Giro de Notícias

23/08/2010

Bom Gosto e GP estariam em negociação

A GP Investimentos, um dos maiores fundos de <i>private equity</i> do país, negocia a fusão de sua operação de laticínio com a gaúcha Bom Gosto. O Bom Gosto, escolhido pelo BNDES para ser o consolidador do setor no Brasil, nega as negociações. Porém, no mercado comenta-se que o laticínio gaúcho incorporaria as operações da GP, que viu sua dívida de curto prazo crescer de 25 milhões de reais, no início de 2009, para 80 milhões, em março deste ano.

23/08/2010

Fetag avalia cenário da cadeia leiteira no RS

Para o presidente da Fetag/RS, Elton Weber, a alta nas importações brasileiras de lácteos, aliada à redução de preços ao produtor em plena entressafra, deverão resultar em diminuição da produção no segundo semestre de 2010. Além disso, a estiagem no Centro-oeste, principalmente em estados produtores como Minas Gerais e Goiás, poderá ocasionar falta de produto no mercado, o que deve reduzir a pressão baixista dos preços aos produtores.

20/08/2010

Além do Código Florestal

Não interessando de que lado do debate da reforma do Código Florestal se está, pelo menos um consenso existe entre os interessados no assunto: tanto o código vigente quanto o novo, em discussão no Congresso Nacional, carecem de ciência que dê suporte às obrigações impostas sobre o setor produtivo. Já passou da hora de deixar os argumentos emotivos de lado - do tipo "coitados dos produtores de café do sul de Minas Gerais, porque agora todos eles são bandidos" e "coitados dos cientistas bonzinhos que ficaram alijados do processo de discussão da reforma porque nem sequer foram consultados" - e partir para um debate com base mais em fatos do que em crenças, no qual as segundas intenções "saem do armário".

19/08/2010

MG: faturamento da Calu até julho é 5% maior que 09

A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu), no Triângulo Mineiro, apresentou crescimento próximo a 5% nos primeiros sete meses do ano em relação ao mesmo período de 2009. O incremento no faturamento não foi expressivo devido à redução dos preços pagos pelo leite em plena entressafra. O valor do litro de leite pago ao produtor está em torno de R$ 0,75, com queda de 6,16% frente aos valores pagos em junho. A expectativa é encerrar 2010 com aumento do faturamento entre 6% e 8% frente a 2009.

Qual a sua dúvida hoje?