Giro de Notícias

05/10/2010

Pesquisadores da Argentina criam "superleite"

Engenheiros agrônomos argentinos criaram o que chamam de "superleite", com um teor natural de gordura até 50% inferior ao normal e com altos índices de presença dos ácidos vacênico e linoleico - o que pode até ajudar na prevenção do câncer. A diferença em relação aos outros leites também conhecidos como saudáveis está na primeira etapa de produção: é nesse momento que são adicionados borra de soja, óleo e azeite de girassol ao alimento das vacas.

04/10/2010

NZ: valor exportado em agosto tem aumento expressivo

Um contínuo crescimento nas vendas do setor de lácteos está direcionando a Nova Zelândia ao maior superávit comercial em mais de oito anos, apesar de os especialistas alertarem de que a alta nos preços das commodities em breve afetará as exportações. O valor exportado de lácteos em agosto foi 38% maior que o mesmo período em 2009, ficando em US$ 366,10 milhões. O aumento ocorreu devido a preços internacionais mais fortes com relação ao ano anterior.

30/09/2010

Cepea: produção desacelera e preço segue estável

A estiagem na maior parte das regiões produtoras de leite do Brasil desacelerou o crescimento da produção em agosto. O ICAP-Leite/Cepea aumentou 2,4% entre julho e agosto - no mês anterior, a elevação havia sido de 5,5%. Além da falta de chuva, outro fator limitante à produção de leite é o encarecimento da ração concentrada. Os preços pagos pelo leite em setembro (referente à produção entregue em agosto) se mantiveram estáveis em relação ao mês anterior, com média bruta nacional de R$ 0,6923/litro.

29/09/2010

MG: leve chuva não muda cenário crítico

A estiagem prolongada, que foi interrompida na segunda-feira (27) por uma chuva leve na região, trouxe prejuízos para os pequenos produtores rurais, especialmente para os criadores de gado leiteiro. Em 175 dias sem chuvas, as dificuldades para alimentar os animais e a queda na produção do leite geraram preocupação. De acordo com Gilberto Carlos de Freitas, engenheiro agrônomo da Emater, a chuva que chegou não é suficiente para mudar a situação. Segundo ele, cerca de 30% das pequenas propriedades da região estão em situação crítica.

Qual a sua dúvida hoje?