Giro de Notícias

29/03/2010

Analistas sugerem investimentos em países emergentes

As previsões de crescimento feitas pela empresa britânica <i>Leatherhead Food International</i> para diferentes setores de lácteos, sugerem que empresas têm muitas opções de ganhos com investimentos em mercados emergentes. O analista da <i>Leatherhead</i>, Chris Brockman, disse que os mercados emergentes deverão ser os principais alvos de fusões e aquisições nos próximos anos, à medida que a indústria de lácteos europeia busca um rápido acesso a regiões de grande crescimento.

29/03/2010

Países do BRIC buscam atuação no mercado mundial

O grupo dos principais países de economia emergente, chamado de "Bric", negocia um acordo agrícola e a criação de estratégia comum para influir no mercado mundial de alimentos. Em reunião preparatória ao encontro presidencial de abril, em Brasília, os ministros de Agricultura do Brasil, Rússia, Índia e China identificaram "complementaridades" em ações rurais e discutiram a facilitação do comércio de bens agropecuários dentro do grupo.

29/03/2010

Agrindus inova em produção para o mercado judaico

A fazenda Agrindus é uma das maiores produtoras de leite do país, com produção de 1.200.000 litros por mês, dos quais aproximadamente 30 mil vão para uma clientela exigente, o mercado judaico. Esse volume, portanto, deve estar de acordo com normas judaicas. A fazenda já vende leite para a comunidade judaica há dez anos, sempre com a inspeção presencial, e agora a tecnologia vai poder dar uma força. A propriedade conquistou um certificado que permite um controle de qualidade à distância.

29/03/2010

FAO: método polêmico para avaliar impacto da pecuária

A Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) está usando, em novo estudo sobre o efeito da pecuária no clima, a mesma metodologia que apontou a produção de carnes como responsável por 18% das emissões de gases de efeito estufa no planeta, mais do que o setor de transportes. Usando a mesma "metodologia vertical", o estudo tende a inflar de novo o resultado que alimentou campanhas contra o consumo de carnes, causando inquietação nos exportadores.

26/03/2010

BRF mira exterior e projeta crescer 10% em 5 anos

A Brasil Foods (BRF), maior processadora nacional de aves e suínos, avalia que eventuais aquisições tenham maior probabilidade de ocorrer no exterior do que no País, que não tem muitas oportunidades. Nildemar Secches, co-presidente do conselho de administração da companhia, disse ontem (25) que a BRF está estudando alvos fora do País, principalmente unidades de processamento, e que a tendência é que a produção da empresa cresça mais fora do que dentro do Brasil.

26/03/2010

Conaprole planeja crescimento em 5 anos

A Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (<i>Conaprole</i>) projeta aumentar 35% a produção de sua bacia leiteira nos próximos cinco anos através do Plano Estratégico de Cinco Anos 2010-2014, que será colocado em prática no próximo mês, de acordo com o integrante da Área de Produtores da empresa, Gabriel Oleggini. Ele disse que a Conaprole determinou a meta de aumentar de 900 milhões de litros anuais que recebe atualmente para 1,2 bilhão de litros no final do período.

26/03/2010

Fonterra: previsão de preço estável e crescimento

A Fonterra, disse que os preços globais do leite parecem estar se estabilizando, assistidos por uma melhor demanda e à medida que os produtores reduzem sua produção. A Fonterra captou um recorde de 14,7 bilhões de litros de leite no ano passado. A produção desse ano provavelmente será maior que no ano passado, embora seja improvável a manutenção de um crescimento de 2%, disse o presidente da cooperativa, Henry van der Heyden.

26/03/2010

Ruralistas e ambientalistas voltam a se atacar

Nesta semana, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da comissão especial de reforma das leis ambientais, apresentou proposta para convidar dirigentes de cinco empresas a debater as modificações em audiência pública na Câmara. Coordenador da recém-criada Frente Parlamentar Nacionalista, Rebelo acusa ONGs de representar interesses estrangeiros contrários à produção nacional. A feroz disputa entre ruralistas e ambientalistas teve mais um capítulo ontem, durante audiência na Comissão da Amazônia.

25/03/2010

UE: preços sofrem leve reajuste em janeiro

Os preços do leite pagos aos produtores na União Europeia (UE) caíram 0,1% durante o mês de janeiro com relação ao mês anterior, segundo as últimas estatísticas da Comissão Europeia (CE). O preço médio do litro do leite na UE em janeiro foi de 28,96 centavos de euro (39,13 centavos de dólar) frente aos 29,99 centavos de euro (40,52 centavos de dólar) em dezembro de 2009. Com relação a janeiro de 2009, houve uma queda de 2% na média dos 27 países que compõem o bloco europeu.

Qual a sua dúvida hoje?