Giro de Notícias

28/12/2010

R$ 1 bi mais cara, Transnordestina, enfim, avança

Hoje, a Transnordestina está entre as três maiores obras privadas do Brasil, ao lado das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO). Quando estiver toda concluída, em 2013, a ferrovia terá 1.728 km de extensão e ligará os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) ao sertão do Piauí. Transportará cerca de 25 milhões de toneladas/ano de grãos, minérios e gesso, além de uma série de outros produtos. Até lá serão necessários 3 milhões de dormentes (viga de cimento que sustenta o trilho), 1,5 milhão de metros cúbicos (m<sup>³</sup>) de concreto e 90 milhões de m<sup>³</sup> de escavações. Por enquanto, porém, apenas 1% de toda a obra está concluída, em quatro anos de trabalho.

23/12/2010

Rabobank prevê contínua alta de grãos em 2011

Os preços das commodities agrícolas, como o milho, continuarão em alta no próximo ano, devido à demanda dos mercados emergentes como a China, e ao aumento das cotações dos combustíveis, segundo análise do Rabobank. Há uma forte demanda por matérias-primas na China, e os preços ascendentes do milho podem impulsionar a alta de outros grãos, conforme o relatório. O forte aumento do custo do petróleo, os baixos estoques mundiais de alimentos e a debilidade do dólar podem também sustentar os preços, diz o banco holandês.

23/12/2010

MyPoint: transformando petróleo em leite na Arábia Saudita

A Almarai foi fundada em 1976 na Arábia Saudita, quando o príncipe sultão Mohammed bin Saud Al Kabeer enxergou o potencial para suprir à crescente demanda do mercado doméstico saudita por lácteos. Sob sua gestão e ideias visionárias, utilizou-se de inúmeros projetos agrícolas de todo o mundo e transformou, o que antes era uma tradicional propriedade, em uma moderna fazenda leiteira com plantas de processamento tops de linha.

23/12/2010

Pecuária perde Nelson Pineda

É com muito pesar que informamos que na tarde de ontem, faleceu em Oriente/SP, após uma parada cardíaca, o pecuarista Nelson Pineda. O titular da Fazenda Paredão, era venezuelano, naturalizado brasileiro e sempre estava pronto para contribuir com o desenvolvimento da pecuária brasileira. Entusiasta do melhoramento genético, Pineda desenvolvia suas atividades em propriedades localizadas em São Paulo e Bahia, sempre esteve ligado à pesquisa e a busca por melhor eficiência e também trabalhou como diretor técnico da ABCZ.

22/12/2010

Arla Foods quer fusão com companhia de lácteos alemã

A companhia de lácteos sueco-dinamarquesa Arla Foods está negociando uma fusão com a rival alemã, Hansa-Milch, continuando a onda de fusões no setor que no início desse mês foi marcada pela entrada da PepsiCo no mercado russo. A Arla, que já é resultado de uma mega-fusão ocorrida em 2000 entre grupos lácteos da Dinamarca e da Suécia, disse que seus membros e os membros da Hansa-Milch esperam ter a fusão votada em fevereiro ou março do próximo ano.

22/12/2010

Top 100: participe indicando fazendas

O Top 100 é um levantamento inédito idealizado pelo MilkPoint, iniciado em 2001. O objetivo é identificar e conhecer mais sobre os 100 maiores produtores de leite do país, a partir da quantidade efetivamente comercializada de leite. É possível entender o que acontece com o mercado de leite, no âmbito dos maiores produtores, ajudando a identificar tendências de migração da produção entre regiões e tipos de sistema de produção que se consolidam no país.

22/12/2010

Conheça os 100 brasileiros mais influentes em 2010

No início do mês a revista Época publicou uma listagem com os 100 brasileiros mais influentes em 2010. Entre políticos, artistas, jogadores de futebol, professores e empresários de diversos setores, destacam-se o deputado federal Aldo Rebelo (relator do Código Florestal), Alberto Weisser (Bungue), Alexandre Behring (3G - Burger King), Claúdio Maretti (WWF), Joesley Mendonça Batista (JBS), Luciano Coutinho (BNDES), Marcos Jank (Unica), Marcos Lutz (Cosan), Pedro Arraes (Embrapa) e Suzana Kahn Ribeiro (Ministério do Meio Ambiente) que tem alguma ligação com o Agronegócio.

22/12/2010

Rossi terá pulso firme para expandir o agronegócio

Com superávit comercial de US$ 58,2 bilhões neste ano, o agronegócio é mais uma vez a principal fonte de sustentação das contas externas brasileiras, graças ao seu poder de competição. Convidado para continuar no posto no próximo governo, o ministro da Agricultura Wagner Rossi disse: o setor precisa de segurança para produzir bem e para ser competitivo. Insatisfeito com o ritmo de trabalho no Ministério da Agricultura, Rossi prometeu à presidente eleita, Dilma Rousseff, que terá pulso mais firme em sua gestão, com o objetivo de modernizar o serviço público para poder acompanhar os avanços verificados nos últimos anos pelo setor privado.

Qual a sua dúvida hoje?