ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem pré-secada armazenada em silos-fardos revestidos por filme plástico

POR RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

E THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 17/05/2007

3 MIN DE LEITURA

5
0
Nos últimos 15 anos tem havido ascensão na conservação de forragens na forma de fardos revestidos por filme plástico, sendo que na Europa este método representa de 30 a 80% do total de MS colhida para silagem, dependendo do país a se considerar.

O armazenamento em silos-fardos tem vários aspectos positivos, pois a forragem é compactada logo após a colheita, desse modo o silo pode ser preparado diretamente no campo, o que minimiza a aeração da massa (Figura 1). Além destes aspectos, cada silo constitui uma unidade independente, o que leva a redução no risco de deterioração aeróbia durante a utilização (fornecimento aos animais), pois cada unidade possui pequena dimensão.

Por estes motivos, tal tipo de conservação pode ser aplicada em propriedades de pequeno porte e a maioria das máquinas utilizadas na produção de feno podem ser empregadas na confecção do pré-secado.

Figura 1. Elevação da temperatura da massa de silagem em relação ao tempo após o revestimento.


Fonte: Ciotti (1992)

Entretanto, deve-se estar atento a alguns cuidados, pois a aeração que é minimizada durante a confecção pode ser tornar um dos principais problemas durante o armazenamento dos fardos, pois estes possuem alta relação superfície/volume o que facilita a movimentação gasosa ao longo de toda a massa ensilada.

Portanto, o sistema de produção de silagem pré-secada em silos-fardos apresenta como principais entraves o adensamento/compactação da forragem e o revestimento da massa.

Um dos recursos que se têm para elevar a densidade dos fardos é o uso de enfardadoras com dispositivo de corte (Figura 2). Segundo Borreani & Tabacco (2006) a presença de forragem processada eleva de 5-10% o valor de densidade da massa, quando comparado ao sistema tradicional (ausência de picagem). A redução no tamanho das partículas, além de colaborar para o extravasamento do conteúdo celular (efeito benéfico na acidificação e redução do pH da massa) e redução da porosidade pelo efeito adensamento, também facilita a confecção da ração no momento de alimentar os animais.

Ainda, para conter a excessiva porosidade da massa, deve-se evitar concentração de MS acima de 50%. A densidade de fardos, confeccionados com teores de MS entre 25 e 45%, utilizando-se enfardadoras de compressão fixa ou variável, variam, respectivamente, entre 110-160 kg MS/m3 e 150-190 kg MS/m3.

Figura 2. Efeito do dispositivo de corte na densidade de silagens pré-secadas de alfafa.


Fonte: Borreani & Tabacco (2006)

Salienta-se que, em forragens úmidas (25-30% MS) a enfardadora não consegue exercer grande pressão sobre a massa por haver resistência da parede celular, pois se as células já tiverem sido desidradatas parcialmente, o equipamento tem a chance de produzir fardos mais densos. À medida que aumenta a densidade dos fardos, diminui o número de fardos por tonelada de MS e, conseqüentemente, a quantidade de filme plástico por tonelada de MS, gerando economia no sistema (Tabela 1).

Tabela 1. Influência do grau de desidratação da forragem sobre a densidade, número e peso de fardos e quantidade de plástico utilizada para o revestimento.


Fonte: Tabacco & Borreani (2006) - comunicação pessoal

Outra preocupação relevante dos produtores rurais e do meio científico em relação aos fardos, esta na qualidade e quantidade de filme plástico que os reveste. As tipologias dos filmes plásticos para a proteção das silagens apresentam cores e espessuras diversas. Segundo Kuzin & Savoie (2001), as perdas nas áreas periféricas do silo são influenciadas pela espessura do plástico que deve ser proporcional ao tempo de estocagem da silagem.

Além desta propriedade física, a permeabilidade ao O2 pode ser alterada pela coloração do plástico e pela temperatura ambiental. As flutuações da temperatura (evidente entre o dia e a noite) determinam diferenças de pressão entre o gás no interior do silo e aquele da atmosfera circundante, sendo que tais diferenças causam fluxo de gás, do exterior para o interior e vice-versa, quanto maior for a permeabilidade do plástico.

Forristal et al. (1999) avaliaram em silos-fardos a influência do número de estratos do filme plástico (2, 4 e 6) e da coloração deste (preto, branco, transparente, verde e verde claro) sobre as perdas e a composição do gás ao longo do armazenamento. A coloração não influenciou sobre os parâmetros estudados, porém, nos silos onde estavam presentes seis estratos houve maior recuperação de MS e crescimento inferior de fungos.

Portanto, a aeração da massa provocada por problemas no adensamento e/ou por deficiências na vedação pode elevar as perdas, seja no armazenamento ou na utilização da silagem, o que leva a silagem pré-secada a se comportar como opção pouco eficiente na preservação da forragem.

RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

Zootecnista pela Unesp/Jaboticabal.
Mestre e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP.
Gerente de Nutrição na DeLaval.
www.facebook.com.br/doctorsilage

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

YURI LYRA

JEQUIÉ - BAHIA - PRODUÇÃO DE OVINOS

EM 21/11/2012

Onde encontro o equipamento para fazer o fardo revestido com filme plástico?
MICHELLE AZEVEDO

MARIANA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/03/2010

Gostaria que os senhores me indicassem vendedores e/ou produtores de silagem pré secada de milho em Minas Gerais.
Obrigada, fico no aguardo.

Atenciosamente,

Michelle
RAFAEL CAMARGO DO AMARAL

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/03/2009

Prezado Jose Guilherme Abdon,

Desconhecemos algum equipamento que possa auxiliá-lo. Em relação ao consumo de silagem por equinos, existem alguns trabalhos que comentam sobre seu uso para tais animais. Entretanto, não possuimos experiência na nutrição equina.

Atenciosamente
Rafael e Thiago
JOSE GUILHERME ABDON

LAURO DE FREITAS - BAHIA - EMPRESÁRIO

EM 23/02/2009

Prezados Senhores,

Possuo uma chacara com aproximadamente 16 Hec plantados com a graminea transvala. Durante 7 meses do ano consigo fazer feno pois o tempo ajuda na secagem do capim. No entanto durante 5 meses tenho chuva intensa e os pequenos intervalos não são suficientes para secagem do capim.

Na internet acessei o site da agroforn e conheci uma pequena enfardadeira de fardos redondos 60x60x60 que possibilitaria tanto aproducão de feno como a producão de pre-secado, pois poderia secar o capim no galpão já que o processo de secagem e mais rapido para o pre-secado. Gostaria de saber se existe algum secador solar para secagem rapida de gramineas ja desenvolvido? O pre-secado pode ser oferecido para equinos?
FLAVIO ALVES DO AMARAL

MAJOR ISIDORO - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/06/2007

Sou produtor de leite de Major izidoro Sertão Alagoano e estou trabalhando com silagem de pre-secado de capim corrente, buffel e tifiton. Colhi todas as informacões no site MilkPoint, estou muito sastifeito e já disseminando esta idéia para todos produtores da minha região.

Flávio Amaral

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures