Giro de Notícias

25/11/2010

Fonterra quer limitar vendas de terras a estrangeiros

O presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, participou de um acalorado debate sobre a posse de fazendas da Nova Zelândia, apoiando as pessoas que estão protestando contra as vendas de terras a estrangeiros. Embora ele tenha concordado que o país precisa de capital estrangeiro para "crescer e direcionar" sua economia, ele disse que esses investimentos devem ser restringidos antes de se adquirir o controle de negócios agrícolas.

25/11/2010

Comissão incentiva uso de leite líquido na merenda

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou ontem (24) proposta que torna obrigatória a compra de, no mínimo, 40% do leite adquirido com recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na forma líquida. Para o relator, Cezar Silvestri, a medida garantirá o acesso dos produtores locais de leite líquido ao mercado da merenda escolar, "atualmente dominado por grandes e poucas indústrias produtoras de leite em pó".

25/11/2010

IBGE: produção sobe para 29,1 bi de litros em 2009

A produção de leite alcançou 29,112 bilhões de litros no Brasil em 2009, com alta de 5,6% em relação ao ano anterior, segundo mostra pesquisa divulgada ontem (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os principais produtores foram Minas Gerais (27,2% do total produzido no País), Rio Grande do Sul (11,7%) e Paraná (11,5%). Entre os municípios, o maior produtor de leite foi Castro (PR), seguido por Patos de Minas (MG) e Piracanjuba (GO).

24/11/2010

FAO: Lula indicará Graziano para concorrer à diretoria

O Brasil indicará José Graziano para concorrer à diretoria-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Graziano ocupa um cargo na organização como representante da América Latina e do Caribe. O anúncio foi feito ontem (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois de reunião com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e de Relações Exteriores, Celso Amorim na Base Aérea de Brasília.

24/11/2010

Código florestal requer discussões antes de aprovação

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na segunda-feira (22) que o Código Florestal não deve ir à votação este ano, como desejam alguns deputados federais. Segundo ela, a discussão sobre a proposta precisa ser ampliada na sociedade. "O tema requer mais debate. A proposta que está em discussão é insuficiente". O deputado Aldo Rebelo comentou que o "debate é sempre importante, mas que, ao mesmo tempo, a Câmara também precisa adotar providências principalmente sobre coisas imediatas: 90% dos proprietários rurais estão na ilegalidade".

24/11/2010

México irá promover o consumo de leite local

A partir desse mês, produtores de leite do México recorrerão o país para promover o consumo de leite nacional ao invés dos importados, alegando que esses são "sobras" de nações que possuem excedentes. Isso devido ao desaparecimento de cerca de 600 mil pequenos e médios produtores de leite mexicanos nas últimas duas décadas, de acordo com informações do Instituto Nacional de Estadística e Geografia (INEGI) no último censo sobre o setor agropecuário.

23/11/2010

Maranhão avalia os avanços do Programa Leite é Vida

Para avaliar os avanços e formas de aprimoramento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite no Maranhão e estratégias de execução para os próximos anos foi realizado, na última semana deste mês, o II Seminário Estadual do PAA. O Programa Leite Fome Zero/Leite é Vida é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, com vigência até julho de 2011. No Maranhão já atingiu 99% de execução das metas.

23/11/2010

Venda da 2ª maior fabricante de iogurte agita mercado

Cinco anos atrás, os franceses estavam eufóricos em relação aos boatos que a Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, seria vendida para a gigante norte-americana PepsiCo. O primeiro-ministro até cogitou colocar a empresa em uma lista de empresas para ser mantido sob responsabilidade francesa. Agora a Yoplait, a segunda maior no segmento, está à venda. PAI Partners, uma <i>private equity</i> francesa, está vendendo 50% de seu capital na Yoplait. O restante é detido pela Sodiaal, a maior cooperativa de lácteos do país. Mais uma vez, os concorrentes estão atrás de mais iogurte.

Qual a sua dúvida hoje?