ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem de milho: e se a garagem do seu carro fosse de lona?

POR DANIEL AUGUSTO BARRETA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/03/2021

5 MIN DE LEITURA

9
52

Qual é o impacto que vou ter ao optar por uma lona de vedação de silo de menor qualidade? 

A silagem de milho é um dos alimentos mais comuns na dieta de vacas leiteiras no Brasil. O processo de ensilagem demora entre 1 e 3 dias na grande maioria das propriedades pequenas e médias. Entretanto, o fornecimento da silagem é contínuo nos sistemas confinados, e mesmo nos sistemas à base de pastagem o volumoso é recorrentemente utilizado, especialmente em situações de entre safra de forragens. 

No dia da colheita do milho para confecção da silagem é importante que todas as operações funcionem harmonicamente, isto inclui a afiação das facas da ensiladeira (pelo menos 2x ao dia, caso a colheita não seja realizada por uma colheitadeira automotriz), transporte do material da lavoura até o silo, descarga e distribuição no silo e compactação.

Estes processos possuem alguns pontos-chave, como:

  1. Necessidade da quebra dos grãos de milho em frações menores para facilitar o acesso dos micro organismos ruminais nestes;
  2. Distribuição da forragem colhida em camadas com espessura inferior a 30cm, pois camadas espessas dificultam a compactação;
  3. Largura do silo suficiente para que o trator transpasse os pneus e não permita a ocorrência de áreas sem compactação entre outros.

Embora tais informações sejam muito importantes, não são novidades, e estão bastante disseminadas entre produtores e técnicos de campo. Nesse sentido, abordaremos aqui a importância da vedação correta da silagem, um procedimento que, por vezes, pode ser negligenciado nas propriedades.

Em geral, a vedação do silo ocorre após o término de uma jornada muito trabalhosa para os produtores. No entanto, é preciso ter muita cautela nesta etapa, pois possíveis erros podem colocar em risco todo o empenho gasto em todas as etapas anteriores, desde a escolha do híbrido.

A silagem, ou melhor, a conservação do material ensilado, é o resultado da fermentação anaeróbia dos carboidratos do milho que inicia logo após o “consumo” de todo o oxigênio remanescente no silo após o fechamento. A partir do momento em que o silo é aberto, ocorre novamente o contato da silagem com o oxigênio, dessa forma, microrganismos oportunistas podem se proliferar e iniciar a deterioração do material (silagem mofada, escura) que normalmente inicia após 1 ou 2 dias de contato do painel do silo com o ambiente externo.

Deste modo, ao imaginarmos um silo aberto e considerando o oxigênio como um “vilão” para a conservação do material, a única barreira que separa o ambiente externo (com oxigênio) do interno (sem oxigênio) é a lona do silo. É a garantia de manutenção da qualidade da silagem! 

Nesse sentido, há alguns pontos a serem (re)pensados, principalmente no que tange a qualidade do material a ser utilizado. Há muitas opções de lonas disponíveis no mercado, este é um segmento em ascensão, além disso, percebe-se a popularização de lonas chamadas de “barreira de oxigênio”, as quais reduzem consideravelmente o fluxo de ar através da lona (sim, as lonas em geral permitem o fluxo de oxigênio), e que até alguns anos atrás eram utilizadas apenas no exterior.

Esta disparidade de produtos abre precedente para que sejam vendidos materiais com preços muito distintos. Neste sentido, o produtor deve estar totalmente esclarecido e ciente do material que está adquirindo ao efetuar a compra.

No caso de silos do tipo trincheira (de terra), o fluxo de oxigênio também ocorre pelas laterais, de modo que a colocação de uma lona secundaria, não necessariamente nova, ajuda a contornar este problema. Além disso, como esta é colocada durante a ensilagem, contribui para evitar a contaminação da silagem com terra ou outros materiais. Na figura 1 temos um esquema que ilustra o procedimento de vedação com o uso de uma lona lateral. 

Figura 1. Procedimento correto para uso de uma lona secundaria nas paredes do silo trincheira. Fonte da imagem: prof. Tiago Bernardes (UFLA).

Quanto tempo a silagem ficará estocada? Em alguns casos o silo é aberto logo após a finalização do processo de conservação (cerca de um mês), mas há situações em que o silo permanece fechado por meses, talvez anos.

Nos casos em que o silo permanecerá por um longo período fechado, a qualidade da lona é ainda mais relevante, pois uma grande parcela dos materiais disponíveis no mercado não possui tratamento anti raios UV, ou seja, a exposição direta da lona do silo ao sol causa a degradação gradual do material, mesmo que isso não seja observado visualmente, o que por sua vez permite um fluxo maior de oxigênio por meio da lona (fica mais permeável), logo, oxigênio=micro organismos, migro organismos=degradação do material ensilado (camada escura no topo do silo).

Deste modo, “proteger” a lona com materiais como terra, telhas ou outra lona é uma alternativa para atenuar a situação caso a lona escolhida não possua tais atribuições.

