Giro de Notícias

27/12/2007

RS: acordo reduz cortes de benefícios à cadeia leiteira

Um acordo limitou os cortes aos incentivos destinados ao setor lácteo do Rio Grande do Sul em R$ 20 milhões. A intenção inicial do governo era fazer cortes maiores nos R$ 200 milhões concedidos em benefícios ao ano para o setor. A decisão foi acertada, ontem (26), em encontro entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz), Sindilat, Fetag, Ocergs e Fiergs. O principal avanço das negociações ocorreu no leite longa vida (que paga 12% de ICMS). O governo pretendia reduzir os créditos presumidos de 8,5% para 4%, mas acabou recuando para 7,5%.

26/12/2007

Indústria de UHT ameaça sair de SP com fim de subsídio

A Secretaria de Estado da Fazenda informou que o decreto 52.381 alterou a forma de tributação pelo ICMS das operações com leite longa vida, buscando estimular a produção de leite no Estado de São Paulo. Segundo a secretaria, atualmente, as saídas de leite longa vida dos laticínios sofrem a incidência de uma carga tributária correspondente a 7% do valor da operação, mas é outorgado um crédito correspondente a 6,7%, restando uma carga de 0,3% à indústria. A partir de 1º de janeiro, termina a permissão de crédito nas aquisições do leite em outros Estados.

26/12/2007

Campina e Friesland Foods negociam fusão

As companhias de lácteos da Holanda, Friesland Foods e Campina, começaram negociações sobre uma possível fusão entre suas cooperativas e companhias de lácteos, segundo informou a própria Campina em seu site na internet. Ambas as companhias esperam que a fusão fortaleça suas posições internacionais com os produtos aos consumidores - com crescimento na Europa, Ásia e África - e com os ingredientes, com crescimento no mundo todo. Essa fusão, se completada, criará uma das maiores companhias de lácteos do mundo.

21/12/2007

Uso da terra e a falta de informação no Brasil

Na era do aquecimento global, conhecer com precisão o uso da terra no Brasil se transformou em obsessão das pessoas envolvidas com o tema da mudança climática. A obsessão só tende a crescer, agora que a prevenção contra o aquecimento global ganhou status de maior ação coletiva já desenvolvida pela humanidade. O Brasil, no papel de um dos maiores depositários de terra do mundo, foi pego desprevenido. Estamos descobrindo, a duras penas, que sabemos pouco sobre o uso da terra no País. A maior prova é que o mais recente número oficial sobre a área ocupada com pastagem data de 1996. Faz tempo, não?

21/12/2007

IBGE divulga dados preliminares do Censo Agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje os dados preliminares do Censo Agropecuário de 2006. A produção de leite naquele ano, segundo o censo, foi de 21,4 bilhões de litros. Na pesquisa Pecuária Municipal, a produção leiteira de 2006 contabilizada pelo instituto foi de 25,4 bilhões de litros. Um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo disse que a diferença porque os dados do censo ainda são preliminares e não foram analisados criticamente, e ainda serão contabilizados outros números.

Qual a sua dúvida hoje?