Mexicanos compram empresa de queijos dos EUA
Sem informar os valores do negócio, o grupo mexicano Alfa anunciou ontem que comprará a norte-americana Mexican Cheese Producers (MCP), que tem capacidade para produzir 10 mil toneladas de queijo por ano.
Sem informar os valores do negócio, o grupo mexicano Alfa anunciou ontem que comprará a norte-americana Mexican Cheese Producers (MCP), que tem capacidade para produzir 10 mil toneladas de queijo por ano.
De 30 de junho a 14 de julho o preço do litro do leite C subiu de R$ 1,30 para R$ 1,45 no varejo, em média, em Fortaleza (CE). A mesma pesquisa apontou alta de 8% no longa vida. O diretor presidente da Companhia Brasileira de Laticínios (CBL), Bruno Girão, acredita que não há tendência de queda porque as indústrias do Sul e Sudeste não estão fornecendo leite para o Nordeste, e as locais não dão conta do abastecimento.
Uma pesquisa feita por cientistas do País de Gales afirma que a ingestão de um copo de leite por dia pode ajudar a reduzir o risco de diabetes e problemas cardíacos. Segundo eles, a ingestão de produtos lácteos reduz o risco de síndrome metabólica - uma série de sintomas que aumentam a probabilidade dessas doenças.
O presidente da União de Produtores de Leite da Argentina, Guillermo Draletti, afirmou que em um mês o abastecimento de leite se normalizaria. Ele advertiu que a Argentina é um "fornecedor não confiável" no mundo.
O final da entressafra e o consumo devem limitar as altas dos preços do leite longa vida no varejo. De acordo com algumas indústrias, as vendas ainda não foram afetadas pela valorização do produto, mas há um teto para os preços aos consumidores. Hoje o leite UHT custa entre R$ 1,90 e R$ 2,20 em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e deve aumentar ainda entre 10% e 15%, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Longa Vida (ABLV), Laércio Barbosa.
A cooperativa de lácteos holandesa, Campina, vai finalizar um acordo local de <i>joint venture</i> no segmento de iogurtes com a empresa tailandesa Thai Advanced Food, segundo o site <i>Dairy Reporter</i>. O acordo marca uma substituição da estratégia da Campina na Tailândia para agora manter o foco no fornecimento de produtos lácteos mais saudáveis e com valor agregado, que estão tendo um aumento na demanda.
Segundo dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 27ª semana do ano (de 2 a 6 de julho), os preços de exportação dos leites em pó no Oeste da Europa registraram a primeira queda. Alguns analistas acreditam que o declínio nos preços dos leites em pó europeus podem ser o primeiro indicador de que os altos preços começam a limitar a demanda.
O crescimento do mercado de queijos especiais está levando os laticínios, que ficam principalmente no Sul de Minas e na Zona da Mata, a investir alto no aumento da capacidade de produção. O gerente industrial do Laticínios Vale do Carangola (Laticínios Marília), Renato Dias de Souza, calculou que as variedades especiais já representam entre 10% e 15% do mercado nacional de queijos.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (Abia), o setor de alimentos e bebidas, um dos principais termômetros da maior disponibilidade de dinheiro na carteira dos consumidores, teve um crescimento no faturamento deflacionado de 7,1% entre janeiro e abril, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Um dos segmentos que mais se destacou foi o de produtos lácteos, com aumento de 16,5% na mesma comparação.
Numa ofensiva para enfrentar a alta das commodities, a Nestlé anunciou que fechará fábricas, deixará de produzir produtos menos lucrativos e repassará o aumento do preço dos insumos ao consumidor. Segundo o chefe das operações, José Lopez, o grupo está se preparando para um longo período de alta das commodities e da energia, o que deve elevar a inflação, ainda que de maneira moderada.
Ontem foi divulgado o resultado das análises de qualidade de amostras de 16 marcas de leite pasteurizado tipo C coletadas em Goiânia (GO). De acordo com o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade Federal de Goiás (EV/UFG), 14 marcas foram reprovadas por estarem fora dos padrões de identidade e qualidade físico-químicas.
