Giro de Notícias

24/10/2007

Coopervale já tem interventor, Casmil recebe leite

Dos 27 envolvidos na fraude do leite, presos na segunda-feira e na manhã de ontem, 13 foram liberados em Uberaba (MG) depois de colaborarem com a investigação. Também ontem, representantes do Ministério Público Federal e Estadual nomearam um interventor para atuar na Coopervale. Geraldo Cardoso Sobrinho será o responsável pela administração da cooperativa até que seus responsáveis sejam definidos. A reabertura da unidade será decisão dele. Já a Casmil recebeu o leite dos produtores normalmente.

24/10/2007

Mapa: cooperativas autuadas também vendem leite cru

Segundo esclarecimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nem todas as indústrias que compram leite das duas cooperativas autuadas pela Polícia Federal (PF) na Operação Ouro Branco, compram leite processado. Parte do produto vendido pelas cooperativas é leite cru refrigerado, de acordo com o Mapa, diminuindo os riscos de estar adulterado ou impróprio para consumo humano. Além disso, as irregularidades foram identificadas nas unidades beneficiadoras do produto, ou seja, em seu processo de industrialização.

24/10/2007

MG: promotoria determina retirada de leite do comércio

Em Uberaba (MG), o promotor de Justiça João Davina determinou a retirada das caixas de leite longa vida integral de possíveis clientes da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), dentre eles as marcas Calu e Parmalat, além da marca Centenário, da Coopervale. Mesmo procedimento foi adotado pela Vigilância Sanitária de Pouso Alegre (MG), que determinou a retirada dos produtos da Casmil.

23/10/2007

Especialistas comentam a adulteração do leite UHT

Entre os envolvidos em adulteração de leite em Minas Gerais, presos ontem pela Polícia Federal (PF), está um químico de Batatais (SP), que criou a fórmula adulterada. A PF disse que outras cooperativas do país podem usar o mesmo método. Aproximadamente 750 mil litros de leite eram adulterados por dia nas duas cooperativas (Coopervale e Casmil), com soda cáustica, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e soro acima do permitido.

23/10/2007

Danone deve reajustar lácteos em 10% este ano

A Danone anunciou que no final deste ano seus produtos lácteos sofrerão aumento de cerca de 10% na França, e se repetirá em outros países, incluindo o Brasil, em proporções similares. O motivo do reajuste, segundo o presidente do grupo, Franck Riboud, em entrevista ao jornal <i>Les Echos</i>, é o aumento do preço do leite e da publicidade, cujas tarifas sobem entre 6% e 7% ao ano desde 2003, além dos custos com plásticos e transporte.

23/10/2007

DF: MDA realiza curso sobre custo de produção

Obter conhecimentos necessários para fazer o levantamento de custo de produção do leite na agricultura familiar, para que estas informações sejam repassadas ao Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), é o objetivo do curso realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As atividades vão até quinta-feira (25), no Centro de Treinamento da Conab, em Brasília.

22/10/2007

MG: PF prende 25 pessoas por fraude em UHT

A polícia federal prendeu hoje de manhã 25 pessoas - entre dirigentes, empregados e um servidor do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (SIF) - da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). Eles foram acusados de adicionar substâncias não permitidas, ou além da dosagem máxima permitida por lei, ao leite longa vida integral, tornando-o impróprio para consumo, segundo laudo emitido por laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura.

Qual a sua dúvida hoje?