A FrieslandCampina (cooperativa multinacional holandesa de laticínios) publicou um relatório anual de tendências globais importantes para a indústria de alimentos. A empresa elencou três tendências, que chamou de: “Sendo o meu melhor eu”; “Experiências de luxo encantadoras” e “Mindfulness no menu”.
O relatório – que também inclui microtendências, conceitos inovadores de alimentos e insights próprios da empresa – inclui novos segmentos como sopas, molhos e pratos prontos, entrevistas com formadores de opinião e os dados mais recentes do consumidor.
Segundo a FrieslandCampina, o Global Trend Report 2022 traz aos fabricantes e empresas de alimentos dados, percepções e receitas para se posicionarem no mercado com ofertas inovadoras e surpreendentes.
Sendo meu melhor eu
“Tendo visto como a vida pode ser frágil durante a pandemia, os consumidores têm seus ouvidos mais ativamente sintonizados com aquela voz interior que defende escolhas mais saudáveis”, disse a cooperativa holandesa.
Tentar ser a melhor versão de si mesmo e manter os hábitos saudáveis desenvolvidos durante a pandemia está se tornando um impulsionador ainda maior das escolhas do consumidor.
Os consumidores estão procurando fazer escolhas duradouras de estilo de vida de acordo com suas crenças pessoais. Os alimentos que se alinham a este esforço estão em alta. Pode ser um bolo que – além de ter um gosto ótimo – também ajuda a saúde intestinal, ou um queijo com pouco sal em um pão.
Na busca por "ser a melhor versão" de si mesmos, os consumidores veem essas novas versões de alimentos familiares como a forma de, em última instância, fazer mudanças permanentes no estilo de vida.
Experiências de luxo encantadoras
De fast food fantástico a produtos superiores entregues rapidamente, a definição de premium está sendo elevada em vários níveis, de acordo com a FrieslandCampina.
Guloseimas especiais, antes disponíveis apenas ao visitar um restaurante de primeira linha, agora vêm como delivery, kits de comida ou food trucks. As entregas a domicílio, com foco em produtos locais e frescos, estão elevando o padrão em termos de expectativas dos consumidores.
“A indulgência acessível é um caminho a seguir para 2022”, disse a FrieslandCampina. Os consumidores querem combinações para provocar suas papilas gustativas. A indulgência final e a felicidade híbrida são as microtendências nesta categoria no relatório.
Mindfulness no menu
Agora que as sociedades estão se abrindo novamente, compartilhar comida com amigos e familiares é uma forma importante de restabelecer e nutrir o equilíbrio mental após um longo período de ausência forçada.
O relatório afirma que os consumidores desenvolveram uma consciência social mais forte: eles querem cuidar das pessoas ao seu redor, além de nutrir e preservar o planeta. As duas microtendências identificadas nesta categoria são “Bondade abrangente” e “Por amor às sobras”.
“O último ano e meio foi difícil para todos, e não é surpresa que as necessidades e preferências dos consumidores tenham mudado durante esses tempos”, disse Suzanne van den Eshof, chefe global de marketing da FrieslandCampina Professional .
“O consumidor ficou mais atento e criou hábitos e expectativas. O desafio está nas mãos dos fabricantes para facilitar e entender as necessidades recém-descobertas. Organizações que realmente entendem seu público e que são ágeis o suficiente para atender às demandas em mudança constante são aquelas com as quais os clientes se conectam.
O relatório é baseado nos serviços de inteligência da FrieslandCampina, como estudos de mercado e pesquisas globais, bem como em especialistas internos da indústria e em suas próprias pesquisas.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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