Giro de Notícias

18/05/2012

CE: produtor recorre à silagem para alimentar o rebanho

A seca que castiga o sertão do Ceará provocou elevadas perdas no plantio de grãos e escassez da pastagem natural. As roças de capim que dependiam da chuva para produzir estão secas. Desse modo, os criadores já começam enfrentar dificuldades para alimentar os rebanhos e esse quadro deve se agravar a partir do próximo mês. Uma das alternativas defendidas por técnicos do setor agropecuário para enfrentar o período de estiagem é o uso de silos para armazenar o capim verde.

18/05/2012

Ministério da Fazenda espera aprovação de Medida Provisória para socorrer produtores

A determinação partiu da própria presidente Dilma Rousseff. Assim que a MP for aprovada, serão criadas duas linhas de crédito. Uma para agricultores familiares, que poderão contratar até R$ 12 mil, com 1% de juro ao ano e dez anos para pagar, sendo dois de carência. A outra se destinará a médios e grandes agricultores, que poderão contratar até R$ 100 mil, com até oito anos para pagar e juro anual de 3%. A expectativa é que a MP seja votada até o fim de junho, antes do recesso parlamentar.

16/05/2012

Nossa comunidade - José Renato Chiari, produtor de leite, consultor técnico e proprietário da SAMVET Embriões

O Nossa Comunidade desse mês foi gravado durante o 2º Simpósio Internacional Leite Integral com a participação do José Renato Chiari da Fazenda São Caetano de Morrinhos/GO. José Renato foi palestrante do 2º Simpósio Internacional Leite Integral e ministrou o tema "Como aumentar o conforto de vacas mantidas em pastagens". Também estará presente como palestrante durante o Interleite Brasil, que será realizado em Uberlândia entre os dias 11 e 13 de setembro de 2012, com o tema "Inovação na produção de leite como fonte de competitividade - o exemplo da Fazenda São Caetano".

16/05/2012

Produtores pedem restrição às importações argentinas

Produtores de leite, preocupados com o desestímulo à produção nacional por conta do aumento das importações de lácteos, cobram do governo medidas para restringir a entrada de produtos de países do Mercosul, principalmente da Argentina. O presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados, Rodrigo Sant´Anna Alvim, diz que o governo não pode deixar a Argentina "tripudiar em cima do Brasil, que cumpre as regras do Mercosul que os outros (países) não cumprem".

16/05/2012

USDEC: Aumento na produção mundial de leite leva à redução nos preços globais

Os preços globais dos lácteos estão de 20% a 30% menores do que o pico alcançado no mesmo período de 2011, à medida que o aumento na produção mundial de leite tem revertido déficits na oferta em excedentes. Como resultado, os maiores estoques deverão manter a pressão de baixa nos mercados internacionais de lácteos na segunda metade de 2012, de acordo com os presentes na reunião de diretores e membros do USDEC ocorrida na semana passada.

16/05/2012

Argentina: oportunidade ou crise?

Terminou outra Mercoláctea - evento do setor leiteiro realizado anualmente na Argentina. Como todos os anos, uma boa desculpa para falar cara a cara com aqueles que são referência da cadeia. Como cada mês de maio, a rural de San Francisco reflete de maneira honesta, ou seja, para o bem ou para o mal, o animo, as intenções de investir e as expectativas dos produtores de leite, prestadores de serviços e industriais do setor leiteiro argentino. Esses últimos, assim como nas outras versões do evento, brilharam por sua ausência.

15/05/2012

FEPALE: 12º Congresso Panamericano de Leite falará sobre avanços e inovações

Os mais destacados especialistas internacionais em leite participarão das conferências e apresentações de trabalhos científicos durante o 12º Congresso Panamericano de Leite que será realizado em Assunção, no Paraguai, de 5 a 7 de junho de 2012. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de la Conmebol, organizado pela Federação Panamericana do Setor Leiteiro (FEPALE) e pela Câmara Paraguaia de Indústrias de Lácteos (CAPAINLAC).

14/05/2012

Soro de leite é foco de pesquisa para alimentos funcionais

O soro de leite é uma substância rica em proteínas, mas quando lançado no meio ambiente torna-se um poluente de difícil degradação. Por falta de tecnologias adequadas, muitas agroindústrias acabam descartando o soro o que interfere negativamente no ecossistema. A Embrapa Agroindústria de Alimentos está investindo em pesquisas nessa área para obter do soro um ingrediente funcional capaz de atuar como coadjuvante em tratamentos para hipertensão e problemas cardiovasculares.

Qual a sua dúvida hoje?