ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qual é o fator chave da colheita do milho para silagem?

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 24/12/2018

1 MIN DE LEITURA

2
13

Resposta: é manter o balanço entre o processamento (quebrar) dos grãos e o tamanho dos demais componentes da planta (colmo, folhas, palhas e sabugo). Então, por que é complexo conseguir esta meta? Ocorre que a planta de milho possui 5 componentes, os quais são bem distintos em termos dureza e tamanho. O menor deles é o grão e também o mais ‘duro’, e desse modo, o mais complexo para se processar. Para processá-lo sem o uso de um dispositivo específico para tal tarefa (cracker) há a necessidade de se diminuir o tamanho de corte. Contudo, se os demais componentes são extremamente processados o animal pode não ter quantidade suficiente de fibra que o faz mastigar (mastigação é essencial na vida de um animal ruminante). Por isso, o grande segredo da colheita é conseguir processar os grãos sem afetar negativamente a fibra (colmo, folhas, palhas e sabugo).

Como atingir a meta? Antes de tudo tenha uma colhedora com manutenção em dia, principalmente quanto aos componentes que são responsáveis pelo processamento (contra-faca, facas e processor de grãos). O segundo passo é monitorar a colheita. O que é isso? Com certa frequência ao longo do dia recolha um litro de forragem dos vagões e conte o número de grãos. A meta é menos de 5 grãos inteiros para as colhedoras autopropelidas e menos de 10 para aquelas tracionadas por trator. Para verificar se a fibra está sendo processada adequadamente, use 2 peneiras do método Penn State (> 19 mm e a 8-19 mm) e o fundo. Aqui a meta é manter menos de 20% no fundo para as colhedoras autopropelidas e menos de 30% para aquelas tracionadas. O terceiro passo e o mais complexo, é concentrar as partículas na peneira de 8-19 mm, pois quando certa proporção das partículas se posicionam > 19 mm há o risco de seleção no cocho. O um litro recolhido de cada vagão pode ser usado para se fazer as duas leituras (grãos e fibra).

E se as 3 metas não forem alcançadas juntas? Ou seja, a colhedora processa os grãos, mas também processa demais a fibra. Prefira sempre processar os grãos e, posteriormente, quando a ração for preparada, insira uma segunda fonte de fibra para proporcionar mastigação.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 02/01/2019

Caro Marcelo,

Os valores apresentados são considerados limites, ou seja, a meta é sempre obter menos de 5 ou 10 grãos inteiros quando se trata de autopropelida e tracionada, respectivamente.

Diversas propriedades conseguem nenhum grão inteiro sem 'sacirificar' a fibra. Estas propriedades nos mostram que é possível atingir resultados adequados. O que elas possuem de diferente das outras? Obedecem todas as etapas descritas no texto.

Att,
Thiago Bernardes
MARCELO MOREIRA ANTUNES

PASSO FUNDO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 31/12/2018

Professor, parabéns pelo artigo.

Mas uma dúvida, não é muito essa quantidade aceitável de grãos inteiros?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures