, o evento será no auditório da própria universidade. A equipe organizadora fez questão de ressaltar que os primeiros 100 inscritos receberão um brinde, haverá sorteios ao longo do evento e uma confraternização no encerramento.

Drops de conhecimento MilkPoint (#2): manqueira no gado leiteiro, estado dos cascos
29/10/2018

Drops de conhecimento MilkPoint (#2): manqueira no gado leiteiro, estado dos cascos

O MilkPoint, em parceria com o Núcleo de Bem-estar Animal do Laboratório de Etologia Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (LETA), lançou neste mês uma nova série chamada: Pílulas de conhecimento. A ideia é que - por meio de um material enxuto e preciso - o produtor tenha acesso a informações sobre saúde e bem-estar de bovinos leiteiros. Produzido pelo LETA, o material foi criado a partir de bibliografia científica e utiliza uma linguagem acessível para agricultores, extensionistas rurais e estudantes.

Reestruturação de ministérios será primeira medida da gestão Bolsonaro
29/10/2018

Reestruturação de ministérios será primeira medida da gestão Bolsonaro

A reestruturação de ministérios será a primeira medida a ser anunciada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Depois de conversas informais com integrantes da equipe de Michel Temer (MDB), e de pressão de setores do agronegócio e da indústria, a realidade fez Bolsonaro voltar atrás na extinção de pelo menos quatro ministérios: Minas e Energia, Transporte, Meio Ambiente e Indústria e Comércio podem ser mantidos como pastas independentes. Bolsonaro deverá começar seu governo descumprindo a promessa de cortar os ministérios de 29 para 15.

"Com investimento de fundo, Lac Lélo quer chegar a mais de 550 mil/l/dia nos próximos 5 anos"
29/10/2018

"Com investimento de fundo, Lac Lélo quer chegar a mais de 550 mil/l/dia nos próximos 5 anos"

Em entrevista exclusiva ao MilkPoint, Gabriel Sonnewend - membro da equipe de investimentos da Aqua Capital e Gerente de Projetos e Planejamento da Lac Lélo - disse que os sócios da Aqua sempre tiveram um plano muito grande para a companhia e eles perceberam que esse sonho ficaria mais distante se eles estivessem sozinhos. Segundo o gerente, antes que a aquisição da Lac Lélo fosse concretizada, processos de profissionalização foram necessários.

29/10/2018

Mapa aprova pedido do Paraná para antecipar retirada da vacinação contra aftosa

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o pedido do estado do Paraná de antecipar para novembro do próximo ano a retirada da vacinação contra a febre aftosa. A aprovação veio após análise dos resultados de duas auditorias: uma delas do Quali-SV do Ministério, que avaliou positivamente todo o sistema de defesa agropecuária paranaense e outra, feita pela Agência de Defesa do Paraná (Adapar), dos postos de fiscalização de trânsito agropecuário.

Silemg aposta no fortalecimento do setor lácteo em MG
29/10/2018

Silemg aposta no fortalecimento do setor lácteo em MG

Apesar do grande impacto causado pela paralisação nacional dos caminhoneiros, que aconteceu no fim de maio, o setor lácteo de Minas Gerais deve encerrar 2018 com crescimento. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), a perda de produção primária prejudicou a estabilidade que começou a ser desenhada nos primeiros meses do ano e levou a um esvaziamento das gôndolas nas redes varejistas com consequente aumento dos preços ao mercado e ao consumidor final.

Qual a sua dúvida hoje?