Giro de Notícias

16/06/2011

Argentina: produtores protestam por aumento de preços e ameaçam parar

Os produtores da principal bacia leiteira da América Latina, que compreende o oeste de Santa Fé e o leste de Córdoba, na Argentina, reclamaram que a indústria atualize os preços que pagam pela produção de 1,53 pesos (US$ 0,37) por litro para 1,80 pesos (US$ 0,44). Os produtores argentinos realizarão um protesto na segunda-feira (13), reclamando esse aumento, na planta da indústria de lácteos SanCor, em Sunchales, Santa Fé.

15/06/2011

Mapa confirma entrada em vigor de normas sobre qualidade do leite

A Instrução Normativa 51/02, do Ministério da Agricultura, que regulamenta os novos parâmetros de qualidade para produção do leite nacional, equiparando-os aos parâmetros europeus, entrará em vigor em 1º de julho, apesar da resistência dos produtores. O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pelo coordenador-geral de Inspeção do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Marcius Ribeiro de Freitas.

15/06/2011

UE: Compra da Parmalat pela Lactalis é aprovada

O órgão regulador antitruste da União Europeia (UE) aprovou a compra da Parmalat pela Lactalis. O grupo francês comprou uma fatia de 28,97% na empresa italiana em março e lançou uma oferta para comprar todas as ações da companhia italiana dois meses mais tarde. A Comissão disse que sua investigação não revelou qualquer preocupação antitruste na transação. A Lactalis está oferecendo 2,60 euros por ação pelos 71% da Parmalat que ainda não possui. O preço da oferta avalia a Parmalat em aproximadamente 3,38 bilhões de euros.

15/06/2011

EUA: produtores se opõem à redução da CCS

A organização National Conference on Interstate Milk Shipments (NCIMS), dos Estados Unidos, tornou a não apoiar a proposta de redução do limite legal para contagem de células somáticas (CCS) no leite padrão do país, de 750.000 células somáticas por mililitro para 400.000, que é o limite exigido na União Europeia. A proposta para redução da CCS para 400.000 células por ml em 2014 foi apresentada pelo Conselho Nacional de Mastite dos Estados Unidos, com o suporte da Federação de Produtores de Leite. A votação foi muito apertada, com 26 votos contra 25 votos a favor.

15/06/2011

"Projeto Balde Cheio" pretende aumentar produtividade leiteira no AM

A expectativa é que 20 propriedades rurais sejam contempladas com o Projeto no Amazonas. Segundo o presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, Muni Lourenço, o Projeto, visa promover o desenvolvimento da atividade leiteira no Estado, mediante a utilização de uma metodologia inovadora, capacitando técnicos locais, produtores rurais e sindicatos do setor agropecuário. "Tudo isso, visando na melhoria da rentabilidade e no aumento da produção do setor leiteiro, através da adoção de técnicas de manejo de pastagem, sanidade animal, controle e gestão da propriedade", destacou.

15/06/2011

Nestlé irá relançar o Kit Kat no Brasil

Ao completar 90 anos no Brasil, a Nestlé vai voltar a vender no mercado brasileiro seu chocolate mais vendido no mundo, o Kit Kat. O produto, uma espécie de biscoito waffle coberto por uma grossa camada de chocolate, foi lançado por aqui em 1994. As vendas, no entanto, decepcionaram e a Nestlé interrompeu sua distribuição. Durante esses mais de 15 anos, o chocolate continuou sendo encontrado apenas em algumas padarias e mercados mais sofisticados que são abastecidos por importadores independentes e que vendem uma barrinha por até 10 reais.

14/06/2011

Expectativa é de em 2015, número de produtores passe de 1,2 milhão para pouco mais de 600 mil

O setor de lácteos no Brasil parece mesmo tender a uma maior concentração da produção de leite nos próximos anos. A expectativa é de que até 2015 o número de produtores caia 50%, passando do atual 1,2 milhão para pouco mais de 600 mil. Com isso, as médias e grandes propriedades rurais que já dominam o setor com 81% do volume produzido, mas representam apenas 11% dos criadores brasileiros de gado leiteiro, passam a representar mais de 50%. Os dados são da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil).

14/06/2011

Prefeitura de São Paulo muda marca do leite e pais reclamam

A Prefeitura de São Paulo parou de distribuir Leite Ninho para 900 mil alunos da rede municipal de ensino. A distribuição do "leite amarelinho" foi uma das promessas da campanha à reeleição do prefeito Gilberto Kassab (sem partido). Mães reclamam que o leite enviado desde março pelo governo, o Nutrice, produzido pela Tangará Foods não tem a mesma qualidade nutricional do produto anterior. A fabricante nega, diz que os pais podem estar errando no preparo do leite e vai distribuir cartilha com orientações a beneficiários.

14/06/2011

EUA: CWT deverá renovar programa de assistência a produtores por dois anos

Os membros da Cooperatives Working Together (CWT), organização que representa as cooperativas nos Estados Unidos, reiteraram seu suporte ao programa que ajuda a impulsionar as exportações de lácteo do país e, dessa forma, ajuda a melhorar o rendimento dos produtores de leite. Em uma reunião realizada na semana passada em Virginia, o comitê que administra a CWT votou por uma renovação do programa por dois anos, começando em janeiro de 2012, e indo até dezembro de 2013 - isso se 70% do nível de participação possa ser alcançado. Os atuais membros da cooperativa representam 69% da produção de leite do país.

14/06/2011

BRF pede mais tempo ao Cade para negociar acordo

A Brasil Foods (BRF) pediu mais tempo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para negociar um acordo sobre a fusão entre Perdigão e Sadia. Na semana passada, o conselheiro Carlos Ragazzo, relator da matéria, deu voto contrário a operação. A análise da matéria foi interrompida pelo pedido de vista de outro conselheiro, Ricardo Ruiz. "Se quisermos firmar um acordo, precisamos de mais tempo para negociar", afirmou na noite de hoje o vice-presidente de assuntos corporativos da BRF, Wilson Mello, logo após reunião com Ruiz.

14/06/2011

FAO cobra nova revolução verde para alimentação global

A Revolução Verde da década de 1960 salvou quase 1 bilhão de pessoas da pobreza e produziu uma quantidade de alimentos suficiente para sustentar a duplicação da população global para 6 bilhões de pessoas até o ano de 2000. Contudo, com o crescimento da produtividade agora desacelerando e a população mundial propensa a atingir 9 bilhões nos próximos 40 anos, especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) cobram uma revolução nova e ainda mais verde.

13/06/2011

Tetra Pak desenvolve "caixinha" para ganhar a classe D

A mudança na balança do poder econômico mundial está refletida diretamente no faturamento da sueca Tetra Pak. Há dez anos, 55% do faturamento da fabricante de embalagens vinha da Europa. Em 2010, a fatia europeia nas receitas era de 40%. Como o potencial de crescimento no consumo está concentrado nos países em desenvolvimento, é bem provável que a importância do "velho continente" para a companhia venha a cair ainda mais nos próximos anos. Hoje, os dois principais mercados individuais para a Tetra Pak são o Brasil e a China.

13/06/2011

Uma década de altas para as commodities agrícolas

As commodities agrícolas terão pela frente uma década de preços elevados e grande volatilidade no mercado internacional, e o Brasil será um dos países mais beneficiados nesse cenário. É o que prevê um amplo estudo conjunto da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que será apresentado na sexta-feira em Paris, ao qual o Valor teve acesso.

Qual a sua dúvida hoje?