Giro de Notícias

28/05/2008

Mercado internacional de lácteos anda de lado

Os preços internacionais de lácteos têm flutuado nas últimas semanas, sensíveis ao valor do dólar e ao que ocorre no mercado norte-americano. De um lado, a oferta mundial tem sido afetada pela seca da Nova Zelândia, redução esta que pode ficar entre 4 e 6% na safra, que termina agora em final de maio. Se isso se confirmar, a Fonterra necessitará adquirir leite em pó integral e manteiga. De outro, o aumento generalizado dos preços de alimentos colocam sob suspeita o quanto os preços mais altos podem permanecer, em especial diante de uma economia mundial com crescimento mais baixo do que no ano passado.

27/05/2008

Preços têm alta de 2,29% na 2ª quadrissemana de maio

Na segunda quadrissemana de maio, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 2,29%. A maior parte das altas está relacionada a fatores como repasse do aumento do custo de produção - em especial os associados aos preços do petróleo (notadamente fertilizantes e combustíveis), realidade de final de safra, oferta reduzida, clima e movimentos de mercado (commodities) que atingem de imediato o preço final de venda dos produtos agrícolas.

27/05/2008

MP da renegociação de dívidas rurais será assinada hoje

Em cerimônia hoje, às 18h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará a MP (medida provisória) que reestrutura a dívida agrícola. O governo estima que serão renegociados R$ 87 bilhões de todos os setores e de todas as origens desde 1980, segundo o ministro Reinhold Stephanes. Stephanes disse que medidas de estímulo ao setor serão anunciadas no plano de safra, que tem lançamento previsto para o final de junho. O governo estuda estender a desoneração tributária, em vigor atualmente para a cadeia do trigo e outros grãos. Depois o governo pretende anunciar um projeto para recuperação de áreas degradadas.

26/05/2008

Farm Bill é mais do mesmo

A Câmara dos Deputados e o Senado dos EUA aprovaram, por maioria absoluta, o texto da nova Lei Agrícola (Farm Bill) que entrará em vigor ainda este ano, com vigência até 2012. A lei é uma mescla dos projetos aprovados nas duas Casas no ano passado. A vitória com votos a favor acima de dois terços do total significa que o texto aprovado tem tudo para seguir adiante na forma desejada pelo Congresso, mesmo que o presidente George W. Bush decida vetá-la. Por razões que discuto a seguir, podemos esperar que o veto seja exercido. No entanto, Câmara e Senado podem anulá-lo, justamente porque o texto foi aprovado por maioria absoluta. Assim, podemos tomar o texto como a lei que entrará em vigor.

23/05/2008

UE: PAC visa cortar ajuda e maximizar produção

A Política Agrícola Comum (PAC) foi desenvolvida inicialmente em 1960, em um ambiente de baixos preços para os alimentos, insegurança alimentar, alta dependência de importações, baixa produtividade da agricultura européia e instabilidade dos mercados agrícolas. A PAC foi reformada em 2003 e, hoje, o objetivo é suprir as necessidades de um panorama internacional em evolução, em que a falta e os altos preços dos alimentos, além das mudanças climáticas, têm se tornado temas de pressão ainda mais significativos.

21/05/2008

EUA: benefício de mega-cooperativa é questionado

A idéia tradicional de cooperativas agrícolas é que os produtores têm mais força para negociar preços quando estão juntos. No entanto, a maior cooperativa de lácteos dos Estados Unidos, <i>Dairy Farmers of America</i> (DFA), não está trabalhando desta forma. Os executivos do grupo estão parecendo cada vez mais preocupados em agradar os executivos lácteos do que seus membros, isso durante um período de brutal consolidação da indústria.

Qual a sua dúvida hoje?