ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caso prático de campo: ureia acrescida na silagem?

MARCO AURÉLIO FACTORI

EM 19/11/2018

4 MIN DE LEITURA

20
16

Olá senhores, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco da tão temida ureia. Como venho feito nos últimos textos, vamos contar uma historinha.

Um belo dia em minhas andanças, um produtor me chamou e quando cheguei até a propriedade me deparei com um problema. Sei muito bem e com certeza, aprendi que o fornecimento da ureia é criterioso e precisa ser seguido à risca. Pois bem. Quando cheguei na propriedade o produtor me perguntou sobre a ureia que ele vinha fornecendo e por sinal estava tudo certo. O que ele fornecia? Colocava para os seus animais a cana picada e para cada 100 kg de cana picada, diluía em 4 litros de água, 1 kg de uma mistura de 9 partes de ureia mais 1 parte de sulfato de amônio, sendo que por 10 dias, fez a adaptação dos animais corretamente, diluindo nestes 4 litros de água, meio kg desta mistura.

Senhores, procedimento perfeito e indicado. O fornecimento de ureia misturado com a cana é exatamente desta forma, respeitando-se um período de adaptação de 10 a 15 dias com 0,5% de ureia (0,5 kg diluído em 4 litros de água e regado em 100 kg de cana fresca picada e bem misturado) e após este período o fornecimento de rotina, quando utiliza 1 kg em 4 litros sobre 100 kg de cana fresca.

Vocês devem estar se perguntando, qual é o fim desta história? O fim desta história foi que o produtor me disse que havia feito exatamente isso com sua silagem de milho, pois achou que a silagem dele estava com baixa proteína, em função de indicação de um profissional. O pensamento até foi bom, pois se a cana tem baixa proteína e colocamos ureia para elevar este teor, podemos fazer isso com a silagem? NÃO, NÃO podemos pessoal. A explicação segue abaixo.

O fornecimento de cana mais ureia segue um princípio muito simples dentro da nutrição de ruminantes. O princípio é o da sincronização entre teores de proteína e energia e, ainda, a velocidade com que isto seja aproveitado e o quanto de tudo isso é ingerido pelo animal.

Vamos por partes: sincronização de proteína e energia é essencial para a vida, pois os microorganismos que estão presentes no rúmen precisam de energia e conteúdo proteico para se reproduzir (fazer novos indivíduos) e ainda se manter vivos. Então seria como nós: conseguimos nos alimentar apenas de proteína? Não precisamos do arroz e feijão? Arroz e carne, farinha e feijão, pão com carne.. em resumo.. energia e proteína. Ao comermos arroz em um dia, e feijão no outro, será que conseguiremos viver bem? Eu creio que não.

Quanto à velocidade com que tudo se aproveita é muito simples de se explicar. Vamos a um exemplo simples. Ao contarmos uma piada hoje, podemos dar risada só amanhã? Fica esquisito não acham? Então, a proteína e energia disponibilizada para os microorganismos devem estar sincronizadas e muito próximas. Ao mesmo tempo em que o microrganismo ruminal ou o indivíduo precisa fazer um tecido corpóreo, ele precisa de energia para fabricar ou montar isto, não é?

Por fim, a quantidade ingerida é a principal. A intoxicação por ureia acontece quando as quantidades são desrespeitadas.

Quando o animal ingere a ureia, dentre outros acontecimentos, pode ocorrer uma intoxicação por ureia que chamamos de alcalose. Ou também, a grande quantidade de ureia ingerida aumenta o pH do rúmen causando a alcalose. Sendo assim, o pH fica alto e não teremos um ambiente favorável para a degradação de alimentos. Consequentemente, outros problemas mais graves quanto ao metabolismo do animal podem levar a morte. Dentre os problemas encontrados antes de morrerem podem ser o tremor, falta de equilíbrio e outros. Para ajudar na intoxicação, pode ser fornecido vinagre para o animal via sonda a fim de tentarmos baixar o pH do rúmen e tudo se normalizar, porém, em alguns casos, o tempo de socorro pode ser o maior rival.

Após essas explicações superficiais, vocês devem estar se perguntando: e o produtor? O que aconteceu com ele após fornecer ureia acrescida na silagem?

