Giro de Notícias

22/11/2010

BB veta novo plano, mas Nilza deve ser vendida

Credores com garantias reais da Indústria de Alimentos Nilza vetaram, por unanimidade, as alterações no plano de recuperação judicial da companhia. Mas a posição não deve impedir a venda do controle da empresa à Airex Trading. A decisão de aprovar a mudança no plano e que pode evitar a falência da Nilza caberá ao juiz da 4ª Vara Cível de Ribeirão Preto, Héber Mendes Batista. Ele deve se apoiar na posição dos credores trabalhistas, que aceitaram a proposta por unanimidade.

22/11/2010

RS: frio e falta de chuva impedem pastagens de verão

A seca nas regiões da Campanha e da Fronteira-Oeste do Estado do Rio Grande do Sul já está castigando o gado de leite. A falta de chuva e o frio prolongado causados pelo La Niña estão impedindo a evolução das pastagens de verão (milho e sorgo). Para agravar o quadro, o assistente técnico da área de criações e forragens da Emater-RS, Fábio Schlik, destaca que as forragens à base de aveia e azevém, do inverno, estão terminando.

19/11/2010

Valdir Colatto propõe regras para regular integrações

Um projeto de lei em gestação na Comissão de Agricultura da Câmara propõe regular as intrincadas relações de produtores integrados com empresas e agroindústrias. Em termos duros, a proposta prevê contratos obrigatórios de longo prazo, punições por descumprimento de cláusulas, corresponsabilidades em questões ambientais, abertura da planilha de custos e "participação" da indústria nos riscos da produção primária. O projeto, sugerido pelo deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) com o aval da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), também submete a discussões dos eventuais problemas entre empresas e produtores em um "fórum paritário" para soluções de controvérsias.

19/11/2010

RS: baixa adesão à IN 51 é preocupante

Os produtores gaúchos de leite precisam correr contra o tempo para se enquadrarem às novas regras de qualidade previstas na IN 51 e que entram totalmente em vigor em 1 de janeiro de 2011. Segundo o professor e coordenador do Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da UPF, Carlos Bondan, apenas 10% dos produtores de leite gaúchos atendem à exigência de presença de até 100 mil Unidades Formadoras de Colônia (UFC) por ml de leite.

19/11/2010

UE pressiona por agricultura mais "verde"

A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, adotou ontem (18) seu plano para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC), pela qual forçará os produtores a proteger o ambiente para poderem receber os subsídios bilionários. "A agricultura europeia precisa ser não apenas economicamente competitiva, mas também ecologicamente competitiva", afirmou o comissário europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, ao apresentar o plano ontem, em Bruxelas.

19/11/2010

Francisco Jardim descarta risco de vaca louca no Brasil

A Secretaria da Saúde de Campinas investiga um caso suspeito da doença de Creutzfeldt-Jakob (chamada popularmente de doença da vaca louca) em um homem de 50 anos, que está internado no Hospital Beneficência Portuguesa. O paciente passa por exames desde a semana passada para confirmar ou não a doença. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, "ainda não temos nenhuma confirmação de que seja essa doença. Mas já podemos adiantar que nunca houve registro de ´vaca louca´ no Brasil. Não há motivo para nenhuma medida preventiva de outros países", disse Jardim. O secretário informou que acionará a Polícia Federal para investigar o périplo feito pelo paciente, em sua recente viagem por vários países da Europa.

19/11/2010

Vilsack: alta dos preços agrícolas não elevará inflação

A disparada das cotações nos mercados futuros agrícolas não será traduzida em uma grande elevação dos preços dos alimentos para os consumidores, disse o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, em entrevista ao Wall Street Journal. "Não estou certo de que os preços das commodities necessariamente elevarão os custos dos alimentos de forma direta e na mesma proporção", disse. "Eles sobem e descem o tempo todo".

18/11/2010

NZ: questões ambientais podem desacelerar crescimento

O crescimento da produção de lácteos da Nova Zelândia desacelerará para menos de 2% ao ano até 2019, afetada por questões ambientais e de disponibilidade de água, previram analistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O representante da diretoria de comércio e agricultura da organização econômica, Pavel Vavra, disse no Congresso Mundial do Leite, em Auckland, que a Nova Zelândia estaria ainda produzindo 20 milhões de toneladas de produtos por ano em 2019.

Qual a sua dúvida hoje?