Giro de Notícias

08/07/2009

Proteção e protecionismo

Um conceito que vem sendo discutido em foros que visam a criar critérios de sustentabilidade para a produção de certas cadeias como a Mesa-redonda da Soja Responsável e a Mesa-redonda dos Biocombustíveis Sustentáveis é o de áreas de alto valor de conservação. Não há problema em proteger áreas que efetivamente possuam uma biodiversidade rica, recursos hídricos estratégicos, espécies importantes da flora e da fauna, entre outros valores socioambientais. O ponto é tratar o assunto pelo prisma da sustentabilidade e realmente balancear os aspectos sociais, ambientais e econômicos envolvidos.

08/07/2009

Uruguai pede que Brasil compre leite no Mercosul

O Uruguai pediu ao Brasil que continue comprando leite no Mercosul, ao invés de importá-lo dos Estados Unidos ou da Europa, disse nesta terça-feira (07) o presidente do Instituto Nacional de Leite do Uruguai, Manuel Marrero, à agência de notícias Efe. O ministro de Pecuária do Uruguai, Ernesto Agazzi, rejeitou também a alta da TEC do Mercosul proposta pelo governo brasileiro, de 14% para 27%, até que não se esclareça ou solucione os impedimentos ao leite uruguaio, apesar de Marrero ter reconhecido que seria um aumento "benéfico".

07/07/2009

Uruguai: restrição às vendas ao Brasil gera preocupação

Na última sexta-feira, representantes dos ministérios da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP), Economia e Relações Exteriores receberam os ministros do Desenvolvimento Agropecuário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, para avançar em uma solução quanto às licenças não automáticas de importação aplicadas pelo Governo Lula aos lácteos uruguaios. "Estão sendo discutidas soluções, mas sem avanços específicos no momento", disseram fontes oficiais do Uruguai.

07/07/2009

Brasil: neozelandeses querem investir na agropecuária

Mostrar a investidores e empresários da Nova Zelândia as oportunidades de negócios e de investimentos na agropecuária brasileira. Essa foi a razão da visita às duas unidades da Embrapa em São Carlos - Embrapa Instrumentação Agropecuária e Embrapa Pecuária Sudeste - do jornalista Tim Cronshaw, do jornal The Press, de Christchurch (Nova Zelândia) e do diplomata Matthew Paterson, primeiro secretário da Embaixada da Nova Zelândia em Brasília.

06/07/2009

ARG: produtores farão segunda fase de protestos

Os representantes da Mesa Nacional de Leiteria da Argentina decidiram continuar com a segunda fase do protesto leiteiro nacional, concentrando-se em frente a um supermercado na cidade de Córdoba para distribuir leite pasteurizado na última quinta-feira (02). Os produtores propuseram aos dirigentes da Comissão de Enlace Agropecuária novas jornadas de protestos, com essa mesma metodologia de entregar leite em frente a supermercados, a serem realizadas no meio desse mês nas cidades de Rosário, Santa Fé, Buenos Aires, Entre Ríos, La Plata e Mar del Plata.

06/07/2009

Presidente da IDF prevê recuperação do setor em 2010

O diretor geral da Federação Internacional de Lácteos (IDF, da sigla em inglês), Christian Robert, reconheceu que a produção de leite a nível mundial sofre o impacto da crise global, mas ainda assim prevê uma recuperação para o próximo ano. Robert afirmou que em curto e médio prazo, persistirá uma volatilidade de preços, mas prognosticou que os valores se recuperação "até 2010, com um aumento em torno de 12% a 14%".

06/07/2009

Cresce o poder de compra do salário mínimo

O reajuste do salário mínimo e a queda da inflação levaram neste ano a um novo aumento do poder de compra de quem vive do piso no país. Na média de janeiro a maio, um mínimo equivalia a 1,89 cesta básica, mais que o 1,74 da média de 2008, segundo cálculos da RC Consultores. Essa melhora ajuda a explicar o desempenho razoável do consumo em 2009, sendo um dos fatores por trás da demanda firme por alimentos e bebidas, os principais produtos consumidos por quem recebe o mínimo.

06/07/2009

Novo ministro francês é a favor da extinção das cotas

Na última semana de junho, o novo Ministro da Agricultura da França, Bruno Le Maire, manteve seu primeiro encontro com os produtores de leite, que é um dos setores agrários mais afetados pela crise de preços e um dos que mais ações sindicais tem realizado nos últimos meses. Ele deixou claro que apoia a regulamentação do setor através das relações contratuais. Nesse sentido, enfatizou a necessidade de respeitar o acordo de recomendação de preços ao qual chegaram produtores, indústrias e cooperativas no começo do mês e que estabelecia um preço médio de 280 euros (US$ 393,35) por 100 litros para todo o ano de 2009.

Qual a sua dúvida hoje?