Giro de Notícias

07/04/2011

Nestlé e Fonterra suspendem planos de aliança no Chile

A Nestlé, maior grupo alimentício do mundo, e a Soprole, filial chilena da maior cooperativa de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, anunciaram na terça-feira (5) a suspensão de um plano para unir seus negócios de lácteos no Chile, em meio a críticas do Governo e produtores locais. Em um comunicado, as filiais das multinacionais informaram que retiraram as consultas de autorização que fizeram ao órgão regulador local, porque "avaliaram que não estão dadas as condições para seguir adiante com o processo".

07/04/2011

Izabella nega adiamento de decreto de regularização

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, voltou atrás e negou que o governo cogite adiar a edição do decreto que determina um prazo para a regularização ambiental de propriedades rurais como solução imediata para os impasses entre os ruralistas e ambientalistas sobre mudanças no Código Florestal. Na terça-feira (5), após reunião com o presidente da Câmara, Marco Maia, a ministra disse que a prorrogação do decreto era uma das possibilidades para ganhar tempo na discussão do novo Código Florestal.

06/04/2011

Milho: Imea espera produção menor no MT

Concluído o plantio da segunda safra - a safrinha - de milho, em Mato Grosso as estimativas para a produção indicam que a queda será um pouco maior que o esperado. O último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica uma colheita de 7,56 milhões de toneladas, 2,5% abaixo do estimado em março e 10,1% menor que o colhido na safra anterior, de 8,41 milhões. No caso da soja, mesmo com o atraso no plantio e a dificuldade em se colher em decorrência das chuvas em Mato Grosso, o Estado terá uma produção recorde neste ano.

06/04/2011

Produtores estão confiantes na atualização do CF

Os milhares de produtores rurais que participaram da mobilização em prol da alteração do Código Florestal, nesta terça-feira (5), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, seguem de volta para suas cidades de origem confiantes na atualização do Código Florestal. Partem com a certeza que conseguiram mostrar ao Congresso Nacional a necessidade de atualização do Código. Durante o dia, os participantes, vindos de todos os Estados do País, tiveram a oportunidade de conversar pessoalmente com seus parlamentares e pedir apoio durante a votação.

05/04/2011

BA: municípios do norte recebem orientação da IN-51

Para reestruturar a cadeia produtiva do leite e derivados nas regiões do Sisal e Riachão do Jacuípe, a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), acompanha o processo final de certificação de 15 indústrias de laticínio. Com a medida, a expectativa da Adab é que cerca de 150 mil de litros de leite/dia, produzidos principalmente por agricultores familiares, saiam da clandestinidade, passem a ser processados por indústrias inspecionadas e garantam ao consumidor um produto de qualidade.

05/04/2011

ICONE: estudo avalia impactos do Código Florestal

Nesta segunda-feira, o ICONE (Instituto de Estudo do Comércio e Negociações Internacionais) divulgou uma cartilha sobre Código Florestal, intitulada "Agricultura, Conservação Ambiental e a reforma do Código Florestal". A visão do documento pauta-se pela necessidade de debater a reforma do Código Florestal com racionalidade. Para isso, o ICONE apresenta propostas e sugere soluções para que a ocupação e o uso da terra sejam feitos de forma a equilibrar conservação ambiental, produção agrícola e desenvolvimento econômico. O Instituto acredita que é possível e desejável o equilíbrio entre a sustentabilidade e a expansão da produção. Para tanto, é urgente que se adote um novo Código Florestal que crie incentivos para a regularização ambiental dos produtores e estabeleça formas de viabilizar a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a compensação das áreas de Reservas Legal (RL), bem como a proteção efetiva da vegetação nativa existente.

04/04/2011

Mercosul se une contra controle de preços de commodities

O aumento dos preços de produtos agrícolas e a volatilidade das commodities no mercado internacional motivaram ministros da Agricultura de seis países da América do Sul a esboçar uma estratégia comum para enfrentar o tema. A iniciativa da França de controlar os preços das commodities levou o Conselho Agropecuário do Sul (CAS), composto pelos ministros de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, a manifestar descontentamento com a proposta.

04/04/2011

China: licença de produção deve afetar um quinto das indústrias

Um requerimento para que as companhias de lácteos chinesas renovem suas licenças de produção poderá levar ao fechamento de um quinto das empresas. Esse alerta veio de um relatório publicado pela Associação de Lácteos da China, operada pelo Ministério da Agricultura chinês. A associação disse que esse passo poderá resultar no fechamento de 20% das 800 companhias de lácteos que atualmente estão licenciadas.

01/04/2011

Aldo Rebelo pode alterar Código Florestal

O relator do Projeto de Lei 1876/99, que altera o Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), confirmou nesta quinta-feira que poderá retirar do seu substitutivo a chamada ´moratória do desmatamento´. O deputado também está disposto a acatar a sugestão de agricultores familiares quanto a uma redução ainda maior das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios, e defendeu ainda a simplificação da averbação da reserva legal.

01/04/2011

RS: Lableite, da Embrapa, é aprovado

A cadeia produtiva do leite comemorou a aprovação pelo Ministério da Agricultura do credenciamento do primeiro laboratório público para análise do produto no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta (31), na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Clima Temperado, em Pelotas (RS). A aprovação do Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite), em Capão do Leão, vai facilitar as análises de qualidade do produto, principalmente da região sul do Estado.

01/04/2011

Índia: maior do país, Amul, já busca leite em outras regiões

A maior cooperativa de lácteos da Índia, que vende seus produtos lácteos sob a marca Amul, em uma medida estratégica, começou a buscar leite fora do Estado onde se localiza, Gujarat, para enfrentar o crescimento do mercado. "Compramos 700-800 mil litros de leite diariamente fora de Gujarat nos últimos seis meses", disse o diretor gerente da cooperativa Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), R S Sodhi.

Qual a sua dúvida hoje?