Giro de Notícias

23/12/2008

RO: reunião esclarecerá ações do Conseleite

O deputado estadual Jesualdo Pires, que preside a CPI que apura a comercialização do leite e derivados no Estado, anunciou que serão realizadas reuniões com os produtores para explicar como funcionará o Conseleite no estado. Conforme o deputado, a intenção é reunir os produtores, indústrias, Fetagro, sindicatos, cooperativas, Emater, Seagri e os técnicos da Universidade Federal do Paraná, para esclarecer a forma de funcionamento do Conselho do Leite do Estado e as atribuições de cada um.

22/12/2008

RJ: chuvas afetam a produção no Norte e Noroeste

Já chega a 30 mil litros de leite por dia a perda de produção devido às enchentes que estão atingindo 12 municípios do Norte e Noroeste fluminense. A informação foi dada na manhã da última sexta-feira (19) pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo. Segundo ele, os pecuaristas não estão conseguindo escoar a produção porque a maioria das estradas vicinais está com a tráfego interditado devido as enchentes. Algumas foram destruídas.

22/12/2008

Milho: exportação deve balizar preço em 2009

O Brasil terá de exportar um volume maior do que o embarcado este ano para sustentar os preços do grão. As razões estão aqui dentro e também lá fora. Após uma safra recorde em 2007/08 e exportações bem abaixo de 2007, os estoques de passagem brasileiros de milho estão elevados, em 12,8 milhões de toneladas, segundo a Conab. Isso pode compensar parcialmente a quebra de safra 2008/09 prevista para o Sul do país. Além disso, grandes indústrias de integrações de frango e suínos estão reduzindo a produção para ajustar os estoques à demanda.

19/12/2008

Perspectivas do comércio agrícola em 2009

Neste artigo fazemos uma primeira avaliação dos impactos de uma recessão nas economias avançadas e um menor crescimento dos emergentes no comércio mundial de produtos agroindustriais. Cruzando crescimento da economia mundial com comportamento do comércio de produtos agroindustriais, concluímos que a demanda por importações de produtos agrícolas não passará incólume ao menor crescimento econômico em 2009. Dois efeitos sobre o comércio agrícola são esperados: crescimento menor ou até redução na demanda, e redução nos preços, com maior intensidade naqueles produtos que ainda não tiveram seus preços ajustados já em 2008.

Qual a sua dúvida hoje?