Giro de Notícias

29/11/2012

Cooperativas latino-americanas contam sua história e perspectivas em evento promovido pela OCB e FEPALE

Na semana passada, a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e a Fepale (Federação Panamericana de Lácteos) realizaram em Goiânia, Goiás, o I Encontro Latino-Americano de Cooperativas de Laticínios. A iniciativa visou a troca de experiências entre cooperativas dos diversos países, representando um passo importante na integração de informações entre estes agentes.

29/11/2012

CNA: agricultura de baixo carbono vai consolidar alta produtividade da agropecuária brasileira

Os sistemas e técnicas da agricultura de baixo carbono vão permitir que o Brasil se consolide como um País cuja agropecuária tem alta produtividade, garantindo a viabilidade econômica das propriedades rurais. A avaliação é do vice-presidente diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul - FAMASUL, Eduardo Riedel, que participou, nesta quarta-feira (28/11), em Brasília, do Seminário de Lançamento da 3ª Edição do Guia de Financiamento da Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

28/11/2012

RS: Produção de leite pode crescer 50% em cinco anos

O leite é um dos 22 produtos considerados prioritários pelo governo, por envolver mais de 100 mil famílias na produção de 9,5 milhões de litros/dia, em um setor que responde por 2,7% do PIB gaúcho. Os números poderiam ser maiores. Dados do Sindilat-RS apontam um potencial produtivo de 14 milhões de litros/dia, que poderia ser atingido em cinco anos com o estímulo à exportação de excedentes, já que o Rio Grande do Sul absorve apenas 40% da produção local.

26/11/2012

CE: Seca reduz em 40% a produção de leite, e prejuízo dos agricultores chega a R$ 160 mil por dia

Há sete meses, as contas dos produtores de leite cearenses não fecham nos mesmos patamares do ano passado. Os resultados da atividade, desempenhada por mais de 100 mil pessoas no estado, estão 40% abaixo da média da produção, que chegava a 500 mil litros de leite por dia. Ou seja, o prejuízo provocado pela seca que afeta gravemente o Semiárido nordestino, desde o início do ano, tem tirado do bolso desses agricultores cerca de R$ 160 mil por dia.

26/11/2012

Congresso Internacional discute os desafios para o setor lácteo

A diminuição dos custos de produção é um dos maiores desafios para a sustentabilidade da pecuária de leite. Segundo o diretor executivo da Agripoint e coordenador do portal Milkpoint, Marcelo Pereira de Carvalho, nos últimos dez anos o custo de produção de leite no Brasil se elevou de 0,15 centavos de dólar para 0,40 centavos. Parte desta elevação é creditada à valorização do Real frente ao Dólar, o que fez com que o país revesse suas pretensões do início da década de se tornar um grande exportador de lácteos.

Qual a sua dúvida hoje?