Giro de Notícias

05/11/2007

Leite e doenças cardiovasculares: uma revisão das evidências epidemiológicas

O consumo de leite aumenta o nível de colesterol e isso tem levado a uma marcada redução no consumo médio de leite. Entretanto, o leite também leva a uma redução na pressão sangüínea. Uma avaliação equilibrada sobre o consumo de leite e a incidência de doenças cardiovasculares pode somente ser baseada na observação direta dos ataques cardíacos e derrames em relação ao consumo de leite. Com base nisso, o pesquisador Peter C. Elwood, professor da Universidade Cardiff, no Reino Unido, analisou dez grandes estudos de longo prazo sobre o consumo de leite e as doenças cardiovasculares.

05/11/2007

ABLV pretende criar selo de qualidade

A ABLV (Associação Brasileira de Leite Longa Vida) pretende criar um selo de qualidade do leite aos moldes da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) para o leite. De acordo com o vice-presidente da associação, Laércio Barbosa, a certificação deve ser implementada em 2008 e visa a tranquilizar o consumidor, garantindo que, dentro da caixinha, só existe leite puro. A entidade está concluindo os estudos e os processos necessários à colocação do projeto em prática.

05/11/2007

SP: assentados terão melhoria na produção leiteira

Foi assinado na última terça-feira (30/10) o Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil e o Ministério da Agricultura na Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), no Centro de Exposições Imigrantes. A parceria buscará a melhoria genética do gado leiteiro e a qualidade do leite produzido nos assentamentos inseridos em bacias leiteiras do estado de São Paulo.

05/11/2007

Mapa suspende comercialização de UHT de 4 empresas

Na última sexta-feira (02), o Ministério da Agricultura suspendeu a comercialização de leite longa vida integral fornecido pela Coopervale, em Uberaba (MG), Casmil, em Passos (MG), Avipal, em Itumbiara (GO) e duas unidades da Parmalat, em Carazinho (RS) e Santa Helena (GO). A Paramalat divulgou em seguida que o governo tinha autorizado as vendas da unidade de Goiás no mesmo dia, e que no sábado (03), autorizou a comercialização de leite da unidade de Carazinho.

05/11/2007

Cerca de 30% do leite produzido não é fiscalizado

Do total de leite produzido no Brasil, um terço, em média, é feito no mercado informal, ou seja, não passa por fiscalização do governo e não é tributado. Por não pagar impostos e gastar pouco com equipamentos para a conservação do leite, o produto é vendido a um preço abaixo do de mercado. O destino mais comum desse leite é ser transformado em queijo. Assim, fica mais fácil o transporte e a conservação, já que queijos duram mais, mesmo sem refrigeração.

01/11/2007

NZ: produção pode ser limitada em Canterbury

O ministro da Agricultura da Nova Zelândia, Jim Anderton, sugeriu que pode ser necessário limitar a produção de leite na província de Canterbury, uma das principais regiões leiteiras do país, dizendo que o crescimento a qualquer custo na indústria não é aceitável. Canterbury está apresentando um boom na produção leiteira, com cerca de 400 mil vacas, representando mais de 10% do rebanho nacional. No entanto, a produção leiteira usa menos de 5% das terras produtivas de Canterbury.

01/11/2007

Mapa e Anvisa destacam que consumo de leite é seguro

Para acabar com as dúvidas sobre o consumo de leite do tipo UAT/UHT e pasteurizado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceram que as substâncias químicas encontradas no leite mineiro não oferecem riscos à saúde porque as quantidades são muito baixas. Mas independente disso, a Anvisa já efetuou a interdição cautelar dos produtos identificados com problemas, recolhendo-os para análise.

01/11/2007

Rubez: toda a cadeia está pagando pela adulteração

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), Jorge Rubez, afirmou que as cooperativas que fraudaram o leite respondem por 0,5% do total produzido no Brasil e toda a cadeia do leite está pagando pela adulteração. Segundo ele, existe uma tempestade em copo d´água, pois as cooperativas vinham fraudando o leite há dois 2 e não houve notícias de problemas de saúde decorrentes do consumo do produto no Triângulo Mineiro.

31/10/2007

Aumento da produção de pasteurizado é limitado

Os pedidos de leite pasteurizados subiram 10% nesta semana, segundo estimativas do setor. "Temos condições de aumentar a produção, mas não de suprir o consumo do longa vida", avaliou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Pasteurizado (Abilp), Benedito Vieira Pereira. De acordo com ele, as indústrias conseguem aumentar a produção, mas existe um limite - apenas aquelas que também fazem UHT é que têm maiores condições.

Qual a sua dúvida hoje?