Giro de Notícias

12/01/2012

Leitor comenta: Para termos um leite saudável, precisamos da IN 51

"A IN 51, que cria regras para produzir leite com qualidade, livre de microrganismos nocivos a nossa saúde, compatível com os produzidos nos países mais desenvolvidos, teve seus parâmetros de qualidade, mais uma vez prorrogados. Há nove anos que nós, produtores especializados, que produzimos ao redor de 80% de todo o leite. Estamos trabalhando arduamente para oferecermos leite de qualidade e agora para garantir o trabalho dos que produzem os 20% restantes, vamos ter de continuar a conviver com exigências de qualidade mais baixas?"

12/01/2012

PR: Tecnologia garante destaque na produção de leite

A cidade de Castro, lidera a produção de leite do Brasil, com 180 milhões de litros por ano. Graças à alta tecnologia e ao melhoramento da pecuária leiteira, de origem holandesa, a produtividade do rebanho chega a ser seis vezes superior à média brasileira. Pelo menos 12% do valor bruto da produção do município - de R$ 894 milhões - vem da bacia leiteira, segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Marcio José Lopes.

11/01/2012

Adubação Fosfatada

Blog Cati Leite: O fósforo no solo é praticamente imóvel, e quando o solo está ácido, ele forma compostos insolúveis com o cálcio e alumínio, fazendo com que se torne indisponível para as plantas. A interação com a matéria orgânica disponibiliza o fósforo no solo, e ocorre uma redistribuição do fósforo aplicado em superfície, ocorrendo absorção pelas raízes superficiais das plantas, e como na planta o fósforo é bastante móvel, ele chega às raízes mais profundas dos solos.

11/01/2012

Blog Wandell Seixas: Leite: produtores chutam o balde em Goiás

Blog: Acompanho há algum tempo como jornalista voltado para o agro os avanços e recuos dos produtores de leite no Estado de Goiás. O Estado goiano chegou a alcançar a segunda posição na produção leiteira no ranking nacional. Seus números correspondiam a 11,9% da produção brasileira em 1998. O leite era uma alternativa de renda mensal e crescimento da demanda por produtos lácteos menos perecíveis. Atualmente, os goianos ocupam o quinto ou sexto lugar. Por Wandell Seixas.

10/01/2012

Argentina: incertezas e expectativas para 2012

O USDA estimou que, em 2011, a produção de leite da Argentina fecharia em 11,99 bilhões de litros, mostrando um crescimento de 13,1% com relação ao ano anterior. Em um contexto de baixa dos preços dos grãos e de um mercado sustentado para o setor leiteiro, o USDA prevê que em 2012 a produção aumentaria para 12,45 bilhões de litros, 3,8% a mais. Agora, a expectativa é sobre como se ajustará a cadeia em um contexto de incertezas para o ano que começa por causa da crise internacional, com um nível de inflação que aumenta a um ritmo constante e com um futuro promissor em matéria de produção local.

10/01/2012

Ministério promete fortalecer socorro contra estiagem

Em meio a crescentes perdas em lavouras do Sul provocadas pela estiagem deflagrada pelo La Niña, o MAPA promete criar novas ferramentas de proteção à renda dos produtores rurais que sofreram perdas em virtude de situações de emergência e intempéries climáticas, além de fortalecer as já existentes. Os esforços do governo federal deverão se concentrar em procedimentos para apressar renegociações de dívidas e dar celeridade às indenizações por meio de seguro rural.

10/01/2012

Mataram a IN 51: o que é preocupante na IN 62.

Blog Marcello de Moura Campos Filho: No último dia do ano fui a uma padaria, comprei um litro de leite e o jornal O Estado de São Paulo. Li a notícia Brasil não vai mais produzir leite tipo B", onde Enio Marques, secretário substituto da Defesa Agropecuária do MAPA, dizia que o MAPA iria tirar de produção o leite B e C, que caíram em desuso, e tem a produção muito baixa. Não soube dizer qual o volume de leite B produzido, mas disse que é quase nada.

Qual a sua dúvida hoje?