Giro de Notícias

01/06/2011

Sorveteria Freddo espera faturar mais no Brasil do que na Argentina

Com faturamento perto de US$ 50 milhões em 2010 e aumento das vendas acima de 20% ao ano, a Freddo terá que se acostumar com o sotaque brasileiro - o próprio Sergio Gratton, executivo no comando da empresa, tem aulas particulares de português todas as semanas. Depois de ter chegado ao país em dezembro, com a abertura de uma loja no Shopping Iguatemi de Brasília, a Freddo inaugurou outros dois pontos de vendas em São Paulo e espera chegar ao fim de 2011 com sete unidades.

31/05/2011

Cepea: preço médio real é o mesmo de maio de 2010

Em maio, o preço médio pago pelo leite ao produtor (referente à produção de abril) aumentou 5,5% (o equivalente a 4,4 centavos por litro) em relação ao mês anterior, impulsionado pela menor oferta do produto neste período de entressafra. O valor médio (bruto) foi de R$ 0,8399/litro. Em termos reais, ou seja, descontando-se a inflação (IPCA de abril/11), o valor pago pelo leite ficou no mesmo patamar observado em maio do ano passado (leve recuo de 0,1%); em termos nominais, houve alta de 5,2% frente àquele mês.

31/05/2011

Conaprole supera amplamente suas metas de produção

"A Conaprole espera superar amplamente suas metas de crescimento fixadas quanto à produção de leite, prevendo que, até o final de julho, tenha aumentado mais de 10%, acima dos 7% previsto anteriormente", segundo o diretor da cooperativa, Alejandro Pérez Viazzi. Ele disse que as captações já superaram os 1 bilhão de litros, acima dos 970 milhões de litros do exercício anterior e entende que ficarão em mais de 1,1 bilhão de litros quando fechar o exercício em julho, com o crescimento estimado para o ano superior a 10%.

31/05/2011

USDA aumenta previsão de preços dos lácteos no varejo nos EUA

O Governo dos Estados Unidos aumentou sua previsão para os preços varejistas dos lácteos no país, mas manteve sua projeção sobre inflação de alimentos no ano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu que a inflação de alimentos se manterá em 3% a 4% em 2011. Os preços varejistas para os produtos lácteos estão agora previstos para aumentar 5% a 6% em 2011, mais que a previsão de abril, de 4,5% a 5,5%, devido aos maiores preços projetados do leite.

31/05/2011

"Agricultura corporativa" ganha espaço no país

Não é de hoje que os mercados de terra e de produção agrícola em geral atravessam um processo de concentração no país. Nos últimos anos, porém, esse movimentou ganhou uma nova roupagem e agentes diferentes. Agricultores tradicionais, incluindo os de grande porte, passaram a conviver com concorrentes nacionais e estrangeiros fincados desde a origem em pilares corporativos e discursos baseados em profissionalização, governança, sustentabilidade e retorno do capital.

30/05/2011

Acir Gurgacz, presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, defende o cooperativismo

Em audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite, na última sexta-feira (27), o presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), senador Acir Gurgacz (PDT-RO), alertou para a necessidade de os produtores se associarem em cooperativas. Na opinião do parlamentar, as cooperativas de produtores não somente do setor de leite, a exemplo do que tem ocorridos em outros estados do Brasil, tem condições de negociar em melhores condições os preços de seus produtos.

30/05/2011

CNA: alto custo de produção e importações são os vilões da pecuária leiteira

O aumento do custo de produção e o crescimento das importações foram apontados como os fatores responsáveis pela diminuição da renda dos produtores de leite nos últimos anos no Brasil. O estudo foi apresentado pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Barcelos Lucchi, durante audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite, realizada nesta sexta-feira (27) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.

27/05/2011

André Pessôa: "Hoje vivemos num mercado desequilibrado devido um fator inédito, o choque da demanda"

No dia 26/05, a AgriPoint esteve presente no Seminário Perspectivas para o Agribusiness em 2011 e 2012, promovido pela BM&F Bovespa e pelo Ministério da Agricultura em São Paulo/SP. A palestra "O mercado mundial de commodities" foi proferida por André Souto Maior Pessôa da Agroconsult e teve como debatedor André Nassar, do Icone. Os temas mais discutidos da palestra foram oferta e demanda de alimentos, aumento do consumo de produtos de origem animal e desafios do Brasil, dos produtores e do setor. Confira o resumo da palestra!

27/05/2011

Entrada em vigor da IN-51 gera preocupação

A escalada de preços e a queda na oferta de leite, em função da estiagem, poderão ser agravadas caso a Instrução Normativa 51, que deverá entrar em vigor no dia 1º de julho, seja implantada da forma como está prevista. A estimativa do segmento é que, caso sejam implantadas as novas regras para a produção de leite cerca de 70% dos produtores brasileiros passem a trabalhar na ilegalidade. A nova legislação visa padronizar em nível de qualidade internacional a produção láctea do país, impondo controles sanitários mais rígidos.

27/05/2011

Produtores de queijo artesanal em Minas Gerais têm imbróglio resolvido

Vem do deputado estadual Antônio Lerin (PSB) a informação de que os produtores de queijo Minas terão dois anos para se cadastrar junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) a fim de se adequar às exigências legais para a fabricação da iguaria. Decisão foi tirada de uma reunião, ontem, em Belo Horizonte, da qual participaram também o procurador-geral de Justiça de Minas, Alceu José Torres Marques, além de outros parlamentares e técnicos de diversas áreas afetas ao tema.

27/05/2011

USDA avalia efeitos do terremoto na produção leiteira do Japão

O abastecimento de lácteos no Japão retornou ao normal após a interrupção causada pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em março, mas um novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) alerta que o mercado continua fraco. O relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro disse que o setor na região oriental do Japão foi "devastado" pelo desastre, mas o impacto geral na oferta de leite do país deverá ser limitado.

Qual a sua dúvida hoje?