Giro de Notícias

04/09/2008

Preços em queda: oferta alta e recuo no consumo

O aumento da oferta e a queda no consumo, tanto no ambiente doméstico quanto no internacional, têm provocado significativa redução nos preços do litro de leite pago ao produtor nacional. Para o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, esse quadro se deve a fatores como a redução da importação por países que são tradicionais compradores e do poder de compra da população brasileira, diante da alta dos preços dos alimentos de forma geral. "Este fator é terrível em um momento que temos alta dos custos de produção", afirma.

04/09/2008

ARG: acordo de preços deverá ser prorrogado

O acordo de preço do leite firmado em julho pela indústria e produtores de leite da Argentina, que está prestes a vencer, poderá ser prorrogado pelo Governo por mais um mês. O acordo fixou um preço de 94,5 centavos de peso (31,69 centavos de dólar) por litro de leite para todos os produtores, mais o pagamento de um subsídio oficial de 10,2 centavos de peso (3,42 centavos de dólar), para o preço chegar a 1,047 pesos (35 centavos de dólar) por litro.

03/09/2008

Preço médio do leite é 7% menor que o de um ano atrás

Os nove estados pesquisados sobre o mercado lácteo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, registraram quedas de preços no pagamento de agosto, referente à produção de julho. Entre os sete estados tradicionalmente considerados para a média ponderada nacional (RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA), o recuo foi próximo de 3,5 centavos por litro, que representou 4,66% de queda. Com isso, o preço médio "nacional" bruto foi de R$ 0,7117/litro - sem descontar o frete e 2,3% de CESSR.

03/09/2008

ARG: gado e lavouras sofrem com seca histórica

Os problemas de abastecimento de alimentos na Argentina, causados pelos protestos de produtores nos últimos meses, têm sido agravados pela seca inclemente que afeta regiões produtoras do país, segundo a imprensa argentina. A falta de chuvas atinge principalmente a área localizada ao norte da província de Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba, Chaco, La Pampa e Santiago del Estero, justamente o coração da produção agrícola argentina.

03/09/2008

Laticínios e produtores recorrem ao governo

Produtores e indústrias de leite vão pedir ao governo ajuda no escoamento do excesso de produção - estimada entre 8% e 15%, dependente do segmento da cadeia. Em reunião ontem (02) em São Paulo, o setor decidiu encaminhar um documento solicitando o aumento do limite do Empréstimo do Governo Federal (EGF), para a armazenagem do produto, e a instituição de Prêmio de Risco para a Aquisição de Produto Agrícola oriundo de Contrato de Opção de Venda (Prop), para ajudar na exportação.

03/09/2008

RIISPOA: produtores querem mudanças no regulamento

Cadeias produtivas que trabalham com produtos de origem animal, como carne, leite, mel, pescados e derivados, estão se organizando para apresentar propostas de modificações ao novo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal (RIISPOA). O documento, que se encontra em consulta pública até o dia 15 de setembro, traz alguns avanços em relação ao regulamento vigente, que data de 1950, mas ainda apresenta pontos que merecem ponderação do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).

02/09/2008

EUA: alimentos de crias de clones chegam ao mercado

Leite e carne oriundos de crias de animais clonados estão se infiltrando aos poucos e sem alarde na cadeia de suprimento alimentar dos Estados Unidos. O número de clones está crescendo e ninguém está monitorando a expansão das linhagens. Em janeiro, a Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA) declarou que produtos vindos de vacas, porcos e cabras clonados - e de suas crias originadas convencionalmente - não ameaçam a saúde.

Qual a sua dúvida hoje?