Sinop (MT): cooperativa prevê lançamento de novos produtos em 2012
Novos produtos derivados do leite deverão começar a ser produzidos a partir de janeiro do próximo ano, em Sinop.
Novos produtos derivados do leite deverão começar a ser produzidos a partir de janeiro do próximo ano, em Sinop.
As importações do mês de Outubro da balança comercial de lácteos vêm mantendo o mesmo ritmo do mês anterior, mantendo a marca de 17 mil toneladas importadas, reafirmando as discussões sobre o tema.
Em pesquisa realizada pelo MilkPoint no varejo de Piracicaba (SP) o longa vida vem andando lateralmente com um sutil aumento de 0,51% em novembro em comparação ao mês de outubro de 2011.
A Equipe AgriPoint conta com mais uma profissional: Maria Beatriz Tassinari Ortolani, Médica Veterinária e que agora estará a frente da coordenação de conteúdo e análise de mercado do MilkPoint, principal portal da empresa.
O presidente da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra, Henry van der Heyden, acredita que o atual boom de lácteos na China e na Índia que tem apoiado os maiores preços dos produtos em todo o mundo continuará.
O presidente da Federação Nacional de Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), Edurardo Schwerter, após participar do World DairySummit, organizado pela Federação Internacional de Lácteos (IDF) realizado neste ano em Parma, disse que uma das principais conclusões do evento é que a demanda de produtos lácteos no mundo cresceria a um ponto que superaria a produção.
A Polícia Federal de Minas Gerais informou hoje que um laudo pericial realizado em amostras colhidas na Operação Ouro Branco II confirmou que o leite produzido pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina de Responsabilidade - que produz a marca de leite LAC - foi considerado impróprio para consumo humano. A operação aconteceu em junho deste ano.
O setor privado do Brasil encaminhou para os exportadores argentinos uma contraproposta para estabelecer a limitação voluntária de vendas de leite em pó para o mercado brasileiro. A proposta é decota mensal de 3,6 mil toneladas, que supera o limite anterior, de 3,3 mil toneladas, mas é inferior ao pedido dos argentinos, de 4,4 mil toneladas mensais.
O município de Ariquemes, a 195 km de Porto Velho, tem um importante pólomultissetorial de agroindústria de Rondônia. São 22 empreendimentos - a maioria é de laticínios, num total de 10. As demais empresas desempenham sete outros ramos de atividade.
A captação de leite da Argentina no mês de setembro foi de 712,56 milhões de litros, apresentando alta de 13,8% com relação ao mesmo mês de 2010 (626,25 milhões de litros), de acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MAGyP). Em relação ao mês de agosto, o volume captado foi 6,7% maior.
A partir deste mês, os laticínios produzidos pela Cooperativa Languiru, situada no Rio Grande do Sul, deixarão de se chamar Mimi e ganharão a marca própria da empresa. O objetivo é aproveitar a força do nome Languiru, conhecido das embalagens de aves e embutidos.
A diretoria da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) definiu o preço de referência que pagará aos produtores de leite pela captação de outubro, deixando-o acima dos US$ 0,40 por litro de leite, apesar da volatilidade que os lácteos registram nos mercados internacionais.
O relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) sobre o projeto de reforma do Código Florestal deve ser votado no próximo dia 22 na Comissão de Meio Ambiente (CMA), seguindo então para decisão final em Plenário. A previsão é do presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSD-DF), que marcou a data depois de entendimentos com Jorge Viana.
A queda no preço do leite, publicada pelo Cepea, ainda não foi sentida pelo consumidor maranhense. No início de outubro, em São Luís, foi registrado, alta no produto oferecido pelos revendedores da capital.
A desconfiança de que o Chile estaria sendo usado para mascarar origem do leite em pó vindo de outros países foi debatida em reunião da Câmara Setorial do Leite. Dois aspectos ajudam a suscitar a desconfiança levantada.
De acordo com o Conselho Paritário Produtores/Industriais de leite do Rio Grande do Sul, houve um leve retração nos valores de referência para a compra de leite no mercado primário para o mês de outubro com relação aos valores finais de setembro. A tendência é que essa queda permaneça neste mês.
Argentina, Uruguai e Costa Rica são os únicos países da América Latina que estão acima dos 180 litros recomendados de consumo per capita de leite.
A idade média do primeiro parto das vacas Girsey (cruzamento das raças Gir, zebuína, e Jersey, taurina), na tradicional bacia leiteira de Mococa (SP), é de 28 meses, ou seja, quase 20 meses abaixo da média nacional, o que diminui o custo de criação de novilha (começa a produzir cedo) e aumenta a vida útil do animal. Com isso, a vaca produz mais leite na vida útil e o criador passa a ter mais animais para venda, uma vez que é maior a taxa de nascimentos e menor a taxa de reposição.
A razão entre o preço do leite e o preço da dieta (milk-feed price ratio) caiu de 1,84 no mês de setembro para 1,79 no mês de outubro, de acordo com o último relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Após ter subido 5,7% no último leilão da plataforma gDT, o leite em pó integral (WMP) voltou a recuar, embora modestamente: queda de 0,8%, resultando em valor médio de US$ 3.487/tonelada.
O reflexo das chuvas já chegou às prateleiras de leite nos supermercados. Em alguns casos, o produto está 5% mais barato do que em setembro, quebrando uma sequência de três meses de aumento.
A LBR - Lácteos Brasil - empresa oriunda da união entre Bom Gosto e LeitBom - receberá apoio de técnicos treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-Rio). A parceria com a instituição, vinculada à Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, faz parte do programa específico para o desenvolvimento da pecuária leiteira, o Balde Cheio.
Além dos problemas constantes com a oscilação de preços, os produtores de leite também passam por dificuldades quando o assunto é mão de obra. Cada vez mais trabalhadores deixam o campo em busca de oportunidades em outras áreas. Muitos criadores chegam a oferecer regalias para manter os funcionários nas propriedades.
O setor leiteiro do Uruguai continua aumentando a produtividade sem aumentar o número de vacas ordenhadas e segue perdendo área frente à agricultura. O negócio é bom, mas se liquidam mais fazendas leiteiras.Os altos valores compensam parcialmente o aumento dos custos e facilitam aos produtores de leite a incorporação de dietas à base de concentrados a seus animais para que elevem suas produções, principalmente nos meses em que o pasto diminui e a indústria paga melhor pelo leite enviado às diferentes usinas.