Giro de Notícias

18/01/2008

USDA projeta crescimento de 8% na produção brasileira

Segundo dados do relatório semestral "World Markets and Trade", do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil deverá produzir em 2008 28,89 bilhões de litros de leite, o que representa um crescimento de 8% frente ao volume de 2007, estimado pelo departamento em 26,75 bilhões de litros. O crescimento fica atrás apenas da China, que, segundo o USDA, deve produzir 38 bilhões de litros, registrando aumento de 8,6% frente a 2007. Em termos de volume, o Brasil deve apresentar um incremento de 2,14 bilhões de litros de leite, ficando atrás somente da China e dos Estados Unidos.

18/01/2008

Venezuela instalará 3 laticínios em conjunto com Irã

O Governo da Venezuela, em convênio de intercâmbio Venezuela-Irã, está construindo no país três plantas processadoras de leite. Segundo a Agência Bolivariana de Notícias, a vice-ministra de Projetos para a Economia Comunal, Marlene Arenas, visitou o município de Torres para inspecionar a construção da planta de leite. Ela disse que esta unidade terá uma capacidade para processar 36 mil litros diários de leite e recebeu o investimento de 12 milhões de bolívares fortes (US$ 5,60 milhões).

16/01/2008

Sem governo não vai dar

Temas como problemas sanitários, rastreabilidade, biotecnologia, têm patrocinado o início dos sistemas de certificação cada vez mais em moda nos dias de hoje e, mais recentemente, a emergência do tema da sustentabilidade, estão tornando o comércio internacional de alimentos e commodities agropecuárias complexo e pautado por procedimentos e padrões negociados de forma bilateral e com frágeis inter-relações com as regras multilaterais do comércio. Essa é uma das razões por que tenho defendido que as negociações da Rodada de Doha, nessa perspectiva, tratam de temas do passado e não tocam naqueles que estão, atualmente, na vanguarda das distorções no comércio. Não nos ajuda o fato de esse intenso movimento de certificações complexas não ser acompanhado por regras multilaterais que disciplinem a sua emergência. Embora as exigências caiam sobre os agentes privados, a confiança nos sistemas depende da chancela dos governos.

16/01/2008

MP facilita contratação temporária no meio rural

O esforço da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para desburocratizar as relações de trabalho no campo obteve resultado positivo com a criação do contrato de trabalho rural por pequeno prazo, por meio da Medida Provisória (MP) nº 410, de 28 de dezembro de 2007. Segundo as novas regras, as contratações de natureza temporária - com duração de até dois meses - poderão ser feitas por meio de um contrato escrito, sem necessidade de anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social ou em Livro de Registro de Empregados.

15/01/2008

Cresce cadastro de queijarias no IMA

Segundo a Gerência de Certificação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o número de cadastros de produtores rurais no Programa Queijo Minas Artesanal passou 6 em 2006 para 39 em 2007. O Programa, executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), em parceria com o IMA, tem como objetivo garantir a segurança alimentar, através do controle sanitário no processo de produção, incentivar e fortalecer a organização dos produtores, cadastrar os produtores e definir a cadeia produtiva.

Qual a sua dúvida hoje?