China: empresa coloca pedaços de frutas no leite UHT
Uma companhia de lácteos líder de mercado na China usou uma tecnologia de enchimento de embalagem do grupo europeu SIG Combibloc para criar um leite UHT contendo pedaços de frutas de verdade.
Uma companhia de lácteos líder de mercado na China usou uma tecnologia de enchimento de embalagem do grupo europeu SIG Combibloc para criar um leite UHT contendo pedaços de frutas de verdade.
O ex-secretário de Agricultura do Paraná, Newton Pohl Ribas, foi anunciado pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, como assessor especial para assuntos de Defesa Sanitária Animal da pasta. Ele assumirá o posto na segunda-feira (02/04) em Brasília.
A compra da Leão Júnior, dona da Matte Leão, pela Coca-Cola está sendo questionada pela Pepsi na Secretaria de Direito Econômico (SDE). Isso porque a Coca passará a ter 70% do mercado de chás prontos para beber. A Pepsi, que comercializa a marca Lipton, da Unilever, é a segunda colocada, com 24,7%.
As exportações de produtos lácteos dos Estados Unidos atingiram níveis recordes pelo terceiro ano consecutivo em 2006, direcionadas pela forte demanda global, menor oferta e preços mundiais atrativos, de acordo com os últimos dados do Conselho de Exportações de Lácteos dos EUA (USDEC). Segundo Kimberly Clauss, membro do conselho administrativo da USDEC, a demanda externa por produtos lácteos dos EUA criou uma tendência que não mostra sinais de desaceleração.
Desde ontem, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estão no município de Orizona (GO), para traçar um perfil dos custos de produção da pecuária de leite. O trabalho integra o Programa de Garantia de Preços à Agricultura Familiar (PGPAF), que tem o objetivo de assegurar a renda do produtor em situações de preços abaixo dos custos de produção.
Os europeus têm motivo de sobra para serem contra o corte dos subsídios aos produtores - 60% deles são contrários -, pois esse auxílio ajudou, pelo menos em parte, a aumentar a renda dos agricultores, cerca de 3,8% no ano passado.
Promovendo o acesso dos produtores de leite bovino e caprino a conhecimentos tecnológicos, o governo da Paraíba quer fortalecer a capacidade empreendedora dos produtores familiares. A ênfase é para criadores vinculados ao Programa Leite da Paraíba
O desabastecimento de leite na Argentina, que começou em Córdoba e Santa Fé, chegou nos últimos dias à Capital Federal, como confirmaram ao diário <i>La Voz del Interior</i>, fontes do Centro de Indústrias Leiteiras (CIL). Há várias razões da falta de produtos lácteos nas gôndolas argentinas, que as chuvas ameaçam agravar.
Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Leite, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de leite captado pelas indústrias em 2006 totalizou cerca de 16,7 bilhões de litros, registrando aumento de 2,3% frente a 2005.
A visita do vice-chanceler venezuelano e de funcionários do Banco de Desenvolvimento da Venezuela (Bandes) no último sábado à planta da cooperativa de lácteos argentina SanCor de Sunchales permitiu fechar os detalhes pendentes do acordo entre a cooperativa e o Governo da Venezuela, de acordo com reportagem do site <i>Litoral.com.ar.</i>
A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 11 e 26 de março avaliou a opinião dos leitores quanto o impacto da cana-de-açúcar nas regiões de produção leiteira. Foi perguntado: "Qual será o feito do avanço da cana nas regiões produtoras de leite?".
Foi instituída oficialmente ontem no Pará uma Câmara Setorial e Temática do Leite. Ela é composta por empresários do segmento de laticínios, representantes de órgãos dos governos estadual e federal, e está ligada ao Conselho do Agronegócio.
Trinta e seis produtores de leite da região de Batalha (PI) serão beneficiados com a inseminação artificial para melhorar seus rebanhos. Isso será possível graças a um acordo fechado entre o Sebrae no estado e a Prefeitura de Batalha. A prefeitura comprará um tambor e sêmens e o Sebrae ofertará, já a partir de abril, cursos de Técnicas de Inseminação Artificial.
Ontem foram definidos os novos Conselhos de Administração e Fiscal da CALU, que terá como presidente Eduardo Dessimoni Teixeira e vice, Paulo Euclides Ochiucci. Dessimoni é engenheiro, atual presidente da comissão de leite da FAEMG e já foi diretor da CALU no biênio 2000-2001.
Foi confirmada ontem a manutenção do protocolo de intenções entre a Embaré Indústrias Alimentícias e o governo do Rio Grande do Sul para construção de uma unidade em Sarandi (RS). O projeto prevê o processamento de 1 milhão de litros de leite por dia, em uma primeira etapa, e de 2 milhões de litros/dia na fase de operação plena do complexo industrial.
Em função de uma expectativa de melhores negócios a partir da instalação de novas indústrias lácteas no Rio Grande do Sul, os produtores devem segurar o plantel para garantir maior produção. Isso deve interferir na quantidade de animais ofertados nos leilões da 28ª Expoutono, que começou ontem em Pelotas (RS).
Um estudo recente de revisão mostrou que o leite pode contribuir com efeitos benéficos na prevenção e/ou tratamento da síndrome metabólica, pois particularmente a proteína do soro do leite (Whey), parece auxiliar a ação de insulina.
Reportagem do <i>Associated Press</i> informou que a maior companhia de lácteos da Croácia foi vendida para a gigante francesa Lactalis por cerca de 2 bilhões de kuna (US$ 360,71 milhões) em uma das vendas de maior valor já feita por uma companhia privada no país.
Na semana passada, o escritório da Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo, sofreu uma significativa reestruturação visando redução dos custos operacionais. Segundo David Broad, atual gerente geral da unidade, a medida teve como objetivo alinhar os custos da Fonterra Brasil às demais unidades da cooperativa.
Após participar da cerimônia de transferência de cargo, ontem (27/03) à tarde, o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, abordou quais serão as metas de sua gestão.
Segundo notícia do site Cidade Biz, a Batávia prepara-se para uma associação com a Danone. As negociações para a associação estão adiantadas e a porta de entrada será a compra dos 49% pertencentes à Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLPL) e à Agromilk, que possem parte da Batávia.
A Vaccinar, empresa de nutrição e saúde animal, sediada em Belo Horizonte, MG, inaugurou no início de março sua nova fábrica, na cidade de Pinhais, próximo a Curitiba, Paraná. A nova unidade de produção está instalada numa área de 25.000 m2, com área construída de 7 mil m2. A fábrica foi construída dentro das exigências de segurança do alimento e do trabalho.
O aumento nos preços internacionais do leite em pó desnatado e integral está conduzindo a uma redução até zero dos subsídios às exportações na União Européia (UE), de acordo com reportagem do site <i>Agrodigital</i>. É provável que nos próximos meses a UE exporte quantidades significativas de leite em pó, integral e desnatado, devido à escassez do produto no hemisfério Sul.