Giro de Notícias

25/08/2009

Dejetos de animais podem gerar energia elétrica

O reaproveitamento de matéria orgânica produzida na atividade agropecuária, sobretudo o esterco de animais, pode gerar um bilhão de kilowatts-hora por mês, quantidade equivalente à que será produzida pela usina hidrelétrica de Jirau e suficiente para abastecer uma cidade de até 4,5 milhões de habitantes. Produtores agropecuários dispostos a investir no negócio podem embolsar até R$ 1,5 bilhão com a venda da energia elétrica, segundo estudo recém-concluído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em parceria com Itaipu Binacional.

24/08/2009

MG: evento mostra novas tecnologias de manejo

O III Circuito sobre a Pecuária de Leite Familiar do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha começa nesta terça-feira (25 de agosto), no município de Santo Antônio do Jacinto. Na quarta-feira (26), será a vez dos produtores de Itaobim terem acesso a novas técnicas de manejo dos rebanhos, com o objetivo de aumentar a produtividade e a rentabilidade das propriedades rurais. E, na quinta-feira (27), o evento será realizado em Rio Pardo de Minas.

21/08/2009

CNA: novos índices produtivos afetarão agronegócio

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, alertou sobre as eventuais mudanças nos índices de produtividade das propriedades rurais. "Vão minar todo o sucesso do agronegócio brasileiro", afirmou. A senadora disse que as mudanças poderão criar insegurança jurídica no campo, atingindo mais de 500 mil famílias. Para ela, o setor não precisa de índices de produtividade, "pois o mercado expropria quem não é eficiente".

21/08/2009

Colômbia quer atrair investidores do agronegócio

O governo colombiano está numa empreitada para atrair investimento de empresas brasileiras em agroindústrias na Colômbia. Um dos maiores produtores de café do mundo, importante produtor de leite na América Latina, dono de um rebanho de 26 milhões de cabeças de gado de corte e já atuando na área de biocombustíveis, a Colômbia quer aproveitar os acordos bilaterais que devem ser fechados até o final deste ano para atrair grupos brasileiros.

21/08/2009

Proposta sobre propaganda de alimentos é debatida

As propagandas de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans e sódio terão que obedecer a regras específicas. A proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi discutida ontem (20), em uma audiência pública. A audiência é a etapa final de um processo de participação social iniciado em 2006, com a Consulta Pública nº 71. Representantes do setor produtivo, da sociedade civil e das empresas de comunicação acertam os últimos detalhes do texto da resolução, que será publicada ainda em 2009.

21/08/2009

Produção de ração cai 3,8% no 1º semestre frente a 08

A produção de ração diminuiu 3,8% no primeiro semestre deste ano, na comparação com igual período de 2008, para 27,4 milhões de toneladas, informou o diretor do Sindicato Nacional das Indústrias de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zanni. Apesar da retração, o resultado é considerado "positivo" pelo setor, porque sinaliza uma recuperação da demanda, se comparada ao primeiro quadrimestre do ano, quando foi registrada queda de 5,9%, também em relação ao mesmo período do ano anterior.

21/08/2009

Aniversário não comemorável

Neste mês de setembro, deixaremos de comemorar o quinto aniversário do acordo de livre comércio Mercosul-União Europeia. Para aqueles que não se recordam, as negociações foram interrompidas em setembro de 2004 porque, na reunião do grupo negociador em Brasília, realizada um mês antes, Brasil e Argentina decidiram alterar a oferta tarifária do Mercosul para o setor automobilístico. Os europeus, como era de esperar, não gostaram e o clima favorável foi perdido, levando à interrupção das negociações.

20/08/2009

Revisão de índices de produtividade revolta ruralistas

Ao decidir alterar os índices de produtividade dentro de 15 dias, o governo atendeu a uma antiga reivindicação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas revoltou agropecuaristas. A medida ameaça reeditar impasses no campo como os registrados no final dos anos 90, quando produtores gaúchos impediam a fiscalização de fazendas no interior do Estado. A atualização dos índices permite ao governo ampliar o número de propriedades rurais passíveis de desapropriação.

20/08/2009

Nestlé-Garoto: novo pedido de vistas adia processo

A Nestlé caminha para obter uma vitória, na segunda instância da Justiça, na disputa que trava com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ficar com a fabricante de chocolates Garoto. Ontem, a quinta turma do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília poderia ter chegado a uma decisão favorável à multinacional se um novo pedido de vistas não tivesse ocorrido, interrompendo mais uma vez o processo, que já dura cinco anos. Essa é uma das mais longas brigas judiciais envolvendo decisões do Cade.

Qual a sua dúvida hoje?