Nota do Monitor Legislativo informou que um convênio assinado entre Sergipe e o governo federal garantirá às indústrias fornecedoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério de Desenvolvimento Social isenção de ICMS sobre o beneficiamento do leite.
Com uma <i>joint venture</i> com a colombiana Alqueria, a Danone planeja investir US$ 100 milhões na construção de uma fábrica em Cajica, próxima a Bogotá, na Colômbia. Na nova planta, a Danone planeja produzir as linhas de iogurte Activia e Actimel.
As exportações de lácteos do Chile cresceram 61% entre janeiro e maio deste ano comparado com o mesmo período de 2006, totalizando US$ 73,5 milhões, segundo dados da Oficina de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa). De acordo com a Odepa, nos primeiros cinco meses do ano passado o Chile exportou US$ 45,8 milhões em produtos lácteos.
Com investimento inicial de R$ 12 milhões, a indústria Mineiro Novo pretende instalar uma unidade de produção de leite longa vida em Nova Andradina (MS). Na segunda fase, o projeto deve chegar aos R$ 30 milhões.
Há pouco mais de dois meses o leite longa vida era comercializado por R$ 1,29 no varejo de Cuiabá (MT). Hoje o produto já custa R$ 2,05, registrando alta de mais de 58%. O valor mais em conta encontrado no varejo entre as marcas Parmalat, Italac e Lacbom foi de R$ 1,79. De acordo com o gerente comercial do Atacadão, Wlamir dos Anjos, no mesmo período, o leite subiu 30% na rede atacadista.
Com a redução da produção e o baixo preço pago pelo governo aos fornecedores do programa do leite, R$ 0,50/l, parte dos pequenos produtores mineiros do norte do estado e Vale do Jequitinhonha passaram a comercializar o produto com laticínios desvinculados do programa Leite Pela Vida. Com isso, a distribuição de leite a 150 famílias foi prejudicada.
Reportagem do site <i>Agrodigital</i> informou que o preço do leite na União Européia (UE) teve um pequeno aumento em maio, rompendo a tendência de queda iniciada em fevereiro, e ficou em 0,2688 euros (US$ 0,3662) por quilo. Nos Estados Unidos, o preço de maio aumentou 0,0277 euro (US$ 0,0377) por quilo, e o preço do leite classe III chegou a 0,3180 euro (US$ 0,4333) por quilo.
Na sessão de ontem da Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) apresentou projeto de lei que determina a impressão do quadro de vacinas infantis obrigatórias nas embalagens de leite. Se aprovado, o quadro deverá ser impresso nas embalagens de leite do tipo B e C.
A maior cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, está em processo de instalar uma fazenda modelo com 3000 vacas na China, segundo reportagem de Andrew Janes para o site <i>Stuff.co.nz</i>. Esta é a primeira vez que a empresa será diretamente dona de suas próprias fazendas em qualquer lugar do mundo. A fazenda é um projeto piloto e, se as coisas correrem bem, existem planos para instalar mais fazendas naquele país.
O produtor Paulo Veloso dos Santos, proprietário da Fazenda Nova Suíça, vende todo seu rebanho leiteiro e equipamentos de leite, no próximo sábado, dia 21 de julho, a partir das 14 horas, na própria Fazenda -BR 354, de São Gotardo a Patos de Minas km 278.
Em São Paulo o leite longa vida e o queijo mussarela já tiveram aumento de 47% nos supermercados. A justificativa é a estiagem que assola os municípios e reduz os pastos. Em todo o estado, segundo notícia do Portal da Globo, a redução da produção chega a 13%.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu à Fazenda Torres, localizada na cidade satélite de São Sebastião (DF), o primeiro certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose da Região Centro-Oeste. Com área de 135 hectares e 158 cabeças de girolando, a propriedade se dedica, principalmente, à produção de leite.
Na esteira do sucesso dos filmes do Homem Aranha, a linha Danix, da Arcor, chega ao varejo com novas embalagens inspiradas no terceiro filme do super herói. A meta é reforçar a sintonia com o consumidor infanto-juvenil.