Giro de Notícias

21/09/2007

PIB do agronegócio cresce 2,03% até junho

Apesar de leve queda no ritmo de expansão por três meses seguidos, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro fechou o primeiro semestre do ano com uma taxa crescimento acumulado de 2,03%. Os bons resultados dos segmentos de frango e leite garantiram uma taxa de crescimento de 2,67% do PIB do agronegócio da pecuária. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP).

20/09/2007

Inflação nos alimentos - dá para acreditar?

Cunhada em 2007, a expressão "agflation" refere-se ao aumento dos preços das commodities agrícolas observado a partir de 2006 e intensificado em 2007. O argumento central, defendido até por autoridades do governo brasileiro, diz que o aumento da demanda por alimentos e o uso cada vez maior de produtos agrícolas para a produção de biocombustíveis levarão a um aumento consistente nos preços. Assim, esse dois fatores teriam alterado uma regra que era aceita como irreversível: os preços dos produtos agrícolas tendem, historicamente, a apresentar quedas reais, ou seja, a subir menos que a inflação. Ganhos de produtividade na agricultura explicariam a capacidade do setor de continuar se expandindo mesmo que com quedas reais nos seus preços.

20/09/2007

Indústrias mudam estratégias para não perder mercado

Para garantir a captação de leite e não perder participação no mercado diante do aumento do consumo interno e externo, grandes indústrias de lácteos estão revendo suas estratégias no Brasil. A Nestlé, por exemplo, pretende manter pelo menos 92% da produção no mercado nacional. A Parmalat está optando por ampliar o próprio rebanho, com animais que produzam cerca de 20 litros ao dia aumentando significativamente o volume, e a custo menor.

19/09/2007

ARG: Adecoagro investe em leite e biocombustível

A Adecoagro, empresa criada em 2002 e inserida no setor de alimentos e energia renovável, está atualmente mantendo seu foco no mercado argentino na integração vertical e no acoplamento de unidades estratégicas. O esquema começa com a produção de milho, destinado à fabricação de etanol e um subproduto, o grão destilado de milho, utilizado como alimento para o gado leiteiro. O esterco e outros efluentes serão processados em um biodigestor para produzir biogás, que será usado como auto-consumo para alimentar as turbinas geradoras de eletricidade das plantas industriais e a fazenda.

19/09/2007

Alta de alimentos desacelera vendas no varejo

Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em julho as vendas em volume no varejo cresceram 9,2% frente ao mesmo mês de 2006, mais de dois pontos percentuais a menos que em junho, que registrou aumento de 11,3%. A desaceleração foi puxada pela queda em super e hipermercados, que sofre os efeitos negativos da alta dos preços dos alimentos. O ritmo de expansão das vendas de alimentos e bebidas caiu de 8,2% em junho para 4,6% em julho.

Qual a sua dúvida hoje?