Giro de Notícias

26/11/2007

Mapa: laboratório da região Norte terá sede em Belém

Belém (PA) será a sede do Laboratório de Controle da Qualidade do Leite na Região Norte, que será integrado à rede nacional de 8 laboratórios coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Mostras de leite cru serão coletadas mensalmente e analisadas para atestar a qualidade do produto antes de chegar à indústria. O anúncio foi feito durante workshop na Secretaria Estadual de Agricultura (Sagri), realizado no dia 13 de novembro.

23/11/2007

ESP: déficit de produção e preço alto influenciam setor

A ministra da Agricultura da Espanha, Elena Espinosa, atribuiu o aumento espetacular do preço do leite ao encarecimento dos cereais e a uma demanda internacional que supera os atuais níveis de produção. Em concreto, Espinosa apontou o mercado chinês, já que a demanda deste país aumentou em 136% somente no último ano. A ministra explicou que a Espanha está especialmente exposta a esta "situação de tensão", porque é um país deficitário na produção leiteira.

22/11/2007

Uma OMC retardatária?

Depois de quatro anos trabalhando ininterruptamente nos temas de comércio internacional ligados à Organização Mundial do Comércio (OMC), soaria, no mínimo, estranho negligenciar a importância da Rodada de Doha para o disciplinamento do comércio mundial, sobretudo agora que a rodada se encontra às portas de sua conclusão. É preciso, no entanto, reconhecer que existem novos temas não cobertos pela OMC que crescentemente afetam o comércio mundial de produtos agrícolas e industriais. Os novos temas a que me refiro são os relacionados ao meio ambiente.

22/11/2007

Argentina propõe tarifa de exportações ao Mercosul

Para evitar a exportação total da safra devido à alta dos preços dos produtos agrícolas, a Argentina está sugerindo a criação de uma tarifa de exportação para todo o Mercosul. O Brasil é contrário à idéia. A taxa teria como objetivo evitar que os produtores agrícolas deixem o mercado interno desabastecido, encarecendo o preço dos alimentos no país. O Ministério da Agricultura brasileiro vê na iniciativa argentina uma tentativa de frear a perda de mercados externos provocada pela política de retenção de seus produtos.

Qual a sua dúvida hoje?