Giro de Notícias

07/12/2009

Agropecuária sente os impactos da valorização do real

O câmbio deixou de ser um problema apenas da indústria e os produtores rurais se juntaram ao coro de reclamações contra o real forte. Sem a ajuda dos preços internacionais recordes de antes da crise, a valorização da moeda prejudica a rentabilidade das exportações agrícolas. Depois de três anos de bonança, o setor agropecuário experimenta queda da remuneração em moeda local. Os preços em reais das exportações agrícolas cederam 14,5% entre junho e setembro, diz o Cepea. Em relação a setembro de 2008, antes da crise, a queda é de 11%.

07/12/2009

Governo desenha alterações no Código Florestal

O governo deve fazer as alterações no texto do Código Florestal Brasileiro de forma "pulverizada", distribuindo as modificações em propostas legislativas já em tramitação no Congresso Nacional. Além disso, a ampliação do prazo para o registro das áreas de preservação permanente (APPs) e reserva legal, previsto no decreto de crimes ambientais, será parte de um amplo programa de regularização ambiental. Um novo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estenderá o prazo, que acabaria nesta sexta-feira, por até dois anos.

07/12/2009

Estudo mostra a importância dos lácteos na melhora de processos inflamatórios

Uma dieta rica em produtos lácteos pode reduzir os níveis de marcadores inflamatórios e oxidativos em pessoas com sobrepeso ou obesidade, disse um novo estudo dos Estados Unidos. O consumo de uma dieta rica em produtos lácteos levou a reduções significativas em compostos relacionados ao estresse oxidativo de mais de 20% em alguns casos e reduções em marcadores inflamatórios de 10% a 15%, de acordo com descobertas de um trabalho publicado no <i>American Journal of Clinical Nutrition</i>.

07/12/2009

Enquete: projeto na BA é votado como mais competitivo

A enquete realizada pelo MilkPoint entre os dias 12 a 29 de novembro avaliou a opinião dos leitores sobre a competitividade de dois diferentes sistemas de produção de leite. Foi perguntado: "Você acha que o projeto dos neozelandeses na Bahia tende a ser mais ou menos competitivo em comparação ao confinamento total no Sudeste/Centro-Oeste? Explique sua resposta." A maioria dos leitores (68%) que responderam à enquete, acreditam que o sistema neozenlandês - baseado na produção a pasto - seja mais competitivo em relação ao sistema de confinamento total.

04/12/2009

Tetra Pak: consumo mundial deve crescer 1,3% em 2009

O consumo de lácteos resistiu à crise econômica mundial, de acordo com o Tetra Pak Dairy Index, pesquisa global sobre tendências de consumo na indústria de leite feita pela fabricante sueca de embalagens. Segundo o levantamento, o consumo deve crescer 1,3% este ano, saindo de 259 bilhões de litros em 2008 para 263 bilhões de litros este ano. Menos afetado pela crise mundial, o Brasil ampliou o consumo em 2,5%, para 10,3 bilhões de litros. Só na região Nordeste do país, o aumento foi de 20%, segundo a Tetra Pak.

04/12/2009

Chile: Fedeleche reclama da falta de repasse de preços

A Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche) divulgou um comunicado onde reclama da demora das indústrias de lácteos em transferir as melhores condições do mercado internacional. De acordo com o presidente da Fedeleche, Dieter Konow, "seria inaceitável repetir a experiência de 2007, quando a indústria de lácteos demorou mais de seis meses para transferir a melhora do setor a seus fornecedores. É como chegar à festa quando a música está terminando".

03/12/2009

ARG: SanCor concluirá associação com Nestlé e Fonterra

A cooperativa argentina SanCor fechará um período de cinco anos de associação com a <i>Dairy Partners Americas</i> (DPA), joint venture entre a suíça Nestlé e a neozelandesa Fonterra, comprando os ativos das duas gigantes internacionais envolvidos nessa União Transitória de Empresas (UTE) formada em 2004. Entre os bens que ficarão nas mãos da SanCor, que tem sede em Sunchales (Santa Fé), estão as marcas de queijo Mendicrim e de sobremesa, Shimy, que eram de propriedade da Nestlé.

Qual a sua dúvida hoje?