Por fim, me permito realizar uma conta simplista, embora condizente com a realidade que vejo no campo e no sentido inverso do normal. Imaginemos uma propriedade (pequena) com 30 vacas em lactação (550 kg) em sistema confinado cujo consumo diário dos animais seja de 2,5% do peso vivo e que a dieta é composta por 50% de silagem de milho (33% de MS). A necessidade diária de silagem da propriedade (apenas para as vacas em lactação) é de 625 kg de matéria natural, logo 228 ton. em um ano. Ao considerarmos a produtividade do milho de 47 ton de matéria verde/ha (já descontada as perdas), serão necessários cerca 4,84 hectares (2 alqueires) para alcançar esta produção.

Consideramos agora estes 4,84 hectares de lavoura de milho com uma produtividade de 155 sacos/ha de milho grão. Caso o produtor realizasse a venda do produto (750 sacos) em patamares de preço próximos aos de jan/fev de 2021 (R$ 70,00/sc), apenas o “valor” do milho grão depositado em um silo ultrapassaria os 50 mil reais. Estes 50 mil reais compram (atualmente) um carro popular, um carro novo está sob a lona de um silo, a garagem que cobre o carro é a lona que cobre a silagem, e sendo ela (a lona) a única barreira que separa a silagem do ambiente externo (vilão), me parece lógico que sua qualidade não pode ser negligenciada.

Obs.: As recomendações discutidas neste trabalho não eximem a adoção de outras práticas, apenas sugerem procedimentos pontuais para melhorar a qualidade da vedação do silo.

DANIEL AUGUSTO BARRETA

Zootecnista, Núcleo de Pesquisa em Pastagem - UDESC/CAV

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FIDELIS ITAMAR DE QUEIRÓS

ARAPUTANGA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/03/2021

Muito bom conteúdo, o escritor demonstrou dominar o assunto, todavia, gostaria aqui de dar è acrescentar uma sugestão, ou seja, Cortando o pé de milho em partículas menores, além de permitir uma melhor compactação no monte, as carretas de transportes levará 25% mais material, e mesmo as facas da Ensiladeira amoladas o tamanho da partícula ainda menor fará com que diminua a quantidade de grãos inteiros.
Beneficios:
-Economia no transporte até o monte;
-melhor compactação com menos horas máquinas;
-melhor conservação e durabilidade do ensilado;
-Menor monte e menor lona;
-melhor aproveitamento fo amido;
Único incoveniente é a Ensiladeira gastar mais tempo. Mas tudo compensa.
JOSE FLAUZINO MACHADO BARBOSA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/03/2021

Faço silo em trincheira todos os anos..uso lona de boa qualidade e um pisoteio impecável quando ao abrir posso falar silo de primeira qualidade por incrível que pareça não tem perca.
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 16/03/2021

Parabéns pelos resultados José, os detalhes são fundamentais para garantir a qualidade do produto final.
RODRIGO ROSSI

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/03/2021

Excelente matéria e boa analogia! Só me ficou uma dúvida, a ingestão de 50% de silagem considerando 2,5% do peso corporal do animal é em relação a matéria seca ou matéria natural? Pois se for considerado a matéria natural a quantidade me parece que deveria ser maior. E a comparação do custo de oportunidade do material ensilado com o milho grão ficou um ótimo parâmetro.
IREZÊ MORAES FERREIRA

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MATO GROSSO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 10/03/2021

Rodrigo nas minhas contas vejo o seguinte :
Vaca com 550 Kg x 2,5% = 13,75 Kg/ na ms e se a silagem tem 33% de ms :
100 Kg silagem______ 33 Kg/ms
X Kg silagem______ 13,75/ms
X = 41,66 Kg/silagem/mv/dia e como a dieta é composta por 50% de silagem de milho o consumo será de 20,83 Kg/silagem/dia 30 vacas = 624,9 Kg = 625 Kg na matéria verda ( natural!!!!!
Espero ter contribuído com a sua dúvida.
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 10/03/2021

Olá Rodrigo, obrigado pelas considerações. O consumo de matéria seca do animal é próximo a 2,5% do seu peso vivo. Eu considerei então, no exemplo, que destes 13,75 kg de MS ingeridos pelos animais diariamente, metade é de silagem, logo, 6,87 kg de MS, que dividido por 0,33 (33% de MS na silagem de milho), leva a um consumo de 20,83 kg de matéria natural por vaca por dia (20,83*30 vacas = 625 kg de matéria natural por dia).
O raciocínio é o mesmo que o descrito no outro comentário, mas por um caminho diferentes.

Obrigado, Daniel
EM RESPOSTA A IREZÊ MORAES FERREIRA
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 10/03/2021

Correto Irezê, esta é a lógica do cálculo, obrigado por contribuir.
TERE BARRETA

OURO VERDE - SANTA CATARINA

EM 08/03/2021

Conteúdo informatvo e esclarecedor, mudando a visão de quem procura sempre maior rendimento de sua produção, e usando da metáfora "o barato sai caro", certos investimento são fundamentais para evitar prejuízos eminentes. Parabéns pela publicação doutorando Daniel Augusto Barreta!
DANIEL AUGUSTO BARRETA

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 08/03/2021

Obrigado pelo comentário e pelo incentivo Tere

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures