Giro de Notícias

12/12/2008

Crise expõe situação frágil das empresas de leite

A crise econômica que se agravou neste fim de ano, na verdade, apenas deixou aparente uma série de dificuldades financeiras que as empresas de lácteos vinham enfrentando desde que a oferta de leite no País disparou e o preço despencou. Desta vez, o sobe-e-desce é conseqüência de um volume inédito de investimentos recebido pelas empresas desde o ano passado - algumas abriram o capital e outras receberam sócios bem capitalizados.

12/12/2008

EUA: Programa de abate de rebanhos terá nova rodada

O CWT (<i>Cooperatives Working Together</i>) anunciou na terça-feira (10) a aceitação de 184 propostas de abate, enviadas por fazendeiros de diversos Estados, representando 61.078 vacas. Isto vai reduzir a produção em 544,32 milhões de quilos de leite, na segunda rodada do programa de abate neste ano. É a segunda maior quantidade de vacas a ser abatida e o maior volume de leite reduzido desde que o programa foi criado, em 2003. Juntas, as duas rodadas de abate deste ano vão eliminar 85.663 vacas e 742,54 milhões de quilos de leite.

11/12/2008

MT: Seder lança programa de incentivo à cadeia do leite

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) lança hoje (11) o Programa Estadual do Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, às 18 h, no Centro de Eventos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), durante o Seminário Empresarial da Cadeia Produtiva do Leite. O programa visa aumentar a produção do leite em Mato Grosso, incentivar as indústrias de laticínios e elevar o consumo dos produtos láteos, inclusive introduzindo o produto e seus derivados na merenda escolar.

11/12/2008

ARG: agricultores protestam contra governo

Produtores rurais da Argentina realizaram nesta quarta-feira (10), pelo segundo dia consecutivo, protestos em vários pontos do país para questionar as políticas do governo de Cristina Kirchner e reivindicar "uma democracia que leve a sério o setor". No dia em que os argentinos lembram o 25º aniversário do retorno da democracia, os agricultores se concentraram para advertir sobre "os múltiplos problemas" que afetam o setor e pedir um rebaixamento nos impostos às exportações de grãos.

11/12/2008

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu ontem manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano. "Tendo a maioria dos membros do comitê discutido a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros já nesta reunião, em ambiente macroeconômico que continua cercado por grande incerteza, o Copom decidiu, por unanimidade, ainda manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, sem viés, neste momento", foi a justificativa oficial.

Qual a sua dúvida hoje?