Giro de Notícias

08/06/2009

Grãos: Brasil deve ter segunda maior safra da história

A safra de grãos 2008/2009 deve alcançar 134,1 milhões de toneladas, de acordo com o nono levantamento divulgado nesta segunda-feira (8/06), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. Os dados mostraram queda de 6,9% na colheita, quase 10 milhões de toneladas a menos, mas a área plantada aumentou de 47,4 para 47,6 milhões de hectares. De acordo com o presidente da Conab, Wagner Rossi, a estiagem no Sul e o excesso de chuvas no Nordeste, comprometeram a colheita. "Mesmo diante das adversidades climáticas, o Brasil vai colher a segunda maior safra da história".

05/06/2009

Após análises, Mapa libera comercialização de leite

O Ministério da Agricultura informou ontem que liberou a comercialização de leite por parte de três laticínios localizados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Segundo comunicado do ministério, a liberação ocorreu depois de atendidas as determinações da pasta quanto à revisão do Programa de Controle de Qualidade, análise dos estoques e das novas produções. O ministério informou que amostras coletadas diariamente nas fábricas, durante duas semanas, foram encaminhadas para análises, "e os resultados mostraram-se dentro dos padrões de qualidade".

05/06/2009

Minc volta a atacar ruralistas

Depois de duas semanas de ataques a cinco colegas de governo, de críticas a ruralistas e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, avaliou na tarde de ontem (4) que continuará no cargo. "Estou firme, firmíssimo; tremei poluidores", afirmou ele, após audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Horas antes, ele havia dito que sentia todo dia "o pescocinho na mira". "Querem tirar uma picanha do Carlinhos", ironizou o ministro.

04/06/2009

Menor produção alavanca UHT e preço ao produtor

Os preços do leite recebidos pelo produtor em maio (pelo leite entregue em abril) subiram com mais força que no mês anterior em todos os estados pesquisados pelo Cepea, da Esalq/USP. O valor médio bruto (sem desconto dos 2,3% da CESSR e do frete) ponderado dos sete estados considerados para a média nacional (RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA) foi de R$ 0,6625/litro em maio, aumento de 5,86%, ou de 3,7 centavos por litro, frente ao pagamento anterior.

04/06/2009

Teste de progênie do Gir Leiteiro contará com rebanhos da Região Norte do país

Cerca de 80 novos rebanhos da raça Gir no Acre passam a integrar o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL). Nesta quinta-feira (04), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), Sílvio Pinheiro, o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, e o secretário de Estado de Agropecuária do Acre, Mauro Ribeiro, assinam um convênio para a inclusão desses rebanhos no Programa.

04/06/2009

Senado aprova regras de regularização fundiária

Até o final do mês, o governo começará a cadastrar os atuais ocupantes de uma área de 67,4 milhões de hectares de terras públicas da União na Amazônia - equivalente aos territórios de Alemanha e Itália somados -, para doação ou venda sem licitação, até o limite de 1.500 hectares. As regras do processo acelerado de regularização fundiária foram aprovadas ontem (3) pelo Senado e seguem para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

03/06/2009

Brasil mantém representatividade na OIE

O Brasil manteve a sua participação na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), após eleições realizadas durante a 77ª Sessão Geral do Comitê Internacional, ocorrida em Paris (França), na semana passada. O diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jamil Gomes de Souza, foi reeleito presidente do Comitê da OIE para as Américas, por mais três anos. Pelo mesmo período, o diretor de Programa da Área Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Jorge Caetano Júnior, foi reeleito para a Comissão do Código Sanitário da OIE, desta vez na qualidade de secretário.

03/06/2009

ARG: produtores continuam liquidando seus rebanhos

Produtores das principais bacias leiteiras da Argentina continuam liquidando seus rebanhos, devido à falta de perspectivas de intervenção oficial e pela seca brutal que afetou (e em alguns casos destruiu) os recursos forrageiros. Na última sexta-feira, na cidade de Ataliva, em Santa Fé, foram arrematadas 325 vacas pertencentes a um grupo de produtores que, diante da falta de perspectivas no setor leiteiro, decidiram sair do negócio.

Qual a sua dúvida hoje?