Só para lembrá-los, ele adicionou a mesma proporção de ureia que seria colocada na cana, só que colocou na silagem. Em termos de sincronismo de alimentos, a silagem tem a mesma energia que “COMBINA” a cana com a ureia? Não tem. Então falta sincronismo entre energia e proteína, principalmente na velocidade de aproveitamento da energia da silagem com a “proteína” da ureia (nitrogênio não proteico).

Outro ponto fundamental é que a ureia deve ser ingerida em quantidades adequadas. Segundo a literatura, são 30 a 40 gramas de ureia para cada 100 kg de peso vivo por animal por dia, ou seja, um animal de leite de 500 kg, irá ingerir de 150 a 200 gramas de ureia por dia. Há casos em que vacas leiteiras consomem mais que isso, chegando até 300 gramas de ureia dia, com muita adaptação e cuidados especiais. Ao fornecermos a cana mais ureia, o animal ingere quantidades pequenas de cana por dia, por volta de 20 a 25 kg de cana por dia. Sendo assim, ao comerem até 25 kg, não ingerirão mais que 250 gramas de ureia por dia, não correndo o risco de intoxicação.

Para o fechamento de tudo isso, sabe o que aconteceu com as vacas do produtor ao comerem silagem com ureia? A silagem as vacas consomem facilmente 30 a 35 kg de silagem por dia, considerando uma vaca de 500 kg de peso vivo. Então, teve intoxicação? Sim, teve e morreram alguns animais do rebanho dele. Pensem nisso pessoal.

MARCO AURÉLIO FACTORI

Consultor, Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica.

20

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RODRIGO VIEIRA DE JESUS NORTE

IUIÚ - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2022

Bom dia quanto quilos de uréia devo usar em 400 quilos de silagem de capim brs Açu? É melhor disolver na água ou joga em graus?
DILZA DAIBES PEREIRA VARANDAS

CAMBUCI - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/06/2022

Importante matéria....e informação. Gostaria de saber sobre uso da uréia na silagem de capiacu....como obter informação?
STEPHANIE ALVES GONSALES

MARÍLIA - SÃO PAULO

EM 09/06/2022

Bom dia, Dilza! Como vai?

Obrigada por nos acompanhar. Muito pertinente sua dúvida.
O Marco irá produzir um artigo com as informações e em breve estará disponível aqui no MilkPoint.

Continue nos acompanhando e caso eu possa ajudar em algo mais, sigo à disposição.
Abraços.
RICARDO DE SANTANA VIDAL

AMÉLIA RODRIGUES - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 13/08/2021

Olá professor posso adicionar uréia aí sorgo sacarino já que o mesmo possui energia prontamente disponível?
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/08/2021

Ricardo

Se entendi sua pergunta, CUIDADO. O fato de misturarmos ureia na cana, está relacionado sim com a açúcar da cana e também com o teor de FDN E FDA que regula o consumo e as proporções são feitas também sobre estes dados. Para tanto, se houver presença de energia pode ser adicionada mas não sei te dizer a dosagem, ok? Tome muito cuidado com isso. A cana já conhecemos os limites de ingestão e por isso já acrescenta-se a quantidade correta. Veja o consumo deste material e as quantidades de açúcar be como da energia total e digestibilidade, ok? At.te
RICARDO DE SANTANA VIDAL

AMÉLIA RODRIGUES - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 13/08/2021

Olá professor o sorgo sacarino pode ser fornecido com uréia na mesma proporção já que tem anergia prontamente disponível?
RICARDO DE SANTANA VIDAL

AMÉLIA RODRIGUES - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 13/08/2021

Olá professor o sorgo sacarino pode ser fornecido com uréia na mesma proporção já que tem anergia prontamente disponível?
ANDERSON FREISLEBEN

VILA PAVÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/08/2021

Bom dia Professor. Posso adicionar uréia na silagem de capiaçu?
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/08/2021

Bom dia. Em função do consumo e não presença de carboidratos (açúcar) da cana, não recomendo. A ingestão dos materiais cana e capiaçu são diferentes e por isso não devemos acrescentar a ureia em função de possíveis intoxicações. At.te Marco Aurélio Factori
RENATO SILVA

