Giro de Notícias

22/07/2008

José Américo Simões, o "Manuelito", Gestor da Minas Leite

José Américo Simões, mais conhecido como Manuelito, é gestor da Minas Leite, Associação das Cooperativas de Leite no Sudoeste Mineiro, e produtor de leite. Com formação técnica em laboratório e administração, foi diretor de cooperativa, atuando no mercado de leite há 15 anos. Com o leite proveniente da captação de 14 associadas, a Minas Leite abastece indústrias mineiras e paulistas, trabalhando também para a melhoria técnica e gerencial de seus associados. Manuelito falou com exclusividade ao MilkPoint sobre a Associação e seus planos.

21/07/2008

RS: produtores rechaçam redução no preço do leite

Os produtores gaúchos de leite não aceitarão eventual proposta de redução dos valores pagos pela indústria. A cotação será discutida em reunião do Conseleite, hoje, na Fetag, em Porto Alegre, quando a UPF (Universidade de Passo Fundo) apresentará os dados coletados para estabelecer o preço de referência do leite no Rio Grande do Sul. A tendência apontada pela indústria, na primeira metade do mês, é de reduzir esses valores.

21/07/2008

PR: governo pretende fortalecer cadeia do leite

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná está discutindo a necessidade de políticas públicas para fortalecer a cadeia produtiva do leite. A preocupação é inserir o Estado no mercado nacional e internacional, em benefício dos produtores e das indústrias instaladas no Paraná. Uma das propostas é a realização de oficinas regionais para captar projetos e reivindicações das bases. O resultado será debatido num amplo seminário que definirá políticas públicas a serem fomentadas para toda a cadeia.

18/07/2008

PIB do agronegócio cresce com alta de insumos

Os preços dos fertilizantes e rações fizeram com que o Produto Interno Bruto (PIB) mantivesse taxas altas de crescimento em abril, acumulando aumento de 3,83% no quadrimestre. Os insumos somaram uma expansão de 7,70% no período. Enquanto o agronegócio apresentou ligeira desaceleração nos preços agrícolas, em abril, a expansão dos preços reais dos fertilizantes ultrapassou 53% e os preços das rações duplicaram no quadrimestre. Assim, embora o ritmo de crescimento do agronegócio esteja mais acelerado do que o observado em 2007, "a renda do produtor continua apertada", afirma Ricardo Cotta Ferreira, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Qual a sua dúvida hoje?