Giro de Notícias

22/01/2009

BC faz o maior corte da taxa Selic em cinco anos

O Comitê de Política Monetária (Copom) reavaliou os rumos de sua política monetária, em meio à crise financeira internacional e à expectativa de desaquecimento mais forte da economia global, e realizou o maior corte da taxa básica de juros (Selic) em cinco anos. A redução foi de 1 ponto porcentual, acima das expectativas do mercado que esperava um corte de 0,75 ponto porcentual do País. Com a redução, a Selic caiu para 12,75% ao ano.

22/01/2009

Exportações em queda

Muito tem sido discutido sobre as limitações que a crise financeira internacional impôs sobre a disponibilidade de crédito. Um dos tipos de crédito diretamente atingidos por ela é o dos financiamentos às exportações que dependem de recursos captados no exterior. Uma menor disponibilidade de crédito às exportações contribui para a redução dos montantes exportados. Do lado do mercado físico, o que se observa é que as exportações vêm caindo nos últimos meses seguindo trajetória muito semelhante à da redução no crédito. Observando esse comportamento, a pergunta que fica é: é a menor disponibilidade de crédito para exportações que está levando a uma redução nos volumes exportados ou é a menor demanda internacional que leva a uma queda no volume exportado e, consequentemente, a uma menor demanda por crédito?

22/01/2009

China: expansão do PIB cai para 9% em 2008

O Produto Interno Bruto (PIB) da China diminuiu o ritmo de crescimento para 9% no ano passado, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. O país, que em 2007 havia obtido uma expansão de 13% e ultrapassado a Alemanha como terceira maior economia do mundo, vinha de seis anos consecutivos de aceleração do crescimento. De acordo com os dados do governo o PIB da China chegou a 30,067 trilhões de yuans (US$ 4,398 trilhões) no ano passado.

21/01/2009

Selic: mercado aguarda ansioso decisão do Copom

Mesmo que o Copom ratifique as projeções do mercado e reduza a taxa básica da economia, os juros reais brasileiros permanecerão como os maiores do planeta. A taxa básica Selic está em 13,75% anuais. A maioria do mercado espera que seja reduzida para 13% anuais. "Neste momento, é mais importante que o Copom sinalize que deu início a um ciclo de redução da taxa básica do que o tamanho do corte que virá amanhã [hoje]", afirma Jason Freitas Vieira, economista-chefe da UpTrend Consultoria Econômica.

Qual a sua dúvida hoje?