Giro de Notícias

31/10/2012

CEPEA/LEITE: Com seca prolongada e custos elevados, leite tem nova alta em outubro

O preço do leite recebido pelos produtores em outubro referente à produção entregue em setembro subiu 1,3% em relação ao mês anterior, com média de R$ 0,8097/litro (preço líquido), de acordo com pesquisas do Cepea, da Esalq/USP - a média é ponderada pelos estados de RS, SC, PR, SP, MG, GO e BA. O preço bruto, que inclui frete e impostos, foi para R$ 0,8808/litro. Em relação a outubro de 2011, porém, o recuo é de 5,5% em termos reais, ou seja, descontando-se a inflação do período.

30/10/2012

CNA entra com ação contra obrigatoriedade de georreferenciamento

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo impugnação dos artigos da Lei dos Registros Públicos (Lei 6.015/73) que tratam da obrigatoriedade de georreferenciamento e que atribuem competência ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para certificação dos registros dos imóveis rurais. Na Adin, a CNA questiona a estrutura burocrática do Incra e argumenta que os dispositivos ferem o direito à propriedade garantido pela Constituição Federal.

26/10/2012

SENAR e Sebrae firmam parceria para melhoria da qualidade do leite

A iniciativa vai promover a capacitação de produtores rurais das principais bacias leiteiras do país para atender os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Queremos ter como foco os pequenos e médios produtores que utilizam o leite para vender e ter renda. Estas ações irão ajudar a fortalecer a classe média rural, que é uma das nossas prioridades", disse a senadora Kátia Abreu.

26/10/2012

Mercados Futuros: uma opção contra a volatilidade de preços dos insumos

Especiais: A volatilidade de preços e os riscos associados às atividades agropecuárias fazem com que o produtor rural tenha uma grande imprevisibilidade sobre seu empreendimento. Tanto o preço de insumos, como o preço de seu próprio produto, afetam o retorno esperado. As negociações via Mercados Futuros são uma ferramenta eficaz para minimizar estes riscos, ajudando o produtor a reduzir as incertezas do processo produtivo. Por Carlos Venturini (Graduando em Economia ESALQ e estagiário MilkPoint)

26/10/2012

Código Florestal: estados terão até 2014 para criar programa de regularização

Com o fim das expectativas em torno de mudanças no novo Código Florestal e a entrada em vigor do texto agora definitivo, as atenções se voltam para as obrigações a que estarão sujeitos aqueles que desmataram ilegalmente áreas protegidas. As condições de retorno à legalidade serão reunidas nos Programas de Regularização Ambiental (PRAs) que deverão ser criados em até dois anos nos estados e no DF.

Qual a sua dúvida hoje?