Giro de Notícias

12/11/2008

Pecuaristas da Nova Zelândia visitam a Embrapa

Produtores de leite da Nova Zelândia visitam nesta quarta-feira (12) a Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), onde conhecerão os sistemas intensivos a pasto para produção de leite, desenvolvidos nessa unidade da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Os sistemas intensivos são aqueles que adotam alta tecnologia, com obtenção de produtividade várias vezes superior aos sistemas tradicionais, também chamados extensivos.

11/11/2008

UE: Brasil será "gigante exportador" agrícola até 2017

A União Européia avalia que o Brasil consolidará seu status como "exportador gigante" de produtos agrícolas até 2017, visto seu domínio nas vendas de oleaginosas, açúcar, etanol, carnes bovina e de frango. Já a UE deve perder espaço nas vendas de grãos, açúcar, lácteos e carnes. A exceção será para o trigo, cujas exportações deverão aumentar. Os Estados Unidos continuarão líder no comércio de trigo e de milho, principalmente.

10/11/2008

Dólar eleva preços e pode estourar meta de inflação

A inflação já mostrou em outubro os primeiros sinais de contágio da crise, ressaltando as dificuldades crescentes do Banco Central para cumprir a meta inflacionária neste e no próximo ano. Já influenciado pela alta do dólar, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu em outubro para 0,45% - contra 0,26% em setembro, segundo o IBGE. A taxa acumulada em 12 meses bateu em 6,41%, muito perto do teto da meta de inflação de 2008 (6,5%). É a maior marca em 12 meses desde julho de 2005 (6,57%).

10/11/2008

G-20: países ampliam gastos para conter crise

Para amenizar o efeito da crise financeira sobre a economia real, os países participantes do G-20 estão recorrendo a cortes de impostos, aumento de transferências governamentais e injeções de recursos públicos na economia - um arsenal conhecido como política fiscal anticíclica. É a mesma linha defendida pelo presidente Lula, que afirmou que não irá interromper as obras de infra-estrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Qual a sua dúvida hoje?