Giro de Notícias

01/02/2011

Mesmo sem Doha comércio global dobra em 10 anos

A receita gerada pelo comércio global dobrou em uma década e o número de acordos bilaterais aumentou desde que as discussões sobre a Rodada Doha foram interrompidas, conforme reportagem do Wall Street Journal. Embora os governos dos países afirmem não ter desistido de negociar o fim de uma série de barreiras comerciais no mundo, os obstáculos para se chegar a um acordo, que já eram grandes, recentemente cresceram ainda mais. Em 2010, as exportações somaram US$ 13 trilhões no mundo. Em 2001, quando começaram as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Doha, no Catar, elas somavam US$ 6,5 trilhões. Esse aumento de 100% ocorreu mesmo sem a concretização da Rodada Doha.

31/01/2011

Confusões sobre o Código Florestal

A confusão que a mídia tem noticiado sobre a reforma do Código Florestal e novas catástrofes, como a vivida na região serrana do Rio de Janeiro, é tendenciosa e superficial. É muito fácil dizer que a mudança do clima, a ocupação irregular de áreas de risco e a agricultura são responsáveis pelos deslizamentos, como ressaltado por várias reportagens nos últimos dias. No entanto, em vez de fomentar mudanças concretas e sérias em diferentes níveis governamentais e também na sociedade, casos como o de Santa Catarina (2008), Angra dos Reis (2010) e agora da região serrana geram uma infinidade de desculpas e um empurra-empurra abominável para definir quem é culpado. Será o Código Florestal?

31/01/2011

Doha deve ser concluída em 2011 para evitar fracasso

As negociações globais de comércio serão concluídas este ano, se os 24 ministros das principais potências comerciais cumprirem o compromisso formulado no dia 29 de manhã, em Davos, numa conferência paralela à reunião do Fórum Econômico Mundial. Compromissos parecidos foram assumidos antes, no mesmo local, e resultaram em nada. Mas, desta vez, há uma diferença: se a Rodada Doha não for terminada em 2011, o fracasso será irreversível.

28/01/2011

USDA prevê aumento de produção e preços em 2011

O último relatório de World Agricultural Supply and Demand Estimates (Estimativa Mundial de Oferta e Demanda da Agricultura), divulgado na semana passada, projeta para os Estados Unidos uma produção de 88,7 bilhões de litros em 2011, uma alta de 1,4% frente a 2010. Para o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) o ano de 2010 terminou com um mercado mais ajustado e apesar dos expressivos aumentos de produção no 2º semestre, os estoques foram reduzidos, principalmente de manteiga e leite em pó desnatado.

28/01/2011

Prejuízos pela estiagem se agravam no Sul do RS

Quinze municípios já decretaram situação de emergência por causa da estiagem no Rio Grande do Sul. No sul do estado, com a qualidade da pastagem prejudicada, os criadores de gado de leite começam a sentir a queda na produção. Há mais de três meses não chove forte na região. Sem umidade no solo as pastagens nativas secaram e as cultivadas não se desenvolveram. Sem a principal fonte de alimentação, as vacas diminuem a produção de leite.

28/01/2011

Seguro de receita agrícola estreia no mercado brasileiro

A UBF acaba de lançar a primeira apólice de seguro agrícola do país que cobre uma parte da receita esperada pelo agricultor com a venda da produção, e não apenas os gastos com o custeio de safra. Antiga reivindicação dos agricultores brasileiros, a novidade, pioneira na América Latina, mas muito utilizada nos Estados Unidos, está disponível apenas para a soja e chegou ao mercado em um lote-piloto de dez apólices negociadas no Paraná.

Qual a sua dúvida hoje?