Giro de Notícias

02/04/2008

Cepea: preços em março sobem 3,72%

Em março, o preço médio referente à produção de fevereiro foi de R$ 0,7116/litro (sem o desconto do frete e dos impostos), 43% ou 21 centavos por litro acima da média do mês verificada entre 1998 e 2007. O valor é superior aos valores recordes de 2005. Para o próximo pagamento, 68% dos agentes (produtores e representantes de laticínios/cooperativas) consultados pelo Cepea apostam em altas, enquanto 32% acreditam em estabilidade. Essas boas notícias ao produtor, contudo, têm contraponto no encarecimento dos insumos, principalmente do sal mineral e dos grãos.

01/04/2008

EUA: reforma dará mais poder ao Federal Reserve

Os EUA apresentaram ontem um plano baseado em dois pilares visando uma reforma na regulação do sistema financeiro do país. Um deles é o fortalecimento do Federal Reserve (FED, o banco central dos EUA) e o outro é a consolidação do sistema regulador. A proposta foi encaminhada ao Congresso, mas não deve ser aprovada antes de dezembro. Pela proposta, o FED teria mais poderes do que hoje. A instituição ficaria responsável pela regulação de bancos de investimento, companhias de seguros, fundos hedge e qualquer outra entidade que ameace a estabilidade do sistema financeiro. "O Fed teria autoridade para examinar minuciosamente o sistema e olhar a fundo onde seja necessário", esclareceu o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson. Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o mercado financeiro reagiu com indiferença ao anúncio. O índice Dow Jones subiu 0,38% e a bolsa eletrônica Nasdaq, 0,79%.

31/03/2008

MT: Embrapa prevê expansão de 30% para carne e leite

Com o auxílio da Embrapa, Mato Grosso pode ter a produtividade de carne e leite ampliada em até 30%, num curto prazo. A pedido do governo do estado, a empresa começou a desenvolver com a Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, o programa de transferência de tecnologia para aumentar a eficiência das propriedades, o que poderá, em apenas dois anos, resultar em adicional de 500 mil toneladas só na oferta de carne bovina sem a necessidade de abertura de novas áreas.

31/03/2008

Pernambuco investirá na cadeia do leite

Thiago Ângelus, coordenador da área de Laticínios da AD Diper, Agência de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, informou que o setor de leite, derivados e sorvetes é fundamental para o desenvolvimento do Interior do Estado, gerando muitos empregos. De acordo com Moshe Dayan Fernandes, da área de Leite e Derivados do Sebrae-PE, a previsão dos especialistas é que, dentro de 20 anos, o Nordeste será a grande fronteira da cadeia leiteira do Brasil.

Qual a sua dúvida hoje?