Giro de Notícias

27/08/2008

Parmalat reduz volume de captação

Segundo fontes do setor de lácteos, além de suspender as operações em sua fábrica de Ouro Preto D´Oeste, em Rondônia, a Parmalat também reduziu o processamento de leite nas unidades de Frutal e Governador Valadares, ambas em Minas, e Votuporanga (SP). A estimativa é de que a captação da empresa, que era de 100 milhões de litros por mês até abril tenha caído para menos da metade, para cerca de 40 milhões a 45 milhões de litros nas 15 unidades da empresa.

27/08/2008

Renda do produtor não acompanha PIB do agronegócio

O segmento de insumos e a produção primária dentro da porteira das fazendas continuam garantindo os bons resultados do PIB do agronegócio, que acumula crescimento de 4,96% de janeiro a maio deste ano. As taxas de 2,39% e 1,90% registradas pelos dois segmentos, em maio, superam em dobro os resultados do mesmo período de 2007. No acumulado do ano, o PIB dos insumos apresenta taxa de 10,37% e a produção primária soma 8,04%. "Na prática, tais resultados não demonstram ganhos de rentabilidade para o produtor, que aumentou sua produção, mas enfrenta elevação dos preços dos insumos e, conseqüentemente, dos custos de produção", afirmou o superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ricardo Cotta Ferreira.

26/08/2008

Estimativa de inflação recua e fica em 6,34%

O mercado brasileiro reduziu mais uma vez a estimativa para a inflação este ano, mas deixou inalterada as projeções para a taxa básica de juros. De acordo com pesquisa feita pelo Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, 25, analistas reduziram para 6,34% a estimativa para a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que baliza a política de metas de inflação no País. Apesar da mudança no cenário de curto prazo, o quadro para 2009 continua o mesmo.

26/08/2008

Queda na inflação faz confiança do consumidor aumentar

A inflação mais baixa em agosto teve reflexo imediato entre os consumidores e ajudou a impulsionar o Índice de Confiança do Consumidor (ICC). A taxa, a maior em mais de três anos, subiu 6,2% no mês, ante queda de 3,9% em julho. Segundo os técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o bom momento do mercado de trabalho ajudou na recuperação do otimismo. Porém, a inflação elevada nos meses anteriores já modificou o padrão de consumo das famílias e afetou expectativas de crescimento econômico.

26/08/2008

Logística: maior entrave ao crescimento do agronegócio

A balança comercial do agronegócio nacional fechou em US$ 49,6 bilhões. Os números são bons, mas poderiam ser melhores, não fosse o colapso logístico que o País enfrenta. A avaliação é do consultor de logística e infra-estrutura de transportes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antonio Fayet. Apesar do agronegócio no Brasil responder hoje por um terço do PIB nacional e representar 40% dos postos de trabalho, o setor passa por um momento de crise. Há deficiências em toda cadeia logística.

26/08/2008

Rússia avalia acordos para aderir à OMC

A Rússia sinalizou que pode interromper alguns acordos comerciais para aderir à Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou o primeiro-ministro, Vladimir Putin. O vice-primeiro-ministro, Igor Shuvalov, também comentou a possibilidade. "A Rússia pretende informar vários de seus parceiros na OMC sobre sua retirada de acordos que contradizem seus interesses", afirmou. Os comentários ocorrem em um momento de deterioração das relações entre a Rússia e o Ocidente devido à ação militar russa na vizinha Geórgia.

25/08/2008

Reinterpretando o valor do fracasso de Doha

Um mês após a interrupção das negociações da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), faz-se necessário desenvolver uma análise mais técnica sobre as diversas interpretações que foram publicadas na imprensa brasileira a respeito do que tinha ocorrido em Genebra naquela semana. A análise é efetuada em cima dos argumentos levantados por cinco especialistas, todos eles bastante críticos em relação à estratégia do governo brasileiro.

25/08/2008

Noruega aprova controle de desmatamento do Brasil

Vista por autoridades brasileiras como exemplo do que fazer com as riquezas do petróleo, a Noruega vê o Brasil como modelo do que fazer no combate ao desflorestamento. O governo norueguês se dispõe a pagar para apoiar e acompanhar a experiência brasileira, e pensa em exportar esse conhecimento a outros países de floresta tropical. Quem afirma isso são o primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, e o ministro de Meio Ambiente do país, Erik Solheim. Eles viajam em setembro ao Brasil para apoiar o recém-criado Fundo de Preservação da Amazônia.

Qual a sua dúvida hoje?