Giro de Notícias

14/09/2012

MS: metodologia aprimora sistema de levantamento de custo de produção leiteira

Os principais itens que compõem o custo de produção da cadeia do leite de Mato Grosso do Sul foram pauta nessa quinta (13) da reunião da Câmara Técnica do Conselho Paritário Produtores/Indústrias do Leite (Conseleite) do Estado, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). O encontro teve como objetivo aprimorar o sistema utilizado por produtores e indústrias para o levantamento de custos da atividade leiteira.

14/09/2012

Juros mais baixos e prazos maiores do Mais Alimentos estimulam agroindústria familiar

Importante programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Mais Alimentos já liberou - desde que foi criado, em 2008 - financiamentos no valor de R$ 9,2 bilhões, atendendo a mais de 194 mil agricultores. Graças aos recursos, eles puderam adquirir, entre outros equipamentos, mais de 48 mil tratores, 4,3 mil caminhões, 537 colheitadeiras (inclusive de café e de cana-de-açúcar) e mais de dez mil ordenhadeiras de leite.

12/09/2012

RS negocia ajuste de verba do Suasa

Depois de se negar a assinar a parcela de 2012 do convênio do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) com o Ministério da Agricultura devido à necessidade de ajustes, o secretário Luiz Fernando Mainardi irá a Brasília hoje (12) para buscar negociação sobre o impasse. Segundo ele, em conversa com o ministro Mendes Ribeiro Filho, ficou acertado que o convênio seria revisto. "Irei a Brasília para reforçar a necessidade de mantermos o recurso para investimento que foi estabelecido em plano de trabalho estruturado."

11/09/2012

Argentina: matéria-prima incide em 51,15% sobre o custo das indústrias

Uma análise de lucros e custos da indústria láctea da Argentina elaborado pelo Centro da Indústria Leiteira (CIL) revela que a matéria-prima - isto é, o leite - incide em 51,15% sobre o total das vendas da indústria. A matéria-prima é o principal componente do custo de uma indústria, seguida por "gastos de fabricação sem amortizações", que é de 13,92%. Esse item inclui mão de obra, energia elétrica, gás, combustível, fretes e outros gastos.

11/09/2012

IMA monitora população da Mosca dos Estábulos no Triângulo Mineiro

Com o intuito de prevenir e evitar possíveis prejuízos causados pela Mosca dos Estábulos (<i>Stomoxys calcitrans</i>), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio de seu escritório do de Frutal, no Triângulo Mineiro, realiza desde o mês de julho, o monitoramento de propriedades localizadas próximas a usinas de cana de açúcar, locais onde há uma maior proliferação da espécie. O objetivo é monitorar, até o mês de dezembro, 15 propriedades da região (Frutal e Itapagipe).

Qual a sua dúvida hoje?