CANOAS - RIO GRANDE DO SUL

EM 09/02/2021

A cidade do sítio é. Nova Santa Rita rs
Não existe na relação dos municípios do Rio grande do Sul
JACSON ASSUNCAO

AÇUCENA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/11/2020

Mas seria possível adicionar uma quantidade pequena 100, 150 gramas por animal na silagem de milho no momento da alimentação, pelo que entendi problema e que pode comer uma quantidade excessiva de uréia.
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/11/2020

Jacson, Sim, poderá ocorrer intoxicação. Mas sobretudo, mesmos se as quantidades de ureia acrescidas forem dentro do permitido mas não intoxicar, você precisa ver se o animal precisa a comer ureia e se na dieta, precisa acrescer esta ureia. Para tanto, ainda acrescento que a ureia não irá se associar muito bem a silagem, fazendo com que os benefícios desta ureia sejam reduzidos. Tome cuidado. Caso precise de assessoria estamos a disposição. Att. Marco Aurélio Factori - factori.com.br
MARCOS74 PUJOL GRAÇA

PIRAJÚ - SÃO PAULO

EM 11/08/2020

Olá, bom dia. Uma simples pergunta: Quanto consegue ganhar um garrote ou novilha de ano (GMD) comendo apenas silagem de capim? Sorgo ou cana com ureia? e qual a quantidade se imagina que possam conhecer por dia?

Agradeço muito, abraços

Marcos
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/08/2020

Prezado Marcos

Quanto a sua pergunta, apenas com silagemd e capim, o ganho estará por volta de 400 a 500 gramas/dia; Sorgo, por volta de 500 a 600 g/dia. Cana com ureia, por volta de 300 a 400 g. Sobre a ultima pergunta não entendi. Se for a quantidade fornecida tudo depende do peso do animal. Estou a disposição. Att. Marco Aurélio Factori - factori.com.br
ALAN MACEDO

EM 04/06/2020

BOA NOITE!!!
POSSO FORNECER CANA COM UREIA NO COCHO PELA MANHA E SILAGEM DE MILHO COM RAÇAO FORMULADA A TARDE ?
MARCO AURÉLIO FACTORI

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/06/2020

Prezado Alan

Pode sim. Somente não esqueça de calcular corretamente a diluição da cana com ureia. No entanto, por se tratar de cana com ureia, você deve entender que as quantidades de cana devem ser limitadas, pois os animais podem comer mais do que podem comer em função da ingestão de silagem. Então pode planejar que os animais comam metade de cana e o resto de silagem por exemplo. Recomendo se atentar com isso. Não esqueça de verificar a formulação da dieta total depois. Qualquer coisa entre em contato conosco. Att. Marco Aurélio Factori
ELIAS DE SOUZA BERTUNES

PARATINGA - BAHIA

EM 21/11/2018

Excelente matéria Professor.
Eu já tive perda de animais com a mistura ureia + cana picada, por deficiência na mistura (reconheço). Salvei alguns aplicando um antidoto injetável.
IGOR QUIRRENBACH CARVALHO

CASTRO - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2018

Parabéns pelo tópico professor. Faltou comentar que o nitrogênio não proteíco na silagem de milho já é elevado. 2/3 da proteína da silagem de milho é NNP. Ou seja, uma vaca comendo 30 kg de silagem vai ingerir facilmente 400 g de NNP por dia apenas da silagem. Quem usa silagem de milho ou de capim não deve usar uréia.
VAGNER ALVES GUIMARÃES

VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2018

Boa tarde professor, é um tema que causa muitas dúvidas e muita insegurança pelos produtores eu usei 0,5% fornecendo 30 kg de silagem de milho e na primeira semana fiz uma adaptação de 75 gramas e na segunda cheguei mais 75 gramas mantive 150 gramas direto o que equivale a 0,5% de ureia, utilizei outras fontes de proteínas para suplementar, sem problemas.
Gostaria de saber se há algum risco, obrigado
LUIZ CARLOS DOS SANTOS

ARAPUTANGA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/11/2018

Eu utilizei ureia na silagem de capim canará por um período e não tive nenhum problema de saúde com os animais. Parei de utilizar por causa da chuva, pois os cochos não são cobertos e aí o risco e maior. A chuva acumula aumentando a concentração de ureia e ai sim pode haver intoxicação.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures